Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

PÓS-GRADUAÇÃO - ON-LINE/AO VIVO

Atuação na Educação Infantil e nos Processos Inclusivos de Crianças com Deficiência

Organize planos de atendimento e promova a inclusão na educação infantil com intenção e cuidado

400
Horas
20
meses

PÓS-GRADUAÇÃO - ON-LINE/AO VIVO

Atuação na Educação Infantil e nos Processos Inclusivos de Crianças com Deficiência

Organize planos de atendimento e promova a inclusão na educação infantil com intenção e cuidado

Imagem
400 Horas
20
meses

Verificando autenticação...

Quanto Investir

–

Opção 1

24x R$ 391,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 508,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 742,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
QUERO ME INSCREVER

Especialize-se em Educação Infantil Inclusiva

e favoreça o desenvolvimento integral desde os primeiros anos

O curso Atuação na Educação Infantil e nos Processos Inclusivos de Crianças com Deficiência da USCS, no formato Online/Ao vivo, prepara educadores para acolher e estimular o desenvolvimento na primeira infância com base pedagógica, ética e sensível. A formação integra conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, planejamento intencional, adaptação de ambientes e recursos, mediação de comportamentos e parceria com famílias, garantindo participação, autonomia e aprendizagem significativa para todas as crianças.

Verificando autenticação...

Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Planejar atendimento inclusivo na educação infantil

Planejar atendimento inclusivo na educação infantil

Adaptar currículo, rotinas e materiais acessíveis

Adaptar currículo, rotinas e materiais acessíveis

Mediar comportamentos com abordagens respeitosas

Mediar comportamentos com abordagens respeitosas

Engajar famílias e equipes multiprofissionais

Engajar famílias e equipes multiprofissionais

Verificando autenticação...

Quais os diferenciais do curso?

Exercícios práticos ao vivo
Conteúdo sobre acessibilidade e ludicidade
Desenvolvimento de parceria escola–família–rede
Planejamento individualizado por dados
Imagem

Verificando autenticação...

O curso de Atuação na Educação Infantil foi desenvolvido para

Graduados em Pedagogia e áreas afins que desejam:

imagem

Atuar com intencionalidade pedagógica na inclusão de crianças com deficiência, TEA e altas habilidades

imagem

Desenvolver manejo sensível e competente na educação infantil e nos processos inclusivos

imagem

Colaborar com equipes multiprofissionais e famílias nos processos de inclusão

Verificando autenticação...

Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, doutora em Educação, Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, Diretora Educacional e cofundadora da AHIMSA, presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Referência nacional em surdocegueira, TEA, tecnologia assistiva e inclusão escolar.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, doutora em Educação, Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, Diretora Educacional e cofundadora da AHIMSA, presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Referência nacional em surdocegueira, TEA, tecnologia assistiva e inclusão escolar.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Verificando autenticação...

Curso oferece possibilidades de organização de planos de atendimento, conhecimento e apoio para o processo de inclusão de pessoas com deficiência educação infantil tanto em creches quanto em pré-escola.

Objetivos do curso
• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente a Creche, crianças até 3 anos de idade.

• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente pré-escola, crianças de 4 e 5 anos de idade.

• Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições.

• Promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e áreas afins.

Carga Horária: 400h 

Período: 20 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita, Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas, Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar

- Educação e Infância e Currículo
História, Políticas e Currículo da Educação Infantil. História da construção da Infância e amparo legal. Aspectos pedagógicos da Educação Infantil. Estratégias de Desenvolvimento da Criança e a BNCC

- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Educação Infantil: Linguagem e Alfabetização

- Educação e Infância e Currículo
O ensino da arte e educação física. O ensino da língua portuguesa. O ensino de história e geografia. O ensino de matemática e de ciências naturais
Desenvolvimento e aprendizagem na infância. Teorias do Conhecimento e a Criança de 0 a 6 Anos. Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

Curso oferece possibilidades de organização de planos de atendimento, conhecimento e apoio para o processo de inclusão de pessoas com deficiência educação infantil tanto em creches quanto em pré-escola.

Objetivos do curso
• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente a Creche, crianças até 3 anos de idade.

• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente pré-escola, crianças de 4 e 5 anos de idade.

• Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições.

• Promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e áreas afins.

Carga Horária: 400h 

Período: 20 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita, Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas, Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar

- Educação e Infância e Currículo
História, Políticas e Currículo da Educação Infantil. História da construção da Infância e amparo legal. Aspectos pedagógicos da Educação Infantil. Estratégias de Desenvolvimento da Criança e a BNCC

- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Educação Infantil: Linguagem e Alfabetização

- Educação e Infância e Currículo
O ensino da arte e educação física. O ensino da língua portuguesa. O ensino de história e geografia. O ensino de matemática e de ciências naturais
Desenvolvimento e aprendizagem na infância. Teorias do Conhecimento e a Criança de 0 a 6 Anos. Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

Verificando autenticação...

Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

Nome do Professor

Nome do Professor

Titulação do Professor

Breve Descrição do Professor.

Verificando autenticação...

Por que escolher a USCS?

Por que escolher a USCS?

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

Verificando autenticação...

Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

CONTATO NO WHATSAPP

Verificando autenticação...

Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

Verificando autenticação...

Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

Verificando autenticação...