MBA em Comércio Exterior e Logística Internacional
Online/Ao Vivo
16/08/2025sábados quinzenais, das 8h às 17h30
Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Dias e Horários: Aos sábados, das 8h às 17h30 em encontros quinzenais, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais com formação superior que atuam em empresas exportadora, importadora, logística, bancos, corretoras de câmbio e de seguros, comissárias de despacho, agentes de cargas, Trading Company, transportadoras, estações aduaneiras.
Administradores de Empresas, Advogados, Economistas, Contadores, Engenheiros e os que pretendem ingressar em uma carreira internacional e moderna.
Apresentação
A revolução na tecnologia da informação, a concorrência e o protecionismo internacional, a redução de barreiras comerciais, a implementação de novos modelos de negociação e gestão em escala global, tornaram os mercados mundiais mais integrados, com fluxo de mercadorias, entre os países, cada vez mais dinâmico. Isso acabou incorporando milhares de novas empresas no mundo dos negócios, com transações de trilhões de dólares nos últimos anos, como é o caso dos BRIC´s - Brasil, Rússia, Índia e China, que deixaram de ser meros coadjuvantes para se tornarem verdadeiros atores e parceiros comerciais.
Objetivos do curso
- Aperfeiçoamento dos participantes na análise de modelos de negociação;
- Propiciar condições necessárias para o gerenciamento de atividades internacionais, direcionadas ao planejamento, marketing, negociações, políticas de comércio exterior, logística operacional e convenções internacionais.
Metodologia
O processo de ensino-aprendizado do MBA em Comércio Exterior e Logística Internacional compreende os seguintes recursos:
- Aulas expositivas para fundamentação teórica, com debate sobre os conceitos e discussão de exemplos;
- Apresentação e discussão de casos brasileiros e internacionais de reconhecido sucesso;
- Realização de exercícios em sala de aula para fixação de conceitos;
- Método do caso, aplicado em grupos ou individualmente.
Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
O curso é ministrado em módulos semestrais, com a oferta de 18 disciplinas.
Aulas ao vivo, presenciais e transmitidas pelo Google Meet.
Matriz curricular
- Distribuição física internacional - 20h
- Logística internacional como vantagem competitiva - 20h
- Desenvolvimento da infraestrutura para o comércio exterior - 20h
- International green supply chain management - 20h
- Transportes, seguros internacionais e incoterms - 20h
- Operações de câmbio e finanças internacionais - 20h
- Legislação e regimes aduaneiros especiais - 20h
- Gestão de operações de exportação e importação - 20h
- Aspectos legais e tributação do comércio exterior - 20h
- Análise de custos e formação de preço de exportação - 20h
- Cenário macroeconômico brasileiro e o panorama do comércio exterior - 20h
- Metodologia e Didática do Ensino Superior - 20h
Aulas em EAD
- Ética e Sustentabilidade - 20h
- Finanças Corporativas - 20h
- Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento - 20h
- Gestão Estratégica - 20h
- Marketing estratégico - 20h
- Negociação e Administração de Conflitos - 20h
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:
a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 4239-3200