
A alfabetização é fundamental para a entrada do indivíduo no universo do conhecimento e para o pleno exercício de sua cidadania mas, ao se tratar do Maranhão, os desafios socioeconômicos e geográficos exigem abordagens específicas. Entretanto, com o passar dos anos, o estado tem investido mais em educação e em abordagens pedagógicas inovadoras e esse aumento reflete o compromisso do estado com uma educação pública de qualidade que respeite as diversidades regionais.
Para garantir o direito à leitura e à escrita a todas as crianças nesses contextos, é fundamental que os profissionais da educação implementem práticas pedagógicas que considerem as particularidades locais, promovendo um ensino mais eficiente.
Continue a leitura para conhecer mais sobre a alfabetização infantil e sua prática no Maranhão.
Os principais desafios enfrentados na alfabetização de crianças no Maranhão
Mesmo com grandes investimentos no setor, o Maranhão ainda enfrenta muitos desafios na educação básica e alfabetização infância, em especial relacionados a evasão escolar e defasagem do ensino, que decorrem de desigualdades socioeconômicas e da falta de acesso a uma educação de qualidade. Muitas regiões do estado enfrentam limitações de infraestrutura, com falta de recursos didáticos adequados, o que impacta de forma direta no processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, a falta de formação continuada para professores alfabetizadores também surge enquanto uma problemática no estado pois profissionais da educação precisam de capacitação e atualização constante para lidar com os desafios da sala de aula, precisando de suporte pedagógico constante, seja por meio de novas metodologias ou ferramentas para os auxiliarem a lidar com a diversidade de ritmos de aprendizagem das crianças.
Algumas práticas pedagógicas inovadoras que já estão sendo aplicadas na alfabetização infantil
Em resposta aos desafios da alfabetização infantil no Maranhão, o estado tem buscado implementar práticas pedagógicas inovadoras, onde uma das frentes de atuação é a produção e distribuição de materiais didáticos complementares, que estejam alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular do Território Maranhense, responsável por incorporar textos de autores locais e abordagens lúdicas e contextualizadas, visando aproximar as crianças da leitura e escrita a partir de suas vivências e identidade cultural.
Dentre os projetos inovadores desenvolvidos destaca-se o “Trilhos da Alfabetização”, lançado em maio de 2023, em 24 municípios do Maranhão, contendo dez jogos educativos para torar o processo de alfabetização em sala de aula mais divertidos e didáticos, abordando elementos da cultura local e da fauna da Amazônia. Esse projeto busca beneficiar aproximadamente 80 mil alunos de escolas da rede pública, em especial da capital maranhense, Estrada de Ferro Carajás (EFC), Santa Inês e Açailândia.
Além disso, a busca por estratégias para promover a articulação entre escola, família e comunidade é de extrema relevância para o contexto da alfabetização no Maranhão. Portanto, ações que visam incentivar a participação ativa dos pais no processo de alfabetização e, também, aquelas voltadas para a divulgação e valorização cultural, conseguem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente mais favorável à aprendizagem, fortalecendo o vínculo da criança com a leitura e a escrita.
Os impactos das práticas pedagógicas nas escolas e no desempenho das crianças
As práticas pedagógicas implementadas no Maranhão, advindas de políticas e ações públicas, já demonstram resultados na melhoria dos índices de alfabetização, com 56% das crianças das redes públicas alfabetizadas, segundo levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2023, atingindo um avanço significativo ao superar metas estabelecidas em programas nacionais.
A distribuição de material didático contextualizado e a formação continuada dos professores também contribui de forma relevante na qualificação do trabalho em sala de aula, tornando o processo de alfabetização infantil mais eficaz; e, embora conte com situações desafiadoras, em especial na garantia da equidade e na superação das defasagens de ensino, os resultados e projeções apresentadas por pesquisas, junto do investimento em práticas pedagógicas inovadoras e da capacitação contínua de docentes, demonstram um caminho efetivo para a transformação da realidade da alfabetização de crianças no Maranhão.
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