Alterações na voz pode indicar doenças

Alterações na voz pode indicar doenças

image

A voz é um de nossos instrumentos mais importantes, já que sem ela não conseguimos fazer a coisa mais básica do dia a dia: se comunicar. Apesar de ter essa importância toda, nós só lembramos de cuidar dela quando estamos roucos ou com algum incomodo em nossa garganta. Porém, você sabia que através da saúde da nossa voz é possível detectar uma série de doenças?
 

Ronquidão, pigarro, dor, dificuldade de engolir, sensação de caroço na garganta são alguns dos indícios que devemos ligar o sinal de alerta. Esses sinais podem indicar doenças como o câncer de laringe.
 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), há cerca de 7,6 mil novos casos de câncer na laringe por ano, no país. Homens fumantes, acima dos 40 anos, são mais propensos a desenvolver a doença. A ingestão de bebida alcóolica e o fator familiar também representam um risco da enfermidade ser desenvolvida no futuro.
 

Além do câncer, alterações da voz podem indicar infecções respiratórias e quadros alérgicos. O uso indevido da voz e até a tensão pré-menstrual (TPM) podem mudar a sua entonação. É preciso manter uma vida mais saudável, não consumindo bebida alcoólica ou fumando, manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água e fazer atividade física.
 

Conheça a pos graduação em voz da USCS: https://bit.ly/2GsmUMR
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699