Pós-graduação em Enfermagem em Infectologia
O estudo das doenças infecciosas é realizado desde a antiguidade até os dias atuais, e este é de extrema relevância, tendo em vista que a falta de controle de processos infecciosos pode gerar episódios pandêmicos e estes possuem potencial devastador para a humanidade. Estes estudos não foram e não são em vão, uma vez que doenças já foram erradicas por meio da vacinação em diversos países, e como exemplo podemos citar a varíola, que foi erradicada mundialmente.
A atuação do enfermeiro especialista em infectologia é de suma importância para a sociedade, uma vez que possui maior embasamento cientifico para o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, no âmbito da atenção primária, através dos protocolos disponíveis, e até mesmo para o gerenciamento de salas de vacinação e do núcleo de controle de infecção hospitalar, além de várias outras demandas e possibilidades.
É fato que nunca se discutiu tanto sobre a segurança do paciente e a qualidade da assistência como nestes últimos tempos, e para tal, é também de fundamental importância a prevenção de infecção relacionada a assistência à saúde, como por exemplo, através da prática da higienização das mãos, do controle de microrganismos multirresistentes, e até mesmo da prevenção da pneumonia associada a ventilação mecânica, da infecção primária de corrente sanguínea e da infecção relacionada ao uso de cateteres vesicais de demora. A prevenção das IRAS promove, além de qualidade e segurança, redução de custos e diminuição do tempo de internação e da taxa de mortalidade.
Objetivos do Curso
Desenvolver enfermeiros especialistas em infectologia, de modo a atuar em todos os níveis de complexidade e conforme as políticas públicas em vigência, promovendo o raciocínio clinico e a pesquisa cientifica, com capacidade de gerenciar os processos assistenciais no que tange as doenças infecciosa, de forma a contribuir para a sociedade na promoção a saúde, prevenção de agravos, proteção e recuperação.
A quem se destina: Profissionais graduados em enfermagem que tenham interesse em aprender sistematização de enfermagem no controle de doenças infeciosas, bem como as determinações do Ministério da Saúde para esta finalidade, de modo a conhecer as principais condições patológicas neste contexto.
Carga Horária: 380 horas
Período do curso: 12 meses de duração.
Matriz Curricular
- Políticas Públicas de Saúde
- Tecnologia em Saúde
- Vigilância em Saúde
- Conhecimento sobre microbiologia e patologia
- Gestão de Pessoas em organizações Hospitalares
- Infecção Relacionada à Assistência e Vigilância Epidemiológica Hospitalar
- Saúde Baseada em Evidências
- Assistência de Enfermagem a pacientes com doenças infecciosas I
- Assistência de Enfermagem a pacientes com doenças infecciosasII
- Avaliação Final
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento, via SEDEX ou pessoalmente, da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.