Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

Pós-graduação em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem - Avaliação e Organização de Planos de Atendimento

Se capacite para reconhecer as causas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem e para superar ou amenizar cada desafio

400
Horas
40h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio
Duração: 26 meses

PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

Pós-graduação em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem - Avaliação e Organização de Planos de Atendimento

Se capacite para reconhecer as causas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem e para superar ou amenizar cada desafio

Imagem
400 Horas
40h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio
Duração: 26 meses

Verificando autenticação...

Quanto Investir

SAO CAETANO DO SUL – SP

Opção 1

24x R$ 430,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 559,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 817,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
Previsão 25 de Abril de 2026

CAMPUS CENTRO
Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO

Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

QUERO ME INSCREVER
SAO PAULO – SP

Opção 1

24x R$ 430,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 559,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 817,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
Previsão 21 de Março de 2026

CAMPUS SÃO PAULO
Rua Treze de Maio

Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

QUERO ME INSCREVER

Especialize-se em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem

e desenvolva intervenções eficazes para quem mais precisa de apoio

O curso ‘Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem - Avaliação e Organização de Planos de Atendimento’ da USCS O curso ‘Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem - Avaliação e Organização de Planos de Atendimento’ da USCS capacita profissionais para identificar, avaliar e intervir em dificuldades e transtornos de aprendizagem, formando especialistas para atuar com ética em contextos escolares e clínicos.

Verificando autenticação...

Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Entender profundamente transtornos de aprendizagem

Entender profundamente transtornos de aprendizagem

Aprender a aplicar instrumentos de avaliação eficazes

Aprender a aplicar instrumentos de avaliação eficazes

Elaborar planos pedagógicos personalizados

Elaborar planos pedagógicos personalizados

Desenvolver práticas inclusivas com a  neurociência

Desenvolver práticas inclusivas com a neurociência

Verificando autenticação...

Quais os diferenciais do curso?

Formação com base na realidade escolar
Integração multidisciplinar
Alta demanda por profissionais qualificados
Capacitação para atuação multidisciplinar
Imagem

Verificando autenticação...

O Curso de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem foi desenvolvido para

Graduados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins que desejam:

imagem

Aprofundar os conhecimentos sobre os processos de aprendizagem e suas dificuldades

imagem

Especializar-se na avaliação e elaboração de planos de atendimento educacional individualizado

imagem

Atuar com segurança, empatia e embasamento científico em contextos escolares e clínicos

Verificando autenticação...

Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolviment pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolviment pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Verificando autenticação...

Curso visa oferecer o reconhecimento sobre suas causas, possibilidade de avaliação para detectar e organizar planos de apoio às pessoas que apresentam dificuldades e distúrbios de aprendizagem no Ensino fundamental 1.

Objetivos do curso
• Reconhecer as causas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem e como superar ou amenizá-las.

• Favorecer o conhecimento e práticas para detectar as dificuldades e transtornos de aprendizagens nos estudantes que estão cursando o ensino fundamental 1.

• Preparar o profissional, através de fundamentos e da efetiva prática no ambiente escolar, de forma a integrar alunos com limitações ou diferenças observadas na aprendizagem.

• Abordar as práticas pedagógicas junto às classes comuns como intervenções pontuais frente às dificuldades de aprendizagem, temporárias ou permanentes, que podem ser manifestas ao longo do processo educacional.

• Selecionar e aplicar os principais instrumentos de avaliação e testes diagnósticos para a detecção de dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

• Identificar o aluno com dificuldades em diferentes áreas de aprendizagem (leitura, escrita e linguagem oral), assim como criar, desenvolver e avaliar programas específicos de intervenção.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins.

Carga Horária: 400h (40h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem , Características das Dificuldades de Aprendizagem, Diferença entre Transtorno, Distúrbio e Dificuldade de Aprendizagem, Funções executivas e cognitivas, Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e as Inteligências
Processos e Dificuldades na Aprendizagem da leitura e escrita. Teorias e Modelos das Dificuldades de Aprendizagem, Processo de aquisição da linguagem, A relação entre a escola, a aprendizagem e a família
Transtorno do Neurodesenvolvimento , Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e Intervenção
TGD e Implicações para a Aprendizagem, TGD e Potencialização da Aprendizagem
O que são os Transtornos de Aprendizagem ? discalculia, dislexia, disgrafia e disortografia , Distúrbios da aprendizagem, Características dos distúrbios de aprendizagem, Processo de inclusão e os distúrbios de aprendizagem, Transtornos e distúrbios relacionados à aprendizagem

