Primeira vacina contra o ebola

Primeira vacina contra o ebola

image

O primeiro carregamento da vacina experimental para o ebola produzida pela farmacêutica GlaxoSmithKline foi enviado à África Ocidental e deve chegar à Libéria no final desta sexta-feira (23), informou a empresa britânica.

 Na quinta-feira (22), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto de ebola na África Ocidental, o pior já registrado, parece estar regredindo, mas alertou contra o relaxamento. A epidemia causou 21.724 casos em nove países desde que começou na Guiné há um ano, e cerca de 8.641 pessoas morreram.

A remessa inicial de 300 ampolas de vacina da GSK será a primeira a chegar a um dos três países africanos mais afetados pela doença, afirmou a farmacêutica em comunicado.

Será usada nos primeiros testes de grande escala da vacina nas próximas semanas, os agentes de saúde que ajudam a cuidar de pacientes do ebola estarão entre os primeiros a recebê-la.

 Os pesquisadores esperam inscrever até 30 mil pessoas na fase de testes durante as próximas semanas, um terço dos quais devem receber a vacina da GSK.

O medicamento, co-desenvolvido pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e pela Okairos, está sendo usado atualmente em testes de segurança de fase 1 na Grã-Bretanha, nos EUA, na Suíça e no Mali, com aproximadamente 200 voluntários.   

 A vacina usa um tipo de vírus congelado de chimpanzé para fornecer material genético seguro da cepa de ebola do Zaire, responsável pela nova epidemia no oeste africano. 

Pesquisas revelam que a vacina é segura para humanos, incluindo a população da região africana mais atingida, e em uma variedade de dosagens, informou a GSK, que já escolheu a dose mais apropriada para o teste na Libéria.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699