Biblioteca: um museu de novidades?

Biblioteca: um museu de novidades?

image

Lá se foi o conceito de que livro é somente algo físico.

Segundo o Dicionário Antonio Houaiss, numa das descrições, livro é:

1. coleção de folhas de papel, impressas ou não, reunidas em cadernos cujos dorsos
são unidos por meio de cola, costura etc., formando um volume que se recobre com
capa resistente.

Iraque: foi lá que surgiu a primeira biblioteca, em Nínive, na Assíria, antigo nome do país, no ano de 668 a.C.

Uma das mais famosas, a Biblioteca de Alexandria, na Grécia, foi a que reuniu um dos maiores acervos e onde se realizavam encontros significativos dos pensadores da época.  Filósofos – homens que pensavam seu tempo – se reuniam no templo maior dos livros e do conhecimento, não só para ler as edições que ali estavam, mas para discutir profundamente as questões da humanidade.  

A biblioteca de Alexandria foi fundada por Ptolomeu, por volta de 280 a.C., e outros projetos mais simplórios, porém, de largo alcance e objetivos sociais continuam sendo implantados em todo o mundo.

No Brasil, por exemplo, o Projeto Mania de Ler, desenvolvido pelo governo do Amazonas, se embrenhou por caminhos de Manaus levando um acervo para populações que têm difícil acesso ao livro.  São três unidades móveis, ou seja, três vans adaptadas como bibliotecas, que somam quase dois mil livros que ficam á disposição da população, em especial das crianças e adolescentes.

Há também acervos digitalizados, disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso à internet. São bancos de documentos, obras, fontes de pesquisa que agregam conhecimento ao pesquisador ou curioso, como o recente site do governo brasileiro, Domínio Público, criado em 2004, e que disponibiliza obras que estão em domínio público para serem baixadas gratuitamente.

Segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), há no Brasil, atualmente, 6.060 bibliotecas públicas espalhadas pelo nosso território.  Sendo no estado do Amapá o menor número por habitante e em São Paulo o maior número por habitante.

No entanto, nós da Universidade São Caetano, contamos com uma das maiores bibliotecas de teses e artigos, com quase 9 milhões de itens disponíveis para serem baixados gratuitamente. Acervos como este democratizam e disseminam o conhecimento. 

É a Biblioteca USCS.  Você já acessou?  Certamente será um diferencial em suas pesquisas e bibliografias. Indique aos amigos, divulgue este acervo que é gratuito.




0800 767 8727 | (11) 2714-5699