- Práticas pedagógicas e intervenções pontuais e Neurociênca e Educação
As concepções da organização escolar , O aluno protagonista , O professor mediador , Aprendizagens Colaborativa e Cooperativa
A Intervenção Pedagógica no Processo de Aprendizagem , Ferramentas para intervenção educacional ,Tecnologias aplicadas à intervenção educacional. Potência das perguntas na aprendizagem, A Aprendizagem e o Ensino das Estratégias
Como nasce e se desenvolve a consciência? Habilidades Cognitivas na Infância, Neurociência e Transtorno de Conduta, Neurociência, Linguagem e Infância Neurociência, Percepção e Infância
Fundamentos da Educação ,Importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil., Implementação de atividades relacionadas às competências, socioemocionais no ambiente escolar, Importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil, Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.

- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado 
 

A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

Curso visa oferecer o reconhecimento sobre suas causas, possibilidade de avaliação para detectar e organizar planos de apoio às pessoas que apresentam dificuldades e distúrbios de aprendizagem no Ensino fundamental 1.

Objetivos do curso
• Reconhecer as causas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem e como superar ou amenizá-las.

• Favorecer o conhecimento e práticas para detectar as dificuldades e transtornos de aprendizagens nos estudantes que estão cursando o ensino fundamental 1.

• Preparar o profissional, através de fundamentos e da efetiva prática no ambiente escolar, de forma a integrar alunos com limitações ou diferenças observadas na aprendizagem.

• Abordar as práticas pedagógicas junto às classes comuns como intervenções pontuais frente às dificuldades de aprendizagem, temporárias ou permanentes, que podem ser manifestas ao longo do processo educacional.

• Selecionar e aplicar os principais instrumentos de avaliação e testes diagnósticos para a detecção de dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

• Identificar o aluno com dificuldades em diferentes áreas de aprendizagem (leitura, escrita e linguagem oral), assim como criar, desenvolver e avaliar programas específicos de intervenção.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins.

Carga Horária: 400h (40h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem , Características das Dificuldades de Aprendizagem, Diferença entre Transtorno, Distúrbio e Dificuldade de Aprendizagem, Funções executivas e cognitivas, Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e as Inteligências
Processos e Dificuldades na Aprendizagem da leitura e escrita. Teorias e Modelos das Dificuldades de Aprendizagem, Processo de aquisição da linguagem, A relação entre a escola, a aprendizagem e a família
Transtorno do Neurodesenvolvimento , Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e Intervenção
TGD e Implicações para a Aprendizagem, TGD e Potencialização da Aprendizagem
O que são os Transtornos de Aprendizagem ? discalculia, dislexia, disgrafia e disortografia , Distúrbios da aprendizagem, Características dos distúrbios de aprendizagem, Processo de inclusão e os distúrbios de aprendizagem, Transtornos e distúrbios relacionados à aprendizagem

- Práticas pedagógicas e intervenções pontuais e Neurociênca e Educação
As concepções da organização escolar , O aluno protagonista , O professor mediador , Aprendizagens Colaborativa e Cooperativa
A Intervenção Pedagógica no Processo de Aprendizagem , Ferramentas para intervenção educacional ,Tecnologias aplicadas à intervenção educacional. Potência das perguntas na aprendizagem, A Aprendizagem e o Ensino das Estratégias
Como nasce e se desenvolve a consciência? Habilidades Cognitivas na Infância, Neurociência e Transtorno de Conduta, Neurociência, Linguagem e Infância Neurociência, Percepção e Infância
Fundamentos da Educação ,Importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil., Implementação de atividades relacionadas às competências, socioemocionais no ambiente escolar, Importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil, Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.

- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado 
 

A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

Verificando autenticação...

Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

Nome do Professor

Nome do Professor

Titulação do Professor

Breve Descrição do Professor.

Verificando autenticação...

Por que escolher a USCS?

Por que escolher a USCS?

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

Verificando autenticação...

Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

CONTATO NO WHATSAPP

Verificando autenticação...

Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

Verificando autenticação...

Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

Verificando autenticação...