Alfabetizando: Como Preparar Crianças de 0 a 3 Anos para o Mundo das Palavras?

Alfabetizando: Como Preparar Crianças de 0 a 3 Anos para o Mundo das Palavras?

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A alfabetização é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo das crianças durante a primeiríssima infância. O aprendizado contribui diretamente para o desenvolvimento integral da criança, envolvendo habilidades de leitura, escrita e socialização. Com um conhecimento especializado, é possível desenvolver estratégias assertivas para inserir as crianças no universo do letramento desde cedo.
 
Continue a leitura para conhecer algumas estratégias de alfabetização para crianças.
 
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A importância da alfabetização precoce

Quanto mais cedo a alfabetização e o letramento são introduzidos na vida da criança, melhor será o seu desenvolvimento cognitivo e, para que isso ocorra, é necessário adaptar a linguagem de aprendizagem para que o ensino seja assertivo. Jean Piaget, importante teórico da educação infantil, atentou para o fato de que crianças aprendem pelo lúdico, isto é, aprendem brincando.
 
Portanto, pode-se afirmar que a alfabetização infantil deve contar com estratégias para reter a atenção do público infantil, podendo ocorrer por meio de brincadeiras. Quando realizada do jeito correto, a criança pode até mesmo desenvolver o hábito do estudo desde cedo, fomentando o interesse pelo saber.
 
A alfabetização precoce estimula as habilidades cognitivas, melhorando a concentração e desenvolvimento de novas ideias. A alfabetização nada mais é do que estimular a leitura e a escrita com base no código alfabético, sendo imprescindível pois, quando iniciada desde cedo, se torna responsável por melhorar as habilidades de comunicação infantil.
 
Os primeiros seis anos de vida são os mais importantes na vida de uma criança pois é quando as funções cerebrais começam a se estruturar, deste modo, iniciar o processo de alfabetização na primeiríssima infância acarreta resultados benéficos a longo prazo.
 

Estratégias de alfabetização com brincadeiras

Brincadeiras e jogos são estratégias que podem ser utilizadas no processo de alfabetização pois estimulam a criatividade da criança, bem como podem desenvolver um interesse espontâneo em aprender.
 
Para que a aprendizagem ocorra da melhor maneira possível, é importante ter disposição e paciência com os pequenos para explicar as brincadeiras de forma adequada, promovendo um ambiente seguro onde a criança se sinta à vontade para demonstrar seus interesses ou mesmo tirar dúvidas. Conheça algumas brincadeiras que auxiliam no estímulo do processo de alfabetização:
 
1. Leitura interativa
Por meio da contação de histórias é possível iniciar as crianças no mundo da leitura, as apresentando a um universo de personagens diversos que podem suscitar o interesse do pequeno, desenvolvendo a habilidade de concentração. Além disso, a criança pode se identificar com os personagens literários, fazendo com que se interesse pelo ato da leitura cada vez mais.
 
É comum que durante a leitura para uma criança ela passe a se interessar pelas palavras e suas sonoridades e busque compreender, dentro de suas possibilidades, sua formação e o que significam, deste modo, é indicado o hábito da contação de histórias durante o cotidiano da criança. Além disso, existem diversos livros infantis voltados para crianças na primeiríssima infância que contam com estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis, auxiliando o aguçar de interesse infantil pelos livros.
 
2. Brincadeiras de linguagem
Apresente o alfabeto de maneira lúdica, por meio de imagens, para que a criança consiga o visualizar e o assimilar. Além disso, introduza as vogais e consoantes, explicando fonemas e sílabas e suas devidas sonoridades. É importante que a criança seja introduzida de maneira adequada ao processo de formação da linguagem, isso pode se dar através do uso de palavras que estão em seu cotidiano.
 
3. Ambiente rico em palavras
Ao desenvolver brincadeiras com letras, sílabas e rimas, é possível promover uma introdução a alfabetização adequada para a primeiríssima infância. Por meio da sonoridade, as crianças têm seu interesse despertado, por isso, recomenda-se o estímulo por meio de músicas educativas - através de tais, a criança consegue construir uma consciência fonológica.
 

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