Pós-graduação em Enfermagem Forense
A Enfermagem Forense é uma área que presta serviços de cuidados de saúde as vítimas de violência, bem como, oferece suporte técnico na preservação de provas para investigação de crimes e coletas de materiais biológicos das vítimas e perpetradores. Colabora com a justiça realizando testemunho pericial na investigação de crimes e disponibiliza consultoria enfermagem, caso haja necessidade na apuração de fatores relacionados a saúde. Oferece ainda, serviços de planejamento e estratégias de reintegração de agressores e/ou pacientes psiquiátricos às famílias, para que estes tenham um convívio seguro.
Os estudos na área da enfermagem forense, partiram da necessidade de profissionais enfermeiros, capacitados para atendimento as vítimas de violência, visto que, a equipe de enfermagem, na maioria das vezes, tem o primeiro contato com o paciente que sofreu violência. Destaca-se ainda, que, além dos cuidados imediatos prestados as vítimas, o trabalho do enfermeiro forense é de extrema importância na detecção precoce e prevenção de violências, em especial em vítimas vulneráveis, como crianças e idosos.
A enfermagem forense no Brasil tem grande relevância, pois devido ao alto índice de violência presente no país, necessita-se de profissionais, com boa formação e preparados para o atendimento à população.
Objetivos do Curso
Especializar os profissionais de enfermagem no atendimento e prestação de cuidados às vítimas de violência de todo tipo de natureza: física, sexual, moral, psicológica, entre outras. Ainda, realizar investigação e coleta de materiais biológicos das vítimas e agressores, bem como, oferecer testemunho pericial e consultoria de enfermagem sobre cuidados de saúde em cooperação com a área jurídica, nos processos que necessitem do conhecimento em enfermagem forense.
A quem se destina: Profissionais graduados em enfermagem
Carga Horária: 380 horas
Período do curso: 12 meses de duração.
Matriz Curricular
- Infecção Relacionada à Assistência e Vigilância Epidemiológica Hospitalar
- Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares
- Sistematização de Assistência de Enfermagem
- Suporte Básico de Vida e Socorro de Emergência
- Atividades de Perícias Judiciais no Âmbito da Enfermagem
- Atribuições da enfermagem forense
- Avaliação Forense Adulto, Criança e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual.
- Legislação e Estudos sobre Investigação
- Saúde baseada em evidências
- Métodos de Identificação Humana e ambiental
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.