Perigo em casa: Alimentos contaminados

Perigo em casa: Alimentos contaminados

image

O Ministério da Saúde informa que 45% das contaminações por alimentos acontecem dentro da própria residência do contaminado. Todos os anos essa doença é responsável por 13 mil novos casos, e está vinculada à conservação inadequada e manuseio incorreto dos alimentos.


É preciso tomar alguns cuidados para evitar que os alimentos sejam contaminados por microrganismos nocivos a saúde que vão desde a compra até o seu preparo.

A limpeza é um aspecto importantíssimo, portanto é preciso sempre lavar as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e durante todo o processo. Equipamentos utilizados também devem ser sempre bem limpos.


É também de suma importância manter o local de preparo da comida bem longe de coisas como, pragas, insetos e as bancadas e tábuas de corte não podem conter rachaduras ou estarem trincadas para evitar o acúmulo de sujeiras.


Os alimentos crus podem conter micróbios perigosos e podem se transferir para outros alimentos, por isso, é sempre muito importante separar os alimentos cruz dos cozidos. É fundamental para evitar contaminação que o alimento tenha um cozimento adequado a uma temperatura acima de 70°C, pois nesta temperatura é possível matar quase todos os micróbios presentes nos alimentos.


A procedência do alimento também é algo muito importante, portanto é fundamental verificar se o estabelecimento apresenta condições adequadas de conservação, sempre averiguando a presença de termômetro em refrigeradores e congeladores.


Conceitos de limpeza e contaminação devem fazer parte do dia a dia do consumidor, portanto é importante não se deixar levar pelo preço dos alimentos, e sim visar a qualidade e a limpeza.


Conheça os nossos cursos na área de Nutrição.


Pós-graduação em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos


Pós-graduação no curso em Aspectos Diferenciados do Controle de Qualidade de Alimentos.


Pós-graduação no curso em Segurança Alimentar, Gestão e Qualidade em Alimentação.


0800 767 8727 | (11) 2714-5699