
O Brasil é um dos países com as piores estatísticas de trânsito, por isso, o número de acidentes com traumas é imenso, são as maiores entradas em serviços de emergência me hospitais.
Há vários motivos para que aconteçam tantos acidentes:
. O comportamento de alto risco de motoristas, especialmente de motociclistas.
. Falta de habilitação, fator muito relevante, pois a falta de conhecimento próprio sobre o trânsito agrava as condições de insegurança.
. Uso de álcool ou drogas.
. Uso de celular enquanto se dirige.
. Falta de manutenção do veículo, especialmente dos pneus, entre outros.
Por outro lado, há os acidentes domésticos; crianças de até 14 anos são as principais vítimas, em muitos casos com traumas irreversíveis.
A Fisioterapia em traumatologia e ortopedia vai inferir sobre as lesões decorrentes de traumas por disfunções ortopédicas. Devido á velocidade em que esta área da ciência tem se desenvolvido, faz-se necessária uma constante atualização do profissional.
Essa evolução científica se deve, em grande parte, ao esporte, pois valores significativos são investidos na busca de melhores soluções e tratamento para traumas e lesões.
No entanto, embora o campo de atuação no tratamento seja vasto e crescente, é consenso que as ações relativas à área devem também concentrar energias no sentido de prevenir as causas das lesões.
Alguns dados interessantes:
. Sexta, sábado e domingo são os dias da semana em que mais ocorrem acidentes de trânsito, seguido de sábado e depois domingo.
. A maioria dos acidentes tem pessoas do sexo masculino envolvida e na faixa etária entre 30 e 40 anos.
Estas são informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão do Ministério dos Transportes (dados de 2011).