Psicologia Junguiana: Qual é o cenário de emprego para psicólogos na área de psicologia analítica?

Psicologia Junguiana: Qual é o cenário de emprego para psicólogos na área de psicologia analítica?

image

A Psicologia Analítica, ou Psicologia Junguiana, é um ramo da psicologia que envolve a ciência de que os pensamentos e comportamentos de uma pessoa decorrem de crenças e percepções conscientes e não conscientes. A psicologia analítica foi fundada pelo Dr. Carl Gustav Jung durante o século XX. Jung foi aluno, amigo e colega do Dr. Sigmund Freud, o “Pai da Psicanálise”.

De acordo com a psicologia analítica, certos arquétipos influenciam o desenvolvimento mental, físico e emocional das espécies (isto é, humanos e animais). Esta forma de psicologia também acredita que uma inconsciência coletiva reside em todas as espécies.

A psicologia analítica também se concentra nas contribuições psicológicas raciais e culturais e na importância de manter um equilíbrio saudável entre dinâmicas contrastantes dentro da personalidade. Resumindo, este ramo da psicologia estuda a relação entre consciência e inconsciência e a mente (processos de pensamento).

O que um psicólogo analítico faz?

Os psicólogos analíticos ajudam os pacientes a avaliar e transformar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos problemáticos através da descoberta de suas motivações inconscientes. Este tipo de terapia pode ser usado para tratar pacientes com uma ampla variedade de problemas de saúde emocional e mental, incluindo distúrbios alimentares, ansiedade e outras condições psiquiátricas.

Uma das funções de um psicólogo analítico é muitas vezes ajudar os pacientes a obterem uma melhor autocompreensão, o que por sua vez pode reduzir problemas, como depressão e abuso de substâncias.

Os psicólogos analíticos podem variar as técnicas que utilizam com base nos problemas, personalidade e interesses do paciente. Eles podem administrar avaliações de personalidade, como o Indicador de Tipo Myers-Briggs, para ajudar os pacientes a desenvolver insights sobre seu comportamento.

Em alguns casos, os psicólogos analíticos podem pedir aos pacientes que discutam os seus sonhos e fantasias para obter uma melhor compreensão dos pensamentos inconscientes que afetam a sua vida.

Quais técnicas o psicólogo junguiano pode passar para os clientes?

Os psicólogos analíticos também podem usar técnicas adicionais dependendo do paciente. Por exemplo, podem instruir os pacientes a manter um diário dos seus sentimentos ou a expressar emoções e criatividade através da arte, música e poesia. Cada técnica é usada para obter uma janela para a mente inconsciente e alcançar um melhor autoconhecimento.

À medida que os pacientes aprendem mais claramente quais forças estão influenciando seus comportamentos e emoções, os psicólogos analíticos os ajudam a desenvolver maneiras de mudar os processos de pensamento negativo.

Como a terapia analítica pode ser um processo demorado, fortemente baseado na psicoterapia, o relacionamento entre o psicólogo e o paciente é fundamental. Como parte de suas responsabilidades, os psicólogos analíticos precisam criar um ambiente onde os pacientes estejam abertos e relaxados para se expressarem.

Criar esse tipo de relacionamento profissional envolve uma série de fatores, como ouvir atentamente, sem julgar e ser empático.

Como o psicólogo analítico pode ajudar pessoas?

O psicólogo analítico visa ajudar os pacientes a descobrir seus próprios mundos inconscientes, desvendando as mensagens decodificadas no material inconsciente - tanto coletivo quanto pessoal. Há até alguma ênfase na análise de práticas religiosas culturais comuns, artes plásticas e folclore - tudo com o objetivo final de integração e individuação da personalidade.

O termo individuação refere-se especificamente ao aumento gradual da autoconsciência, vivenciado pelos pacientes à medida que começam a compreender suas vidas interiores. Esse autoconhecimento é usado para aumentar a produtividade e a felicidade geral. O objetivo da terapia analítica também inclui o amadurecimento da personalidade.

