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e torne-se referência no cuidado vocal clínico, profissional e artístico
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Graduados em Fonoaudiologia, que desejam se aprofundar no campo da voz e buscam:
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À frente da coordenação do nosso Núcleo de Neurociências está a experiente Dra. Renata Ribeiro Marinho, referência na aplicação das neurociências à educação e à saúde.
Com doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Fonoaudiologia Clínica e ampla experiência docente desde 1999, Renata lidera com excelência os programas que integram teoria e prática.
Com ela, seu aprendizado será guiado por quem realmente entende do assunto.

À frente da coordenação do nosso Núcleo de Neurociências está a experiente Dra. Renata Ribeiro Marinho, referência na aplicação das neurociências à educação e à saúde.
Com doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Fonoaudiologia Clínica e ampla experiência docente desde 1999, Renata lidera com excelência os programas que integram teoria e prática.
Com ela, seu aprendizado será guiado por quem realmente entende do assunto.

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A Comunicação humana é dotada de manejos verbais e não verbais que transpõe a ideia do pensar e sentir, e a voz é o artefato que mobiliza o sentido desta comunicação. Estabelecer o melhor comportamento e performance vocal é primordial para saúde que contempla os aspectos de comunicação, que englobam questões neurológicas, musculares e funcionais como a respiração e a fala, implementados pela contribuição de outras funções que emanam das mesmas estruturas como a mastigação, a deglutição e a sucção, com isto a homeostase funcional é obtida englobando todas as fases da vida, da infância a senescência.
A Fonoaudiologia tem áreas e campos de atuação amplos, integrar a comunicação humana aos mecanismos neurofuncionais de forma significativa é essencial para o estabelecimento desta ciência e compreensão da dinâmica e empenho vocal, o que exige um aumento dos conhecimentos teóricos e de novos modelos de intervenção, e, consequentemente, uma maior capacidade de análise e reflexão, sendo necessário criar espaços de reflexão e pesquisa individual. A Fonoaudiologia trabalha a voz, a linguagem, a audição e a motricidade orofacial; tendo uma abrangência de intervenção dentro de cada uma dessas especialidades, explorando prevenção, avaliação e intervenção, como também exames que identificam alterações vocais, auditivas, motoras, cognitivas, e de linguagem, dentre eles o teste da orelhinha e da linguinha em bebês, a audiometria, a seleção de aparelhos auditivos, a definição de consistência alimentar para quem apresenta dificuldade de deglutição com risco pulmonar, a performance do comportamento vocal, o empenho comunicativo de linguagem e de fala , etc.
Desta maneira, considerando esse envolvimento da voz como parte da comunicação humana e seus aspectos na saúde, há nomeadamente a necessidade de interação entre as próprias áreas de especialidades da Fonoaudiologia, bem como a evolução do conhecimento científico na área de espaço para reflexão e pesquisa individual, de desenvolvimento sócio-emocional para o exercício das profissões e de facilitação das relações de parceria com outros profissionais, fatores de base para justificar o estudo, a pesquisa e a atuação nas habilidades da voz.
Pretende-se acima de tudo, com este plano de estudos, tornar o ensino mais participativo e reflexivo, criando capacidades especializadas e diferenciadas para os Fonoaudiólogos no âmbito da intervenção e investigação para uma prática baseada em evidências.
Objetivos do Curso
Proporcionar aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos e desenvolvimento de habilidades clinicas e de desenvolvimento de habilidades na área da voz clínica, fonooncologia e profissional falada e cantada
A quem se destina: graduados em Fonoaudiologia.
A Comunicação humana é dotada de manejos verbais e não verbais que transpõe a ideia do pensar e sentir, e a voz é o artefato que mobiliza o sentido desta comunicação. Estabelecer o melhor comportamento e performance vocal é primordial para saúde que contempla os aspectos de comunicação, que englobam questões neurológicas, musculares e funcionais como a respiração e a fala, implementados pela contribuição de outras funções que emanam das mesmas estruturas como a mastigação, a deglutição e a sucção, com isto a homeostase funcional é obtida englobando todas as fases da vida, da infância a senescência.
A Fonoaudiologia tem áreas e campos de atuação amplos, integrar a comunicação humana aos mecanismos neurofuncionais de forma significativa é essencial para o estabelecimento desta ciência e compreensão da dinâmica e empenho vocal, o que exige um aumento dos conhecimentos teóricos e de novos modelos de intervenção, e, consequentemente, uma maior capacidade de análise e reflexão, sendo necessário criar espaços de reflexão e pesquisa individual. A Fonoaudiologia trabalha a voz, a linguagem, a audição e a motricidade orofacial; tendo uma abrangência de intervenção dentro de cada uma dessas especialidades, explorando prevenção, avaliação e intervenção, como também exames que identificam alterações vocais, auditivas, motoras, cognitivas, e de linguagem, dentre eles o teste da orelhinha e da linguinha em bebês, a audiometria, a seleção de aparelhos auditivos, a definição de consistência alimentar para quem apresenta dificuldade de deglutição com risco pulmonar, a performance do comportamento vocal, o empenho comunicativo de linguagem e de fala , etc.
Desta maneira, considerando esse envolvimento da voz como parte da comunicação humana e seus aspectos na saúde, há nomeadamente a necessidade de interação entre as próprias áreas de especialidades da Fonoaudiologia, bem como a evolução do conhecimento científico na área de espaço para reflexão e pesquisa individual, de desenvolvimento sócio-emocional para o exercício das profissões e de facilitação das relações de parceria com outros profissionais, fatores de base para justificar o estudo, a pesquisa e a atuação nas habilidades da voz.
Pretende-se acima de tudo, com este plano de estudos, tornar o ensino mais participativo e reflexivo, criando capacidades especializadas e diferenciadas para os Fonoaudiólogos no âmbito da intervenção e investigação para uma prática baseada em evidências.
Objetivos do Curso
Proporcionar aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos e desenvolvimento de habilidades clinicas e de desenvolvimento de habilidades na área da voz clínica, fonooncologia e profissional falada e cantada
A quem se destina: graduados em Fonoaudiologia.
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Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.
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Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.
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