Pós-graduação em Gestão Municipal
A Administração Pública brasileira vem há anos sendo alvo de muitas críticas dos mais diversos segmentos da sociedade. Grande parte delas vincula-se à ineficiência e baixa qualidade dos serviços prestados, à lentidão no atendimento à população, à má gestão dos recursos públicos, entre outras. De fato, as rápidas mudanças que vêm ocorrendo no país e no mundo globalizado, onde a informação flui de maneira mais democrática e rápida, onde a competição nos mais diversos mercados tem forçado as empresas a se modernizarem e a melhorarem a qualidade de seus produtos e serviços, em face do crescimento das exigências dos consumidores e cidadãos, contribuem para a ineficiência da Administração Pública brasileira. Dentre tantos fatores que para isso contribuem, um deles é a baixa qualificação do servidor público, tanto o gestor como o executor. Para reversão do quadro apresentado, existe a necessidade de qualificação e preparo dos profissionais servidores públicos, entre outras medidas.
A gestão municipal em nosso País, não diverge desta situação, demandando porém uma formação específica e multidisciplinar.
O presente curso pretende auxiliar a formação do maior número de profissionais nesta área, dos quais nosso País ainda é imensamente necessitado.
Objetivo Geral
Qualificar os profissionais que atuam na esfera municipal da administração pública brasileira para atenderem, com qualidade e visão estratégica, às necessidades profissionais do Estado brasileiro em seus vários níveis e poderes e da sociedade, bem como preparar profissionais que pretendem ingressar na carreira pública neste campo de conhecimento.
Objetivos Específicos
Compreender as novas tendências e transformações da Gestão Pública;
Compreender a lógica dos instrumentos dos processos de planejamento e orçamento governamental;
Compreender a lógica da gestão orçamentária, financeira e patrimonial na esfera pública, para atuar e intervir estrategicamente;
Prover os participantes de uma visão abrangente e atualizada da administração pública brasileira e mundial, e do processo de mudanças pelo qual vem passando nas últimas décadas.
Formar especialistas em áreas estratégicas para o setor público municipal.
Desenvolver competências necessárias à atuação do servidor público em cargos de direção e assessoramento superior.
Preparar os candidatos ao ingresso nas carreiras públicas.
A quem se destina: Portadores de diplomas de graduação, emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC, Servidores públicos municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, e aspirantes à carreira pública municipal.
Carga horária: 360h
Período do curso: 12 meses de duração.
Matriz curricular
- Administração Pública Gerencial
- Gestão de Políticas Públicas
- Contabilidade Pública
- Licitação, Contratos e Convênios
- Lei De Fiscal Responsável e Lei De Acesso à Informação
- Direito Administrativo Municipal
- Plano Diretor e Gestão Urbana
- Gestão Municipal
- Economia do Setor Público
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.