A Cannabis auxilia no tratamento de TDAH?

A Cannabis auxilia no tratamento de TDAH?

image

Para pacientes com TDAH (transtorno do deficit de atenção com hiperatividade), medicamentos estimulantes são a forma mais comum de tratamento, mas há um crescente interesse no uso da Cannabis medicinal como alternativa. A seguir, exploraremos o potencial da Cannabis como tratamento para o TDAH, analisando o que é o transtorno, como ela pode ajudar no seu tratamento e quais evidências científicas existem sobre o assunto.
 
O que é o TDAH?
 
Trata-se de um transtorno neuropsiquiátrico que afeta a capacidade de concentração e de controle dos impulsos. Entre os principais sintomas estão a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. O TDAH afeta principalmente crianças, mas também pode persistir na idade adulta. O tratamento com medicamentos estimulantes, como a polêmica Ritalina, é a forma mais comum de tratamento.
 
Leia também:
 
 
 
 
Como a Cannabis ajuda no tratamento de TDAH?
 
Há evidências crescentes de que a Cannabis pode ajudar no tratamento de TDAH. As propriedades da planta podem ajudar a reduzir a hiperatividade e a impulsividade, melhorando a capacidade de concentração e o controle dos impulsos. Alguns estudos também mostraram que a Cannabis pode ajudar a melhorar a qualidade do sono em pacientes com TDAH, o que é especialmente importante, já que muitos desses pacientes têm dificuldades para dormir.
 
Alguns relataram que a Cannabis é uma alternativa mais eficaz e com menos efeitos colaterais em comparação a medicamentos estimulantes, como a Ritalina. A Cannabis também pode ser menos viciante do que esses medicamentos, o que é uma preocupação comum para muitos pacientes e seus familiares.
 
Há comprovação científica para o uso de Cannabis para TDAH?
 
Embora haja evidências crescentes de que a Cannabis pode ajudar no tratamento de TDAH, ainda não há comprovação científica definitiva para o seu uso com esse fim. Muitos dos estudos que foram realizados até agora são observacionais, ou seja, não há grupo de controle e, portanto, não há forma de determinar com certeza se a Cannabis é a causa da melhora nos sintomas do transtorno.
 
No entanto, alguns estudos em animais e estudos observacionais em humanos sugerem que a Cannabis pode ser eficaz no tratamento de TDAH. Mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia e para determinar a dosagem e a forma de administração mais eficaz.
 
Para você que quer desenvolver conhecimento técnico e científico do uso da Canabidiol na medicina e na estética, respeitando todos os efeitos legais aplicados em nosso país, conhecer a legislação, história e sistema mundial e nacional da regulação da cannabis medicinal e muito mais, conheça nosso novo curso em Cannabis Medicinal oferecido pela Pós USCS.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699