DEFINIÇÃO DE ACUPUNTURA

DEFINIÇÃO DE ACUPUNTURA

image

          A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. A estimulação destes pontos tem a propriedade de regular o fluxo energético que, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, é responsável pela fisiologia do corpo humano. Os pontos de acupuntura, os trajetos dos canais que compõem a rede energética, os tipos de agulhas e as regras de punção foram estabelecidos pela primeira vez nos "Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo" (Nei King), tratado de medicina compilado entre os séculos V e III a.C. na China. Desde então outros tratados foram escritos, o conhecimento da acupuntura difundiu-se para outros países asiáticos e, no século XX, passou também a ser praticada no Ocidente onde tem sido analisada e assimilada à visão científica. Na atualidade, a prática da acupuntura não está mais condicionada à utilização de agulhas, já que é possível estimular o ponto através de corrente elétrica, laser, vibração sonora, cor, esparadrapo e magneto.

 

BENEFÍCIOS


A especialização em acupuntura dá oportunidade ao profissional de saúde de conhecer a Medicina Tradicional Chinesa, sistema cuja longevidade e continuidade demonstram eficácia e bases sólidas na realidade.

A incorporação da visão própria a este sistema enriquece a formação original do profissional de saúde e, do ponto de vista prático, aumenta a eficácia de sua abordagem terapêutica. Resultados desejados pelo paciente e pelo profissional podem surgir mais rapidamente, satisfazendo ambos e reduzindo os custos do tratamento para o paciente.

 

PÚBLICO ALVO


A Medicina Tradicional Chinesa é considerada especialidade em algumas áreas da saúde, como a fisioterapia, por exemplo, e como técnica de complementação em outras áreas da saúde. Assim sendo, a acupuntura pode ser praticada por todos os profissionais da área da saúde, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Veterinária, etc.



Conheça nosso curso de ACUPUNTURA: http://posuscs.com.br/curso-de-pos-graduacao-presencial/educacao-fisica/12/acupuntura/760

0800 767 8727 | (11) 2714-5699