Bebidas muito quentes podem levar ao desenvolvimento de câncer de esôfago

Bebidas muito quentes podem levar ao desenvolvimento de câncer de esôfago

image

O consumo de bebidas em temperaturas muito elevadas não é benéfico à saúde, informou a agência especializada em pesquisas de câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a instituição, bebidas em temperatura normal, como café e o mate não possuem o efeito cancerígeno, o mesmo é atribuído apenas a temperatura e não às bebidas.

O estudo realizado foi apresentado pelo diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), Christopher Wild à um comitê de 23 especialistas. "O consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago e é a temperatura, não a bebida em si, que parece ser a causa” disse ele.
A IARC informou que as bebidas que trazem o risco do desenvolvimento da doença são as consumidas em temperatura superior a 65 graus.

Estudos realizados em regiões de países onde comumente as bebidas são ingeridas a pelo menos 70 graus, como China, Irã e Turquia, e no caso do mate na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, demonstraram que o risco de câncer aumenta com a temperatura da bebida, destacou a agência da OMS.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699