São Caetano do Sul inaugura CIEDI em parceria com a USCS para atendimento em doenças infecciosas

São Caetano do Sul inaugura CIEDI em parceria com a USCS para atendimento em doenças infecciosas

image


Na segunda-feira (19), a Prefeitura de São Caetano do Sul, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), inaugurou o Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas Helena Franco Munhoz (CIEDI), instalado no prédio que seria destinado, anteriormente, à UBS-Escola.
 
Com um investimento de R$ 6,2 milhões, partido da USCS, o Centro visa substituir o Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), atuando no atendimento a pacientes com doenças infectocontagiosas, além de se responsabilizar pelo monitoramento e análise de dados. O CIEDI mantém expectativa de realizar cerca de 1.400 atendimentos por mês.
 
Continue a leitura para saber mais sobre os serviços prestados pelo CIEDI.
 

O que é o CIEDI? Saiba qual sua importância para São Caetano do Sul

O CIEDI compreende um espaço inovador, que reúne três importantes serviços de saúde, sendo eles o Serviço de Atenção Especializada (SAE), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da Inteligência Epidemiológica, em atuação conjunta com o Centro Integrado de Vigilância em Saúde (CIVISA). Este espaço irá receber pacientes com doenças infectocontagiosas, como por exemplo o HIV/AIDS, hepatites virais (B e C), tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), contando com consultórios médicos, sala de vacinação, triagem, coleta de exames e esterilização.
 
Este Centro, além de oferecer serviços como testagem rápida, distribuição de preservativos e realizar o acompanhamento de pacientes crônicos, também se responsabilizará pela inteligência epidemiológica, prestando atendimentos especializados nas áreas de Infectologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social.
 
Assim, ao integrar o caráter assistencial, junto da prevenção e do serviço de inteligência epidemiológica em um único ambiente, o CIEDI assume, também, o compromisso de entregar melhores condições de trabalho proporcionais, aumentando a oferta de empregos para os munícipes de São Caetano do Sul.
 
 

O envolvimento da USCS no projeto

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul investiu R$ 6,2 milhões no projeto do Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas, com o objetivo de investir tanto na parte educacional, quanto de contribuir para com a cidade e a vida da comunidade de São Caetano do Sul.
 
Com um envolvimento comunitário e uma longa parceria entre Universidade e Prefeitura de São Caetano do Sul, a USCS reforça seu esforço coletivo e o comprometimento com um cuidado cada vez mais humanizado, moderno e eficiente, como aponta o reitor da Universidade, Leandro Prearo:
“Este é um marco que simboliza a união da universidade com a saúde pública. Lançamos mão da inteligência para antecipar surtos e programar ações preventivas com base em evidências, tendo como pilar a integração acadêmica.” 
Os estudantes da USCS serão grandes beneficiados de tal projeto, pois o CIEDI irá funcionar como campo de estágio para os alunos, tanto na área da saúde, quanto na área da tecnologia e comunicação social, proporcionando uma vivência prática multiprofissional ao contribuir para a formação integral de profissionais mais preparados, alinhando seus princípios aos do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Saiba quais são os serviços de saúde oferecidos à população no novo centro

O espaço tem como principal foco o atendimento especializado nas áreas de Infectologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social, sendo uma readaptação do CEPADI no prédio onde seria a UBS-Escola, entregue em 2024. Este Centro visa atender uma camada da população que necessita de uma série de cuidados que não são facilmente acessíveis, como pontuou o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella (PL).
 
Com quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas destinadas à vacinação, triagem, coleta de exames, farmácia e esterilização, o CIEDI tem a expectativa de receber cerca de 1.400 atendimentos mensais, divididos entre consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos.
 
Já para o diagnóstico e tratamento de pacientes, o espaço irá realizar testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), além de disponibilizar autotestes de HIV, preservativos, lubrificantes e materiais educativos, realizando, também, campanhas e ações educativas.
 
Além disso, o CIEDI também irá contar com recursos avançados de tecnologia para fortalecer a vigilância em saúde, tais como backups diários dos sistemas de informação, acesso em tempo real aos dados da rede municipal de Saúde, integração de dados por meio de um sistema de data lake e a descentralização do sistema de notificação de doenças, para que haja maior agilidade no acompanhamento de casos.
 
Localizado na Rua Pernambuco, nº 76 - São Caetano do Sul, o CIEDI já está aberto ao público, onde funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entretanto, as coletas, excepcionalmente, serão realizadas a partir das 7h.
 

Conheça a USCS

A USCS, diminutivo para Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é uma instituição de ensino superior que atende tanto a cidade de São Caetano do Sul, onde iniciou sua trajetória educacional, quanto o restante do Brasil, com campus dispostos pelas maiores cidades do país, tendo como principal objetivo levar um ensino de qualidade para o país inteiro.
 
Fundada em 1º de agosto de 1968, sob o nome institucional de “Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais”, a USCS conta, atualmente, com sete polos com infraestrutura moderna e uma oferta ampla de cursos superiores, desde graduações, pós-graduações e MBAs, até cursos de extensão e cursos livres em diversas áreas do saber, sendo, principalmente, referência nas áreas da saúde e da estética.
 
Nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu e MBA, a universidade totaliza mais de 250 especializações, abrangendo todas as modalidades de ensino, sendo elas presencial, semipresencial, à distância (EAD) e online/ao vivo, além de ser responsável pela formação de mais de 23 mil profissionais ao longo dos anos, promovendo, também, o engajamento da comunidade mediante clínicas-escola e centros de serviço nas áreas de saúde, direito e psicologia.
 
(11) 2714-5699