Campeão do Bom Senso

Campeão do Bom Senso

image


Texto escrito pelo professor mestre Emerson Rocha, coordenador do curso de Pós-graduação em Filosofia.


O direito de manifestar-se é uma das conquistas do Movimento Iluminista, tendo em vista que parte considerável dos filósofos deste período defendia que, em muitos casos, se preservasse a ideia alheia, ainda que não concordassem com ela. De qualquer modo, o período moderno fez nascer o indivíduo e, frente a tudo isso, cada pessoa passou a ter liberdade de expressão, que por sua vez, foi consagrada no Brasil por meio da Constituição Federal de 1988.

Posto isto, considera-se razoável que a população brasileira se manifeste contra a precariedade dos serviços públicos e a negligência do Estado no cumprimento dos seu deveres, isto é, há uma parcela considerável de pessoas que tem todos os motivos para protestar contra as condições de vida no país. E, em todos os casos, é quase um dever de cidadania buscar melhores condições de vida para todos. 

No que diz respeito às manifestações com a bandeira “Não vai ter Copa”, há que se evocar um princípio que é útil para solucionar o que não tem solução, ou seja, o bom senso. Em outras palavras, a proximidade do evento faz com que a única saída viável para o país seja o esforço a fim de que, na medida do possível, as coisas transcorram com tranquilidade durante os jogos. Assim sendo, o bom senso representa o princípio filosófico do mal menor, uma vez que diante de males inevitáveis é preciso escolher o menor deles. 

Em suma, as manifestações por um “país melhor” podem representar um enorme prejuízo para o bolso do contribuinte, pois, o fracasso da Copa do Mundo no Brasil poderá trazer perdas imensas para o Comércio e para o Turismo por muitos anos. Em face disso, mesmo reconhecendo a legitimidade das manifestações contra a Copa do Mundo, faz-se necessário apresentar as considerações supracitadas. Dito de outro modo, a prerrogativa que garante a todos o direito de reclamar do que julgarem necessário deve e pode ser regulada pelo bom senso.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699