Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

MBA em Comunicação para o Setor Público

Domine estratégias de comunicação pública para promover transparência, engajamento e credibilidade nas instituições

480
Horas
24
meses

PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

MBA em Comunicação para o Setor Público

Domine estratégias de comunicação pública para promover transparência, engajamento e credibilidade nas instituições

Imagem
480 Horas
24
meses

Verificando autenticação...

Quanto Investir

–
QUERO ME INSCREVER

Especialize-se em Comunicação para o Setor Público

e fortaleça sua atuação estratégica na gestão institucional

O MBA em Comunicação para o Setor Público da USCS oferece uma formação sólida e reconhecida, voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar estrategicamente na área de comunicação governamental e institucional. O curso capacita especialistas a enfrentarem os desafios da era digital e das novas mídias, com foco em transparência, ética e inovação, garantindo uma atuação responsável e eficiente diante da sociedade.

Verificando autenticação...

Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Compreender comunicação pública estratégica

Compreender comunicação pública estratégica

Planejar e avaliar ações institucionais e digitais

Planejar e avaliar ações institucionais e digitais

Gerir crises e relacionar-se com a mídia

Gerir crises e relacionar-se com a mídia

Engajar sociedade civil com ética e transparência

Engajar sociedade civil com ética e transparência

Verificando autenticação...

Quais os diferenciais do curso?

Corpo docente com experiência em governo, mídia e órgãos de controle
Simulações de crise, media training e gestão estruturada de riscos
Matriz integra BI, redes sociais, e-gov e legislação aplicada
Projetos reais com órgãos públicos e métricas de transparência
Imagem

Verificando autenticação...

O MBA em Comunicação para o Setor Público foi desenvolvido para

Graduados em áreas como Comunicação Social, Jornalismo, Administração, Ciências Políticas, Direito, Marketing e afins, que buscam:

imagem

Aprofundar conhecimentos científicos e práticos em comunicação pública

imagem

Especializar-se para atuar com ética na gestão da comunicação institucional

imagem

Se posicionar como referência em comunicação estratégica para o setor público

Verificando autenticação...

Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

Verificando autenticação...

Carga horária: 480 horas
Duração: 24 meses
Dias e Horários: sábados das 8h às 17h30 quinzenalmente, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais com formação superior, com atuação no setor de Comunicação do Setor Público, ocupando posições de liderança ou com a perspectiva de acesso a essas posições.

Apresentação
O novo contexto na área de Comunicação, com o advento da Internet e das redes sociais, emergindo e multiplicando-se como espaços adicionais de oportunidades e ameaças, incorporam-se cada vez com maior importância à dinâmica das Instituições.

Nesse novo cenário, integrado com uma sociedade em transformação que exige cada vez mais Transparência, a Comunicação exerce papel decisivo na Gestão Pública, por sua natureza transformadora por percepções e atitudes.

Objetivos do curso
O Curso de MBA em Comunicação para o Setor Público foi especialmente planejado para atender às necessidades dos profissionais que atuam em comunicação no Setor Público, contemplando modernas técnicas de gestão, inovação e capacitação de líderes.
Tem por objetivo capacitar especialistas para melhorar o desempenho das equipes de Comunicação na área governamental, utilizando ferramentas de marketing, comunicação e gestão para satisfazer a necessidade dos envolvidos nesse processo.

  • Capacitação Gerencial: a partir da vivência de profissionais altamente experimentados no mercado o curso proporciona o entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à Comunicação na Área Pública, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de reconhecimento e compreensão de contextos e postura crítica e iniciativa em relação a processos decisórios na área de Comunicação;
  • Aperfeiçoamento Profissional: domínio conceitual de processos de gestão dos processos comunicacionais, perspectiva analítica de dados e informações, visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão;
  • Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e instituições, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal e corporativa;
  • Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação na área objeto deste programa;
  • Progresso Social: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.

Metodologia
O processo de ensino-aprendizado do MBA em Comunicação para o Setor Público compreende os seguintes recursos:

  • Aulas expositivas dialogadas; 
  • Aplicação de dinâmicas em sala de aula para fixação dos conceitos aplicados; 
  • Reflexão teórico-prática de situações de mercado; 
  • Aplicação de trabalhos para reforçar o aprendizado.

Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

  • Gestão de Crise na Comunicação Pública ? 20h;
  • Comunicação Digital para Órgãos Públicos ? 20h;
  • Produção de Conteúdo na Administração Pública ? 20h;
  • Campanhas Institucionais- 20h;
  • Assessoria Imprensa de Instituições Públicas (EAD) ? 20h;
  • Comunicação Pública como Instrumento de Gestão ? 20h;
  • Business Inteligence ? 20h;
  • Marketing Estratégico no Setor Público (EAD) ? 20h;
  • Sistemas Políticos e Eleitorais (EAD) ? 20h;
  • Organização e Princípios do Direito Administrativo (EAD) ? 20h;
  • O papel dos Órgãos de Controle Interno e Externo na Administração Pública ? 20h;
  • Governo eletrônico, Novas Mídias e Redes Sociais ? 20h;
  • Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público ? 20h;
  • Comunicação, Cidadania, Ética e Responsabilidade social ? 20h;
  • Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos ? 20h;
  • Aspectos Estéticos e Organizacionais da Comunicação: Eventos e Cerimonial - 20h;
  • Pesquisas no Setor Público ? 20h;
  • Metodologia da Pesquisa (EAD) ? 20h;
  • Trabalho de Conclusão de Curso ? 120h.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:

a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.


Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 4239-3200

Carga horária: 480 horas
Duração: 24 meses
Dias e Horários: sábados das 8h às 17h30 quinzenalmente, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais com formação superior, com atuação no setor de Comunicação do Setor Público, ocupando posições de liderança ou com a perspectiva de acesso a essas posições.

Apresentação
O novo contexto na área de Comunicação, com o advento da Internet e das redes sociais, emergindo e multiplicando-se como espaços adicionais de oportunidades e ameaças, incorporam-se cada vez com maior importância à dinâmica das Instituições.

Nesse novo cenário, integrado com uma sociedade em transformação que exige cada vez mais Transparência, a Comunicação exerce papel decisivo na Gestão Pública, por sua natureza transformadora por percepções e atitudes.

Objetivos do curso
O Curso de MBA em Comunicação para o Setor Público foi especialmente planejado para atender às necessidades dos profissionais que atuam em comunicação no Setor Público, contemplando modernas técnicas de gestão, inovação e capacitação de líderes.
Tem por objetivo capacitar especialistas para melhorar o desempenho das equipes de Comunicação na área governamental, utilizando ferramentas de marketing, comunicação e gestão para satisfazer a necessidade dos envolvidos nesse processo.

  • Capacitação Gerencial: a partir da vivência de profissionais altamente experimentados no mercado o curso proporciona o entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à Comunicação na Área Pública, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de reconhecimento e compreensão de contextos e postura crítica e iniciativa em relação a processos decisórios na área de Comunicação;
  • Aperfeiçoamento Profissional: domínio conceitual de processos de gestão dos processos comunicacionais, perspectiva analítica de dados e informações, visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão;
  • Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e instituições, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal e corporativa;
  • Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação na área objeto deste programa;
  • Progresso Social: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.

Metodologia
O processo de ensino-aprendizado do MBA em Comunicação para o Setor Público compreende os seguintes recursos:

  • Aulas expositivas dialogadas; 
  • Aplicação de dinâmicas em sala de aula para fixação dos conceitos aplicados; 
  • Reflexão teórico-prática de situações de mercado; 
  • Aplicação de trabalhos para reforçar o aprendizado.

Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

  • Gestão de Crise na Comunicação Pública ? 20h;
  • Comunicação Digital para Órgãos Públicos ? 20h;
  • Produção de Conteúdo na Administração Pública ? 20h;
  • Campanhas Institucionais- 20h;
  • Assessoria Imprensa de Instituições Públicas (EAD) ? 20h;
  • Comunicação Pública como Instrumento de Gestão ? 20h;
  • Business Inteligence ? 20h;
  • Marketing Estratégico no Setor Público (EAD) ? 20h;
  • Sistemas Políticos e Eleitorais (EAD) ? 20h;
  • Organização e Princípios do Direito Administrativo (EAD) ? 20h;
  • O papel dos Órgãos de Controle Interno e Externo na Administração Pública ? 20h;
  • Governo eletrônico, Novas Mídias e Redes Sociais ? 20h;
  • Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público ? 20h;
  • Comunicação, Cidadania, Ética e Responsabilidade social ? 20h;
  • Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos ? 20h;
  • Aspectos Estéticos e Organizacionais da Comunicação: Eventos e Cerimonial - 20h;
  • Pesquisas no Setor Público ? 20h;
  • Metodologia da Pesquisa (EAD) ? 20h;
  • Trabalho de Conclusão de Curso ? 120h.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:

a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.


Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 4239-3200

Verificando autenticação...

.

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

.

.

.

.

Verificando autenticação...

Por que escolher a USCS?

Por que escolher a USCS?

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

Verificando autenticação...

Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

CONTATO NO WHATSAPP

Verificando autenticação...

Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

Verificando autenticação...

Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

Verificando autenticação...