A importância do cochilo para os bebês

A importância do cochilo para os bebês

image

Quando temos um contato mais próximo aos bebês, passamos a observar melhor como funciona a sua rotina. Para as mães de primeira viagem, o desafio é ainda maior, já existe uma demanda muito grande quando o pequeno chega em sua vida. Porém, o que as mães não podem negar é a diferença que um cochilinho faz na rotina familiar.

O sono é parte essencial do nosso dia, com ele nosso cérebro processa melhor as emoções. Dormir é importantíssimo para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e fluído. Você já se observou naqueles dias em que seu sono está desregulado? Como fica o seu humor?

A amídala é o centro emocional do cérebro, é lá que acontece a rotulação das memórias importantes. O seu trabalho se baseia no processo e reiteração das memórias, sejam elas triviais ou marcantes. Depois desse processo, nossas memórias mais importantes poderão ser acessadas no futuro.

O sono contribui para a cristalização da informação emocional, ou seja, a criança consegue lidar e filtrar melhor as emoções. O sono REM está puramente associado as memórias emocionais. Nesse processo de sono há a inexistência do hormônio do estresse, a noradrenalina, com essa folga dessas substâncias o cérebro pode usar o tempo para processar memórias sem pressão.

O cochilo é o sono não-REM, que também contribui diretamente para o processamento das memórias emotivas da criança. Em muitos estudos em que as crianças eram separadas em grupo que cochilaram e que não cochilaram, aquelas que foram privadas deste momento de sono se mostraram mais sensíveis a estímulos.

Os cochilos do bebê são importantíssimos para seu desenvolvimento, sem esse momento o bebê pode desenvolver distúrbios em seu comportamento como ansiedade, irritação e menos habilidade para resolver problemas.

Como organizar as sonecas do bebê?

O indicado é no mínimo uma soneca por dia para o bebê de até dois anos, assim ele vai se sentir mais revitalizado e relaxado. Você poderá também dividir em dois os momentos de sono do bebê: um pela manhã e outro pela tarde.

Dos dois aos três anos, o bebê pode tirar uma soneca por dia, isso já é o suficiente, esse soninho não pode passar de uma hora e deve se manter assim até o pequeno não sentir mais a necessidade deste descanso. O cochilo vai variar de acordo com a idade do bebê, e esse momento precisa ser priorizado.

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699