A biomedicina estética é uma área da biomedicina que se concentra no uso de procedimentos e técnicas médicas para melhorar a aparência estética e o bem-estar dos pacientes. É uma área em crescimento, que oferece diversas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados e capacitados.
Se você é um profissional da saúde que deseja entender melhor a biomedicina estética e se especializar nessa área, continue acompanhando!
O que é biomedicina estética?
A biomedicina estética é uma área da biomedicina que se concentra no uso de procedimentos e técnicas médicas para melhorar a aparência estética e o bem-estar dos pacientes.
O objetivo da biomedicina estética é promover a beleza e a harmonia facial e corporal, além de abordar questões relacionadas ao envelhecimento, cuidados com a pele, correção de imperfeições e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
LEIA TAMBÉM:
- 
		
Sete vantagens da integração da Biomedicina Estética com a área da Saúde
 - 
		
Terapias Avançadas de Pele: Elevando a Estética a um Novo Patamar
 - 
		
O Futuro da Beleza: A Ascensão dos Tratamentos Estéticos Personalizados
 
O que faz um biomédico esteta?
Os biomédicos estetas são profissionais de saúde formados em Biomedicina que se especializam em procedimentos estéticos e tornam-se qualificados e capacitados para oferecer tratamentos seguros e eficazes para seus pacientes.
Os profissionais devem seguir as normas e protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). A Resolução nº 200/2011 do CFBM exige que os biomédicos estetas tenham conhecimentos sobre:
- 
		
cosmetologia;
 - 
		
intradermoterapia;
 - 
		
peelings mecânicos e químicos;
 - 
		
carboxiterapia;
 - 
		
laserterapia, LED e Luz intensa pulsada;
 - 
		
radiofrequência estética, iontoforese, eletroterapia e ultrassom estético.
 
Os profissionais podem trabalhar em clínicas, spas, ou até mesmo abrir seu próprio negócio e suas principais funções incluem:
- 
		
avaliação e diagnóstico de problemas estéticos;
 - 
		
planejamento e execução de procedimentos estéticos;
 - 
		
orientação aos pacientes sobre cuidados pós-procedimento;
 - 
		
educação em saúde estética.
 
Áreas de atuação da biomedicina estética
Alguns dos procedimentos estéticos mais comuns realizados por biomédicos estetas incluem:
- 
		
Injeções de preenchimento: as injeções de preenchimento são usadas para preencher rugas, linhas de expressão e outras imperfeições.
 - 
		
Toxina botulínica: a toxina botulínica é usada para relaxar os músculos, o que pode ajudar a reduzir as rugas.
 - 
		
Laser: o laser é usado para remover manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento.
 - 
		
Peelings químicos: os peelings químicos são usados para remover a camada superficial da pele, o que pode ajudar a melhorar a textura e o tom da pele.
 - 
		
Tratamentos com luz: os tratamentos com luz são usados para tratar manchas, acne e outros problemas de pele.
 
Qual o salário de um biomédico esteta?
Conforme o site Glassdoor, portal de recrutamento e vagas, o salário médio da categoria de biomédicos estetas no Brasil é de R$ 2.780, podendo chegar a R$ 3.080. Os valores podem mudar dependendo da região. Profissionais mais experientes tendem a receber uma remuneração maior.
O mercado de trabalho para biomédicos estetas é promissor. A demanda por esses profissionais está crescendo, devido ao aumento da população interessada em cuidados estéticos. Portanto, a expectativa é que a profissão seja cada vez mais valorizada.
Especialize-se em Biomedicina Estética na Pós USCS!
Para atuar como biomédico esteta, é necessário ter um diploma de bacharel em biomedicina e uma especialização em biomedicina estética. E a Pós-graduação em Biomedicina Estética é a opção ideal para você que deseja se especializar com qualidade!
No curso você se capacitará para:
- 
		
desenvolver técnicas de estética facial e corporal, utilizando equipamentos de estética avançada e associações com dermocosméticos;
 - 
		
corrigir disfunções dermato-fisiológicas.
 
São 12 meses de duração e 360 horas de conteúdo, sendo 200 horas ao vivo às segundas-feiras, das 14h30 às 22h30, uma vez por mês, e 160 horas presenciais, aos sábados e domingos, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês.
Matricule-se já na especialização em Biomedicina Estética e alavanque sua carreira na área de estética!