Comportamento organizacional: é preciso atenção quanto ao clima entre os colaboradores

Comportamento organizacional: é preciso atenção quanto ao clima entre os colaboradores

image

Todos os assuntos relacionados ao mundo corporativo são delicados, principalmente quando se trata do clima entre os funcionários. A forma como as pessoas se comportam e se relacionam dentro do escritório pode influenciar diretamente o andamento e o desenvolvimento da organização.
 

O acompanhamento e a observação do clima organizacional são importantes para a elaboração de estratégias de gestão de pessoas, para o cumprimento de metas e para a prevenção de problemas. Os estudos acerca do clima organizacional são importantíssimos para que os gestores possam entender a empresa de um modo mais abrangente e, assim, promover bons resultados para a instituição com base no relacionamento saudável entre os colaboradores.

VEJA TAMBÉM:

Cursos de MBA da USCS trazem um panorama profundo sobre o mundo dos negócios

Melhore a gestão do seu pequeno negócio

A equipe de recursos humanos precisa trazer à tona a diversidade para dentro das empresas

Como anda sua empregabilidade?

Comportamento organizacional na prática
 

O comportamento dos colaboradores e da empresa precisa estar baseado em algumas premissas. O alinhamento entre ambos precisa ser efetivado por meio de algumas ações que contribuam diretamente na realização dos processos de forma satisfatória. Para que isso aconteça, o funcionário precisa colocar em prática a ética e a responsabilidade dentro do ambiente de trabalho.
 

Níveis de análise
 

Nível individual: o colaborador é avaliado de forma profunda, e a psicóloga poderá analisar sua personalidade, seu rendimento e sua forma de trabalhar. Além disso, suas habilidades e competências são estudadas para que sejam aplicadas em benefício de bons resultados para a empresa.
 

Nível grupal: os grupos formados dentro do ambiente de trabalho são avaliados, e os estudos são feitos com base no relacionamento entre esses colaboradores e em como ocorre a comunicação entre eles. Assim, os gestores conseguem identificar as melhores formas de conexão entre os grupos em prol de um bom trabalho.
 

Nível empresarial: agora é a vez da cultura e dos valores da empresa serem colocados em pauta. Estes são pontos importantíssimos de estudo, cuja análise é essencial para que estratégias sejam traçadas.
 

O comportamento organizacional é tema de uma das disciplinas do curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios da USCS. Diante de um mundo cada vez mais competitivo, os profissionais que já estão no mercado de trabalho ou que vão ingressar nele precisam estar preparados para encarar qualquer desafio. Conheça o curso: https://bit.ly/2LbfGhg


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699