Quais hormônios são liberados no exercício físico?

Quais hormônios são liberados no exercício físico?

image

Durante o treino, nosso corpo sofre uma série de transformações que vão além de nossa aparência física. A liberação de hormônios é um dos efeitos do exercício físico, e isso provoca impacto direto em nossa saúde fisiológica e psicológica. Durante a atividade física, nosso organismo começa a trabalhar em conjunto, por meio dos hormônios e da força física e mental, para que possamos realizar o treino.
 

A prática constante de atividade física é responsável por causar inúmeros benefícios em nossa vida, como a melhora do bem-estar, do humor, da memória e da concentração. Pessoas que sofrem de estresse também podem fazer da atividade física sua grande aliada.

VEJA TAMBÉM:

Fazer atividade física sem orientação profissional pode ser muito perigoso

Lei mudou para sempre o trabalho do profissional de Educação Física da Paraíba

A musculação e o controle da diabetes em pessoas obesas

O que é treino HIIT?

Hormônios liberados pelo exercício físico
 

•    O hormônio do crescimento (GH) é responsável pela queima de gordura. Além disso, é um agente anabólico importantíssimo. Sua liberação acontece em maior quantidade durante atividades mais intensas.
•    A endorfina é o hormônio responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e relaxamento.
•    As catecolaminas são responsáveis pelo aumento da taxa metabólica, liberando glicose e ácidos graxos no sangue. A adrenalina liberada durante o exercício físico está na medida certa para dar ao corpo a preparação necessária para aguentar a intensidade da atividade física.

 

Exemplos de atividades que provocam melhora física e mental
 

•    Natação
•    Corrida
•    Ioga
•    Dança
•    Alongamento

 

O treino precisa ser prescrito e acompanhado por um profissional de educação física, não só para garantir a conquista dos resultados desejados, mas também para que os exercícios sejam feitos de maneira correta.
Para os profissionais da área, é preciso empenho para a realização de um bom trabalho. Para isso, fazer um curso de Pós-Graduação pode ser uma saída para lidar com os grandes desafios do mercado de trabalho. Conheça a nossa Pós-Graduação em Personal Training: Metodologia da Preparação Física Personalizada: https://bit.ly/2IqpLbg


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699