13 de maio: Abolição! Cruz e Sousa, o Cisne Negro da poesia brasileira.

13 de maio: Abolição! Cruz e Sousa, o Cisne Negro da poesia brasileira.

image



No dia em que se completam 126 anos do fim da escravidão no Brasil, a USCS homenageia o cisne negro, Cruz e Sousa.



João da Cruz e Sousa nasceu em Florianópolis em 1861. Filho de negros alforriados recebeu uma primorosa educação pelas mãos de seu tutor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa. Falava várias línguas:  francês, latim, grego.  Dedicou-se também ao estudo das chamadas “Ciências Naturais”, como a Matemática e a Biologia.

Embora haja algumas críticas em relação a sua ‘omissão’ em relação à questão da escravidão, há afirmações de que ele tenha militado em combate ao preconceito racial e à escravidão, em especial em seus textos engajados publicados no jornal Tribuna Popular.

Teve quatro filhos em seu casamento com Gavita Gonçalves, todos falecidos prematuramente pelo mau que acometia à época: a Tuberculose, que também levou o poeta aos 37 anos incompletos.

Sua obra, marcadamente simbolista, é uma obra de forte caráter musical, com apelos ao sensualismo – onde vemos presentes o desespero em suas criações relativas à dor, influência de suas leituras do poeta francês Baudelaire.

Fundou jornais, proferiu palestras, esteve sempre presente em campanhas abolicionistas, que aconteciam nas reuniões carnavalescas da sociedade “Diabo a quatro”.

Conheça nossos cursos de Pós-graduação em Sociologia.

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699