Sistema Cantareira: O que é?

Sistema Cantareira: O que é?

image

Sistema Cantareira
Considerados um dos maiores do mundo, é um sistema hídrico gerenciado pela SABESP, em São Paulo, para abastecer alguns milhões de pessoas, aproximadamente 8 milhões de consumidores.

O sistema começa a ser construído na década de 1960, devido à prospecção de crescimento da cidade de São Paulo e de seu entorno.

O sistema conta com uma série de represas e se localiza geograficamente na zona norte do estado de São Paulo, e compõe o sistema as Bacias de Atibainha, Cachoeira, Jacareí, Jaguari e Juquery.

Além de oito cidades paulistanas, o sistema inclui quatro cidades de Minas Gerais:  Extrema, Sapucaí-mirim, Camanducaia e Itapeva, e sua área é de 2.279,5 km².

Impacto ao meio ambiente:
Para tentar reduzir os impactos ambientais, a SABESP mantém um viveiro de mudas de espécies nativas, como modo de repor no ecossistema as espécies que possam, além da reposição das matas ciliares, contribuir para a diversidade ambiental e conservação das bacias.

O que são matas ciliares:
É a vegetação ribeirinha, ou seja, que fica às margens dos rios e que compõem um sistema ecológico que tem como principal função proteger as margens dos rios de assoreamentos. 

Ação do homem:
Infelizmente o homem tem se apropriado destes espaços de preservação, invadido áreas delimitadas para que se preserve o meio ambiente e danificado profundamente as margens, pois justamente nestes locais não há saneamento e, além de destruírem as matas ciliares, acabam por poluir os rios, num crescimento desordenado.

Água, a maior riqueza do planeta:
A relação entre água e vida é direta e imprescindível. Como todo o processo da vida é cíclico e interligado, podemos afirmar que sem água não há vida. Por isso, qualquer ação humana que interfira negativamente na produção, preservação dos nossos recursos hídricos pode significar um passo em direção à extinção de todas as espécies.

Estiagem:
Chamamos de estiagem o fenômeno climático de períodos prolongados sem chuva.

Passe pela página de nosso curso de MBA em Meio Ambiente e Sustentabilidade.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699