Os psicólogos analíticos também prestam assistência àqueles que se recuperam de doenças crônicas e deficiências, constrangimento, medo, ansiedade, sofrimento psicológico, estresse, raiva/raiva, sentimentos de desesperança e desamparo e doenças mentais. Um dos principais objetivos de um psicólogo analítico é fazer com que os clientes se sintam capacitados para fazer mudanças em suas vidas.

Outro objetivo é ajudar os clientes a lidar com sentimentos e obstáculos não resolvidos, para que possam seguir em frente com suas vidas. Eles também ensinam os clientes a serem mais autoconscientes ao entrar em relacionamentos.

LEIA TAMBÉM:

A diferença entre Psicanálise e Psicologia Analítica

Ansiedade e depressão: como se proteger dessas ameaças invisíveis

Como a Psicologia Analítica pode ajudar você?

Que diploma é necessário para um psicólogo analítico?

Para se tornar um psicólogo analítico, é necessário obter graduação, pelo menos uma especialização. É importante observar que um indivíduo não poderá se autodenominar 'psicólogo' a menos que tenha obtido um doutorado. no campo. Além disso, para poder exercer a profissão de ‘psicólogo’, o indivíduo deve obter uma licença.

Nos níveis de pós-graduação e doutorado, os alunos geralmente aprendem as teorias de Jung e completam os seguintes cursos: ciência analítica, princípios e teorias junguianas, estudos de identidade de gênero, políticas sociais, estudos de orientação cultural, religiões e fé, composição em inglês, desenvolvimento ao longo da vida, métodos de pesquisa, psicologia, sociologia e filosofia.

A Pós USCS oferece um curso completo, relacionando diversas disciplinas com o objetivo de especializar profissionais interessados, disponível na modalidade ao vivo e presencial.

Você pode conhecer a matriz:

Qual é a perspectiva de emprego para psicólogos analíticos?

De acordo com o OMS, Organização Mundial da Saúde, espera-se que as oportunidades de emprego para psicólogos em geral aumentem aproximadamente 6% até o ano 2032. Este aumento será atribuído a um maior interesse em cuidados de saúde mental. Também resultará de uma maior consciência dos pensamentos e comportamentos pessoais e de como eles estão conectados.

Além disso, à medida que mais médicos (ou seja, psiquiatras e clínicos gerais) tratam pacientes que sofrem de sofrimento psicológico e doenças mentais, a necessidade de compreender a relação entre a mente (ou seja, consciência e inconsciência) e o corpo se tornará mais prevalente. Os psicólogos analíticos poderão ajudar esses médicos a compreender essa relação; portanto, os médicos poderão prestar melhor atendimento aos seus pacientes.

Além disso, advogados, tribunais e autoridades policiais também devem utilizar psicólogos analíticos no futuro. Por quê? Porque esses profissionais de saúde mental poderão ajudá-los a compreender como a inconsciência e a consciência afetam os comportamentos. Em outras palavras, os psicólogos analíticos ajudarão outros profissionais a compreender por que as pessoas pensam e se comportam daquela maneira.

A Pós USCS em Psicologia Analítica: abordagem Junguiana

A Pós da USCS em Psicologia Analítica foi planejada para capacitar profissionais numa das teorias mais importantes para a compreensão do inconsciente e da personalidade humana.

Profissionais graduados em Psicologia, Medicina e profissionais da área da Saúde, educadores e demais profissionais da área com curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação podem fazer essa especialização que tem carga horária de 380 horas e duração de 19 meses.

Objetivos desta Pós são:

  • Desenvolver e disseminar o ensino da Psicologia Analítica ou Junguiana.
  • Estabelecer parâmetros para a prática da terapia Junguiana.
  • Auxiliar os profissionais que estão interessados em melhorar suas habilidades clínicas e conhecimentos da Psicologia Analítica.
  • Incentivar a expansão e aprofundamento do conhecimento teórico e prático da Psicologia Analítica.
  • Incentivar a pesquisa científica em Psicologia Analítica.

Se você tem interesse no assunto, aproveite a Pós USCS em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana e faça sua matrícula para ser um profissional capacitado numa das principais abordagens em Psicologia.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699