A USCS
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul é uma instituição de ensino superior municipal pluricurricular, com autonomia didático-científica, administrativa, de execução orçamentária e disciplinar.
A Estrutura Acadêmica da Universidade é formada pelos Órgãos da Administração Superior (Reitoria, Conselho Universitário e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).
O Conselho Universitário (CONSUN) tem como atribuição formular o planejamento, as diretrizes e políticas gerais da Universidade. É presidido pelo Reitor, e integrado pelos Pró-reitores, por representantes dos coordenadores de curso, do corpo docente e do corpo discente.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) tem como função superintender e coordenar, em nível superior, as atividades de ensino, de pesquisa e extensão. É presidido pelo Reitor e integrado pelos pró-reitores, por representantes dos coordenadores de curso, do corpo docente e do corpo discente.
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul tem como objetivos:
-
estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, propiciando condições de educação ao homem;
-
formar recursos humanos nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais;
-
estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
-
desenvolver a iniciação científica, incentivar e apoiar o trabalho de pesquisa; promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
-
contribuir, no exercício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para o desenvolvimento harmônico e integrado da comunidade, com vista ao bem-estar social, econômico e político;
-
preservar os valores éticos, morais, cívicos e cristãos, contribuindo para aperfeiçoar a sociedade, na busca do equilíbrio e bem estar do homem; ser uma instituição aberta à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de todas as faculdades intelectuais, físicas e espirituais do homem;
Diretrizes Organizacionais
Missão da USCS:
Contribuir para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, na busca de uma perfeita integração entre o homem e a sociedade, permitindo o engrandecimento de ambos.
Políticas da USCS:
-
Buscar continuamente a qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, transformando a USCS num centro irradiador de cultura e aprimoramento tecnológico.
-
Criar mecanismos de monitoração permanente do ambiente externo, de forma a garantir sempre a atualização de seus programas de ação.
-
Valorizar o aluno como pólo convergente de todas as atividades da USCS.
-
Manter e ampliar a integração com a comunidade nas suas áreas de atuação, zelando pela manutenção de sua boa imagem.
-
Manter, permanentemente, processos administrativos que propiciem a eficácia e a eficiência da instituição.
-
Perseguir a obtenção de recursos que permitam o atingimento dos seus objetivos
-
Aperfeiçoar o processo de comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul tanto em nível externo quanto interno, visando ao aprimoramento e à agilização das tomadas de decisão.
-
Fomentar mecanismos que fortaleçam o clima organizacional e o bem-estar pessoal dos integrantes da instituição.
-
Promover o desenvolvimento sistemático dos recursos humanos da instituição.
Objetivos da USCS
Consolidar-se como:
-
Universidade, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
-
Centro de excelência acadêmica, científica e tecnológica.
-
Pólo irradiador de cultura e cidadania.
-
Provedor de informações para a sociedade.
-
Referencial para formação, atuação e desenvolvimento profissional.
-
Instituição com imagem de reconhecida competência e credibilidade.
-
Núcleo de recrutamento, seleção treinamento e desenvolvimento dos Recursos Humanos de organizações públicas e privadas.
-
Participante efetivo, através de seus integrantes, dos órgãos de administração pública, privada e de representação.
-
Pólo de convergência de recursos aplicados na educação, oriundos da área pública e privada.

