A fisioterapia como auxílio nos cuidados com o paciente paliativo

A fisioterapia como auxílio nos cuidados com o paciente paliativo

image

Primeiro, é importante entendermos que o cuidado paliativo é uma equipe multidisciplinar que oferece uma assistência a promoção de qualidade de vida de pacientes que tenham sido diagnosticados com doenças que ameacem a vida.
 

E o fisioterapeuta é um dos profissionais que integram a equipe de cuidados paliativos. E o coordenador dos cursos de fisioterapia da USCS, Daniel Alveno nos explicou a importância da fisioterapia no tratamento do paciente paliativo “A fisioterapia em pacientes sob cuidados paliativos é fundamental para garantir a melhora de sintomas como dispneia, dor, delirium, sintomas relacionados à questões hemodinâmicas e principalmente para que o paciente consiga se manter o mais funcional possível. O profissional pode utilizar técnicas de terapia manual, eletroterapia, termoterapia, terapia motora e qualquer recurso que garanta maior autonomia no tempo de vida que lhe resta. Independentemente de serem horas, dias, meses ou até anos” finaliza.
 

Daniel ainda nos explicou com acontece a dinâmica da sessão de fisioterapia com o paciente com esse quadro “ A fisioterapia em cuidados paliativos é ainda pouco conhecida e discutida, os objetivos das terapias não são diferentes de qualquer outro paciente, todos são avaliados do ponto de vista sintomático e funcional, entretanto o profissional que trabalha com cuidados paliativos deve levar em consideração as principais queixas de seus pacientes tentando melhorar ao máximo a qualidade de vida daquele indivíduo” explicou.
 

O professor ainda alertou sobre ligar diretamente o termo paliativo a pacientes em estado terminal “Esse é um erro bastante frequente, achar que cuidados paliativos só devem ser realizados em pacientes em fim de vida. O cuidado fisioterapêutico deve iniciar o mais precocemente possível, no momento do diagnóstico de uma doença crônica, progressiva, incurável e que ameaça a vida. Sempre focando nos sintomas e funcionalidade, o fisioterapeuta que atua com esse tipo de paciente tem um grande desafio de desconstruir a ideia clássica de reabilitação que é aquela em que sempre esperamos que nosso paciente vá melhorar. A humanização, evidentemente é muito importante mas precisamos garantir que tecnicamente o paciente esteja sendo tratado de maneira devida promovendo a ortotanásia evitando dessa maneira a distanásia que é o prolongamento da vida às custas de procedimentos fúteis e dolorosos para os pacientes”.
 

E os benefícios que a fisioterapia traz para o paciente paliativo é importantíssima para a qualidade de vida do mesmo “ Conforme dito anteriormente, além de garantir alívio de sintomas com tratamento não farmacológico minimizando dessa maneira os custos e efeitos colaterais dos medicamentos, a fisioterapia pode melhorar a capacidade funcional desses indivíduos lhes dando mais autonomia, qualidade de vida e principalmente, dignidade até o fim de vida” finaliza, Alveno.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699