Como perder peso sem adicionar calorias em sua refeição

Como perder peso sem adicionar calorias em sua refeição

image

Todos nós sabemos que para emagrecer, devemos consumir menos calorias do que gastamos. Mas isso não quer dizer que você precise passar fome. Quer saber qual é o segredo para emagrecer mantendo uma alimentação saudável?


Para começar: dieta muito restrita e pobre em calorias não é o que precisamos para emagrecer.


Para perder peso, devemos ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes. O segredo é priorizar alimentos com baixa ou média densidade calórica e alta densidade nutritiva.

Quando se fala em densidade calórica queremos dizer o número de calorias em relação ao volume. Quer um exemplo? A manteiga e a alface.



A alface é volumosa devido a presença de fibras e água, mas oferece poucas calorias: 100 gramas (quantidade que enche uma tigela grande) contêm apenas 16 calorias. Por outro lado, a mesma quantidade de manteiga, equivalente a meio pacotinho, fornece cerca de 766 calorias. Agora responda: qual deles sacia mais e engorda menos?


Alimentos como frutas, verduras e grãos integrais são bons alimentos que apresentam baixa e média densidade calórica.


Além de água e fibras, que oferecem muitas vitaminas e minerais essenciais para que o organismo mantenha suas funções e funcione de maneira adequada.


A presença de fibras garante saciedade por mais tempo, o que irá ajudar a economizar no total de calorias ao longo do dia. Mas calma! Isso não quer dizer que devemos comer APENAS esses alimentos para emagrecer.


Apesar de útil, a densidade calórica não pode ser usada de forma isolada em uma dieta equilibrada, pois existem alimentos com alta densidade calórica, porém muito nutritivos.


É nesse ponto que entra a DENSIDADE NUTRITIVA. O azeite extra virgem e frutas oleaginosas (nozes e castanhas) são exemplos de alimentos calóricos que devem fazer parte do nosso cardápio, pois oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.


Nesse caso, devemos controlar o tamanho da porção e associá-los a frutas e legumes. Leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros, peixe e peito de peru são exemplos de outros alimentos que entram na lista dos alimentos que oferecem volume e poucas calorias ao cardápio, além de serem alimentos fontes de proteína.


Lembrando que TODAS as refeições devem conter uma fonte de proteína, que por ter a digestão mais lenta, mantém a fome controlada por mais tempo.


O objetivo disso tudo é priorizar os alimentos com baixa e média densidade calórica e assim reduzir o valor calórico das refeições, garantindo mais volume no prato. Assim consumimos menos calorias sem perceber.


Só é preciso tomar cuidado com porções exageradas, mesmo de alimentos saudáveis. O ideal é que criar o hábito de comer porções médias, pois dessa forma, o organismo também se acostuma a liberar os hormônios da saciedade sem que o estômago esteja cheio para isso.


Devemos consumir uma média de calorias todos os dias. Fracionar as refeições (fazendo 6 refeições diárias) dessa forma, controlamos a fome e ainda mantemos o metabolismo estimulado, queimando mais calorias ao longo do dia.


Pós em atendimento nutricional personalizado: personal diet

Pós-graduação em obesidade em emagrecimento

Pós em prescrição de exercícios para obesidade, emagrecimento e saúde



0800 767 8727 | (11) 2714-5699