Cientistas dizem que o vírus do ebola pode ter sofrido mutação

Cientistas dizem que o vírus do ebola pode ter sofrido mutação

image

Os cientistas que estão acompanhando o avanço do surto de ebola na Guiné avisam que o vírus poder ter sofrido algum tipo de mutação e pode ter ficado mais contagioso.

 Mais de 8 mil pessoas morreram na Guiné, Serra Leoa e Libéria e cerca de 22 mil pessoas foram infectadas com o vírus.

 Os pesquisadores do Instituto Pasteur, na França - os primeiros a identificarem a epidemia, em março -, começaram a analisar algumas amostras de sangue de pacientes de ebola. Eles observaram as mutações do vírus e tentam descobrir se o ebola está sendo transmitido mais facilmente de pessoa para pessoa.

 Sabemos que o vírus está mudando bastante, disse à BBC o geneticista Anavaj Sakuntabhai. Isso é importante para o diagnóstico (de casos novos) e para o tratamento. Precisamos saber como o vírus (está mudando) para fazer frente ao nosso inimigo”, afirma Anavaj.

 Mutações em vírus ao longo do tempo não são incomuns. O ebola é um vírus de RNA - como o HIV e a influenza (gripe) - que têm uma elevada taxa de mutação.

 Identificamos vários casos que não têm nenhum sintoma, casos assintomáticos, disse Sakuntabhai.

 Essas pessoas podem ser as que mais transmitem o vírus, mas ainda não sabemos. Um vírus pode passar por uma mutação e se tornar menos mortal mas mais contagioso - isso é algo que nos deixa com medo”, concluí o pesquisador.

 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699