A Neuropsicologia a se destina ao estudo da Neurociência e da Psicologia, permitindo o entendimento do comportamento humano e sua correlação com o funcionamento do cérebro. Essa ciência pode auxiliar indivíduos de todas as faixas etárias, além de contar com um mercado de trabalho em constante expansão a nível global.
Para conhecer melhor a Neuropsicologia e descobrir como ela pode ser uma grande aliada no tratamento e oferta do bem-estar da população, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Neuropsicologia: avanços, desafios e oportunidades da carreira
- Neuroeducação: Transformando o Ensino com Base na Ciência do Cérebro
- O Que Diz a Neurociência Sobre a Procrastinação Infantil nos Estudos
- A Neuropsicopedagogia no Brasil
- Neuroplasticidade: Entendendo a Capacidade do Cérebro de se Adaptar e Aprender
O que é a Neuropsicologia?
A Neuropsicologia trata-se de um campo da psicologia que se destina ao estudo da relação existente entre o sistema nervoso e o comportamento humano. Por meio da união entre Neurociência e Psicologia, se faz possível compreender o modo como o cérebro exerce influência sobre as funções cognitivas tais como memória, concentração, raciocínio e até mesmo o controle emocional.
Essa área do conhecimento é também responsável por traçar o entendimento sobre como alterações cerebrais podem interferir no comportamento. Pacientes que sofrem de doenças psicológicas ou lesões no cérebro podem vivenciar mudanças comportamentais, por isso, o Neuropsicólogo se faz de extrema importância no suporte do tratamento desses pacientes.
O contexto histórico da Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma ciência que se desenvolveu em sua completude no século XX, a partir de convergências da neurologia com a psicologia com um objetivo comum de estudar modificações comportamentais em pacientes cérebro-lesados.
Por ser uma disciplina relativamente jovem, em comparativo a outras que também se destinam ao estudo comportamental e cerebral, ela está em constante evolução. Em seu início, a Neuropsicologia se debruçava exclusivamente em compreender como alterações cerebrais localizadas poderiam afetar em processos mentais específicos.
Na atualidade, esse estudo se desenvolveu e deixou de se preocupar com aspectos qualitativos referentes a lesões e passou a integrar um estudo completo e aprofundado sobre o cérebro em sua totalidade.
O que faz um Neuropsicólogo?
São diversas as atribuições do Neuropsicólogo, indo para além de um simples diagnóstico, podendo também este profissional:
- Avaliar o funcionamento cognitivo do atendente;
- Desenvolver um método de tratamento junto a outros profissionais especializados;
- Definir estratégias de desenvolvimento pessoal para o paciente aplicar em seu dia-a-dia;
- Oferecer informações relevantes para familiares e cônjuges do paciente visando a melhoria na relação entre as partes;
- Monitorar a recuperação cognitiva do atendente;
- Entre outros.
Onde o Neuropsicólogo pode atuar?
O Neuropsicólogo pode atuar em diversas frentes, seja com atendimento clínico em consultório próprio ou clínica especializada, instituições de ensino, hospitais, ou mesmo na área forense. Os três grandes grupos que Neuropsicólogos tendem a atuar são:
1. Neuropsicologia Clínica
Aqui, o profissional aplica seu conhecimento de forma prática, atuando na identificação e no desenvolvimento do tratamento de lesões ou doenças que afetam o cérebro cognitivamente; o Neuropsicólogo pode realizar atendimentos completos a pacientes de diversas faixas etárias.
2. Reabilitação de pacientes
O Neuropsicólogo pode atuar diretamente no processo reabilitativo de pacientes com perdas de funções de base cerebral empregando estratégias e exercícios de estimulação neural, visando a reorganização sináptica do paciente. Esse processo tende a ocorrer em clínicas especializadas com a ajuda de outros profissionais de saúde.
3. Pesquisa acadêmica
O profissional de Neuropsicologia também pode atuar com ensino e pesquisa visto que é uma área em constante expansão e que pede por profissionais especializados além do campo de estudo integrar, atualmente, a matriz curricular da maioria dos cursos de graduação em Psicologia.
Qual a importância da neuropsicologia?
Diferentemente do psicólogo, o profissional de Neuropsicologia tem como foco traçar tratamentos eficazes visando minimizar os impactos negativos causados pelo cérebro do paciente em seu comportamento.
A Neuropsicologia se destaca por sua alta capacidade de beneficiar pacientes em diversos casos clínicos, indicada para todos os indivíduos que passaram algum trauma que causou lesões no cérebro ou que tenham alguma doença que afete diretamente o seu desenvolvimento cerebral, como por exemplo pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além disso, a neuropsicologia é extremamente relevante no tratamento de outras doenças que influenciem negativamente no comportamento cognitivo, são alguns dos exemplos que podem ser auxiliados por essa ciência o Alzheimer, Parkinson, epilepsia, entre outros.
Somente com uma avaliação neuropsicológica adequada o indivíduo que sofre de algum problema de ordem mental ou psicológica consegue melhorar seu estilo de vida, melhorando sua saúde e sua produtividade.
Especialize-se com a Pós em Neuropsicologia
Se você quer promover a diferença na vida de seus atendentes, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul idealizou a Pós-graduação em Neuropsicologia para os profissionais que buscam um conhecimento aprofundado que una a neurociência com os conhecimentos da psicologia.
Com um corpo docente formado por mestres e doutores, a Pós USCS oferece aos alunos do curso de Neuropsicologia uma formação completa e sólida que irá capacitar os profissionais para atuar em clínicas e instituições especializadas prestando auxílio direto aos indivíduos que apresentem transtornos cognitivos, além de preparar o profissional para atuar na área acadêmica.
O curso da pós em Neuropsicopedagogia tem duração de 18 meses e pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul ou em São Paulo, com carga horária total de 360h, dividida em 120h de aulas online ao vivo e 240h de aulas presenciais.
Não perca a oportunidade de enriquecer seu conhecimento e expandir suas habilidades profissionais. A Pós-graduação em Neuropsicologia da Pós USCS é a escolha ideal para aqueles que desejam ser a diferença na vida dos pacientes.