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CURSO GRATUITO - EAD

Educação Inclusiva de Pessoas com Transtornos/Distúrbios Neuropsicológicos

Domine estratégias inclusivas ancoradas na Neuropsicologia e transforme a sala de aula em um espaço acessível, participativo e equitativo

40
Horas
Gratuito e online:
inscreva-se e comece hoje!

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Educação Inclusiva de Pessoas com Transtornos/Distúrbios Neuropsicológicos

Domine estratégias inclusivas ancoradas na Neuropsicologia e transforme a sala de aula em um espaço acessível, participativo e equitativo

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Aprofunde-se na educação inclusiva de pessoas com transtornos/distúrbios neuropsicológicos

e planeje práticas, adapte currículos e assegure o direito de aprender a todos

O curso gratuito ‘Educação Inclusiva de Pessoas com Transtornos/Distúrbios Neuropsicológicos’ da USCS oferece uma base consistente e atualizada, fundamentada nos marcos da educação inclusiva, na Neuropsicologia aplicada e em práticas pedagógicas baseadas em evidências, capacitando educadores e gestores no processo de identificação de necessidades, elaboração de adaptações curriculares, articulação de redes de apoio e no trabalho colaborativo com as famílias, além de auxiliar a acolher a diversidade com intencionalidade e eficácia.

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Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

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Neste conteúdo vamos abordar a educação inclusiva e as pessoas com transtornos. Discutiremos sobre a história da educação especial de maneira geral e no Brasil, e trataremos das funções neurológicas, da aprendizagem e da atenção. Finalizaremos falando sobre a educação e a neuropsicologia.

Em nosso país, todas as pessoas têm direito à educação garantida pela Constituição Federal de 1988 e pelas diretrizes da Política Nacional de Educação, independentemente de gênero, etnia, idade ou classe social. O acesso à escola vai muito além do ato da matrícula, o que significa dizer que a criança, ao ingressar nesse ambiente, tem o direito à aprendizagem e, para isso, deve desenvolver habilidades e competências a partir das oportunidades educacionais oferecidas.

Nessa perspectiva, a educação para todos constitui um grande desafio para os sistemas educacionais, dada a expressiva parcela de excluídos que existem na realidade brasileira. Estamos falando, então, da educação em uma perspectiva inclusiva.

Enfrentar o desafio da educação inclusiva significa trabalhar com a diversidade e atender a todos na escola, ações imprescindíveis para a democratização da educação em nosso país. A escola inclusiva, que é o que se espera para o século XXI, deve responder às aspirações da sociedade no sentido de possibilitar a todas as crianças o acesso ao saber historicamente constituído, de forma crítica e participativa, visando responder às demandas sociais.

A educação inclusiva parte do pressuposto de que a escola deve modificar-se, adaptar-se ao aluno, e não mais buscar a homogeneidade deles, esperando que todos respondam da mesma forma. Dessa maneira, a escola tornar-se-á verdadeiramente um espaço inclusivo.

Para que a educação inclusiva ocorra, é necessário modificarmos nossa prática pedagógica, partindo do pressuposto de que a aprendizagem precisa acontecer de forma cooperativa em sala de aula, para fazer sentido aos alunos. O trabalho de equipe entre os profissionais da escola e a constituição de redes de apoio, principalmente a participação da família no processo educativo, favorecem que esse movimento aconteça e obtenham-se bons resultados.

Quando falamos, portanto, de uma educação inclusiva, estamos apontando para o fato de que todas as crianças em idade escolar, tenham elas deficiência, transtornos, altas habilidades/superdotação, transtorno de aprendizagem ou dificuldades de aprendizagem, devem ser atendidas nesse espaço, sem discriminação e sem segregação. Importante acabar com a dificuldade de acesso escolar desde as creches e a Educação Infantil, pois o tempo vivenciado é fundamental no desenvolvimento delas.

Quando discutimos a questão da educação inclusiva, ou seja, para todos, significa que em algum momento tivemos uma educação que não foi para todos. Para compreendermos esse movimento, vamos conhecer as mudanças na educação que ocorreram nas últimas décadas, em que passamos de uma educação segregada para a visão de que a escola é um espaço para todos.

A educação inclusiva não é um movimento solitário que ocorre somente dentro das instituições de ensino, como muitas pessoas podem acreditar. O movimento da inclusão educacional está intimamente ligado a movimentos sociais que buscam uma sociedade justa e equânime. Não se pode ignorar o longo e importante processo histórico que a produziu, configurado numa luta constante de diferentes minorias na busca por defesa e garantia de seus direitos como seres humanos e cidadãos. Ignorar tal processo implica a perda de compreensão de seu sentido e significado.

Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.

Carga Horária: 40 horas

Conteúdo

A educação inclusiva e as pessoas com transtornos

1 Histórico da educação especial

Videoaula - O que a educação especial tem a nos oferecer

2 A história da educação especial no Brasil

Videoaula - O que conta a história da educação especial no Brasil?

3 As funções neurológicas

Videoaula - Conhecendo as funções neurológicas

4 Aprendizagem e atenção

Videoaula - O que é aprendizagem e atenção?

5 A educação e a neuropsicologia

Videoaula - Contribuições da neuropsicologia para a educação

Transtornos do neurodesenvolvimento

1 Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Videoaula - Conhecendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

1.1 O que é a hiperatividade?

1.2 Etiologia

1.3 Diagnóstico

1.4 Características e transtornos associados

1.5 Como orientar a família

1.6 O trabalho na escola

2 Transtorno específico da aprendizagem

Videoaula - O que é o Transtorno Específico da Aprendizagem?

