• Home
  • MBA
  • Pós-Graduação em MBA em Gestão Estratégica de Compras

MBA em Gestão Estratégica de Compras


Pós-graduação em MBA em Gestão Estratégica de Compras

Cidade:

SAO CAETANO DO SUL

Rua Manoel Coelho, 600 – 6º Andar - .
17/08/2021 - (data prevista para início do curso)
Aulas às terças e quintas-feiras, das 19h20 às 22h40.
Ver investimento
INSCREVA-SE
Cidade:

SAO PAULO

Campus São Paulo - Rua Treze de Maio, 681 - Bela Vista
04/09/2021 - (data prevista para início do curso)
Aulas aos sábados, em encontros quinzenais, das 8h às 17h30.
Ver investimento
INSCREVA-SE

Informações gerais

Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO

Carga horária: 480 horas.

Dias e horários: terças e quintas, das 19h20 às 22h40

Investimento mensal: R$ 560,00

Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.

Associados do CBEC têm 20% de desconto, desde que estejam com a filiação em dia.

O MBA em Gestão Estratégica de Compras se constitui numa proposta de construção de competências focalizada na compreensão estruturada da relação entre negócios, contextos de operação e mercados, priorizando uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O currículo proposto conduz ao desenvolvimento de um perfil de gestor dotado de uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O curso foca no desenvolvimento de um perfil de gestor dotado das capacidades demandadas no aperfeiçoamento do desempenho de organizações e no desenvolvimento de habilidades de diagnóstico e solução e, em especial, a competências vinculadas a comportamento crítico e ativo de estratégias e práticas de compras.

O curso é realizado em parceria com o CBEC - Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras.


Objetivos do curso

Desenvolver e ampliar a capacidade técnica do profissional de compras, bem como oferecer uma visão moderna dos novos rumos e tendências da gestão de compras, suprimentos e produtos, através de conceitos, abordagens e processos decisórios direcionados a oferecer uma postura gerencial estratégica.

Capacitação Gerencial: entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à relação entre negócios e mercados, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de operação e gestão de compras e compreensão de contextos mercadológicos e postura crítica e iniciativa em relação a propostas, planejamento, estratégias, planos de ação e controle de programas e práticas de compras;

Aperfeiçoamento Profissional: entendimento estruturado e conceitual de processos de gestão, perspectiva analítica de dados e informações, como base para análise e decisões e visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão sobre movimentos de organizações, negócios e indivíduos;

Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e empresas, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal (networking) pela troca de experiências e trabalho compartilhado com outros profissionais em desenvolvimento;

Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações, em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação em negócios diretamente relacionados à percepção, comportamento e ação de consumidores finais, potencializando, para as empresas, aperfeiçoamento de suas intervenções e seu processo de aprendizagem, ao longo do tempo;

Progresso Social: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos, como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.


A quem se destina

O programa e a gestão do MBA em Gestão Estratégica de Compras da USCS são dirigidos aos profissionais de compras com curso superior completo, profissionais que demandem conhecimento sobre gestão estratégica de compras e profissionais que já ocupam cargo de liderança em gestão de compras (ou tenham perspectivas de ocupar no curto/médio prazo).

Metodologia

O processo de ensino-aprendizado do MBA em Gestão Estratégica de Compras compreende os seguintes recursos:

Aulas expositivas para fundamentação teórica, com debate sobre os conceitos e discussão de exemplos; Apresentação e discussão de casos brasileiros e internacionais de reconhecido sucesso; Realização de exercícios em sala de aula para fixação de conceitos; Método do caso, aplicados em grupos ou individualmente; Desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com defesa em banca pública.

Sistema de avaliação

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

No Trabalho de Conclusão de Curso; Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez; Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

Corpo docente

O corpo docente responsável pelas disciplinas do MBA em Gestão Estratégica de Compras é constituído por professores com significativa experiência profissional e acadêmica nas áreas concernentes às disciplinas lecionadas. Entre os docentes temos professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e especialistas convidados com notório saber.

Programa

O curso tem a duração de 480 horas divididas em 360 horas de aula e 120 horas destinadas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Considerando todas as atividades, podemos estimar um prazo máximo de 18 meses para conclusão do programa que termina com a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso.

Matriz curricular

  • Análise de cenários econômicos - 20h
  • Gestão estratégica de negócios - 20h
  • Negociação e técnicas de comunicação - 20h
  • Administração financeira - 20h
  • Estratégias em gestão de pessoas - 20h
  • Estratégias de marketing - 20h
  • Ética, Governança e Compliance - 20h
  • Gerenciamento de projetos - 20h
  • Metodologia científica - 20h
  • Gestão de fornecedores - 20h
  • Strategic sourcing - 20h
  • Spend & Process Analysis - 20h
  • Gestão de aquisições e contratações - 20h
  • Gestão de suprimentos e estoque - 20h
  • Gestão de serviços e infraestrutura em compras - 20h
  • Logística ambiental - 20h
  • Planejamento estratégico aplicado à gestão de compras - 20h
  • Gestão de compras internacionais - 20h

Local e horário

As aulas são ministradas nas terças e quintas-feira, das 19h20 às 22h40, nas instalações do Campus Pós-Graduação, localizado à Rua Manoel Coelho, 600 - 6o. andar - Centro - São Caetano do Sul

Durante o período em que persistir o isolamento social em razão da pandemia de COVID-19, nossas aulas serão ministradas de forma síncrona com o apoio da tecnologia (por meio da plataforma Webex).

Investimento por participante*

Opção 1) R$ 13.440,00 à vista.

Opção 2) Dividido em 6 (seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 2.240,00 (cada).

Opção 3) Dividido em 12 (doze) parcelas consecutivas no valor R$ 1.120,00 (cada).

Opção 4) Dividido em 24 (vinte e seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 560,00 (cada).

*Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.

Associados do CBEC têm 20% de desconto, desde que estejam com a filiação em dia.

Processo seletivo

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Entrevista com a Coordenação de Curso;

3. Entrega da seguinte documentação:

a) histórico escolar de curso de graduação ou demais cursos superiores;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida, na forma estabelecida no parágrafo 2º do artigo 3º;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF;

e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;

f) curriculum vitae resumido.