2.1 A dislexia e o processo de linguagem, leitura e escrita

2.2 Os professores e o trabalho com disléxicos

3 Transtorno do espectro autista (TEA)

Videoaula - Compreendendo o TEA

3.1 História

3.2 Definição e classificação; 3.3 TEA na infância

4 Possibilidades e necessidades do transtorno do espectro autista

Videoaula - Conhecendo melhor o Transtorno do Espectro Autista ? TEA

5 Adequações do currículo

Videoaula - Como pensar em adaptações do currículo?

Ao finalizar sua inscrição você receberá, por e-mail, os dados para acessar a plataforma e assistir ao curso.

Atenção! O curso ficará disponível por 60 dias, o mesmo não possui emissão de certificado.

Neste conteúdo vamos abordar a educação inclusiva e as pessoas com transtornos. Discutiremos sobre a história da educação especial de maneira geral e no Brasil, e trataremos das funções neurológicas, da aprendizagem e da atenção. Finalizaremos falando sobre a educação e a neuropsicologia.

Em nosso país, todas as pessoas têm direito à educação garantida pela Constituição Federal de 1988 e pelas diretrizes da Política Nacional de Educação, independentemente de gênero, etnia, idade ou classe social. O acesso à escola vai muito além do ato da matrícula, o que significa dizer que a criança, ao ingressar nesse ambiente, tem o direito à aprendizagem e, para isso, deve desenvolver habilidades e competências a partir das oportunidades educacionais oferecidas.

Nessa perspectiva, a educação para todos constitui um grande desafio para os sistemas educacionais, dada a expressiva parcela de excluídos que existem na realidade brasileira. Estamos falando, então, da educação em uma perspectiva inclusiva.

Enfrentar o desafio da educação inclusiva significa trabalhar com a diversidade e atender a todos na escola, ações imprescindíveis para a democratização da educação em nosso país. A escola inclusiva, que é o que se espera para o século XXI, deve responder às aspirações da sociedade no sentido de possibilitar a todas as crianças o acesso ao saber historicamente constituído, de forma crítica e participativa, visando responder às demandas sociais.

A educação inclusiva parte do pressuposto de que a escola deve modificar-se, adaptar-se ao aluno, e não mais buscar a homogeneidade deles, esperando que todos respondam da mesma forma. Dessa maneira, a escola tornar-se-á verdadeiramente um espaço inclusivo.

Para que a educação inclusiva ocorra, é necessário modificarmos nossa prática pedagógica, partindo do pressuposto de que a aprendizagem precisa acontecer de forma cooperativa em sala de aula, para fazer sentido aos alunos. O trabalho de equipe entre os profissionais da escola e a constituição de redes de apoio, principalmente a participação da família no processo educativo, favorecem que esse movimento aconteça e obtenham-se bons resultados.

Quando falamos, portanto, de uma educação inclusiva, estamos apontando para o fato de que todas as crianças em idade escolar, tenham elas deficiência, transtornos, altas habilidades/superdotação, transtorno de aprendizagem ou dificuldades de aprendizagem, devem ser atendidas nesse espaço, sem discriminação e sem segregação. Importante acabar com a dificuldade de acesso escolar desde as creches e a Educação Infantil, pois o tempo vivenciado é fundamental no desenvolvimento delas.

Quando discutimos a questão da educação inclusiva, ou seja, para todos, significa que em algum momento tivemos uma educação que não foi para todos. Para compreendermos esse movimento, vamos conhecer as mudanças na educação que ocorreram nas últimas décadas, em que passamos de uma educação segregada para a visão de que a escola é um espaço para todos.

A educação inclusiva não é um movimento solitário que ocorre somente dentro das instituições de ensino, como muitas pessoas podem acreditar. O movimento da inclusão educacional está intimamente ligado a movimentos sociais que buscam uma sociedade justa e equânime. Não se pode ignorar o longo e importante processo histórico que a produziu, configurado numa luta constante de diferentes minorias na busca por defesa e garantia de seus direitos como seres humanos e cidadãos. Ignorar tal processo implica a perda de compreensão de seu sentido e significado.

Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.

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Conteúdo

A educação inclusiva e as pessoas com transtornos

1 Histórico da educação especial

Videoaula - O que a educação especial tem a nos oferecer

2 A história da educação especial no Brasil

Videoaula - O que conta a história da educação especial no Brasil?

3 As funções neurológicas

Videoaula - Conhecendo as funções neurológicas

4 Aprendizagem e atenção

Videoaula - O que é aprendizagem e atenção?

5 A educação e a neuropsicologia

Videoaula - Contribuições da neuropsicologia para a educação

Transtornos do neurodesenvolvimento

1 Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Videoaula - Conhecendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

1.1 O que é a hiperatividade?

1.2 Etiologia

1.3 Diagnóstico

1.4 Características e transtornos associados

1.5 Como orientar a família

1.6 O trabalho na escola

2 Transtorno específico da aprendizagem

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2.1 A dislexia e o processo de linguagem, leitura e escrita

2.2 Os professores e o trabalho com disléxicos

3 Transtorno do espectro autista (TEA)

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3.1 História

3.2 Definição e classificação; 3.3 TEA na infância

4 Possibilidades e necessidades do transtorno do espectro autista

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5 Adequações do currículo

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Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

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Por que escolher a USCS?

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Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

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Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

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Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

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Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

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