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PÓS-GRADUAÇÃO - ON-LINE/AO VIVO

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Qualifique-se para fortalecer a aprendizagem inclusiva com técnica e sensibilidade

600
Horas
26
meses

PÓS-GRADUAÇÃO - ON-LINE/AO VIVO

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Qualifique-se para fortalecer a aprendizagem inclusiva com técnica e sensibilidade

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600 Horas
26
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Quanto Investir

–

Opção 1

24x R$ 391,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 508,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 742,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
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Especialize-se no Atendimento Educacional Especializado

e promova inclusão no contraturno com práticas eficazes e acessíveis

O curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da USCS, no formato Online/Ao vivo, capacita docentes para organizar, executar e avaliar atendimentos no contraturno com base legal, pedagógica e ética. A formação integra acessibilidade curricular, tecnologia assistiva, comunicação com famílias e trabalho em rede, desenvolvendo intervenções individualizadas, registros responsáveis e acompanhamento de progresso para garantir participação, autonomia e aprendizagem significativa.

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Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Atuar no AEE com base legal e pedagógica

Atuar no AEE com base legal e pedagógica

Planejar atendimentos no contraturno com foco

Planejar atendimentos no contraturno com foco

Adaptar currículo, recursos e comunicação

Adaptar currículo, recursos e comunicação

Elaborar PAI e monitorar evolução do estudante

Elaborar PAI e monitorar evolução do estudante

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Quais os diferenciais do curso?

Ensino clínico de AEE ao vivo
Conteúdo aprofundado em acessibilidade e TA
Desenvolvimento de parceria escola–família–rede
PAI orientado por dados
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O curso de Atendimento Educacional Especializado foi desenvolvido para

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins que desejam:

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Aprofundar fundamentos e práticas do AEE inclusivo

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Ampliar atuação na rede pública e privada

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Elaborar e aplicar Planos de Atendimento Individualizado (PAI)

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Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, doutora em Educação, Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, Diretora Educacional e cofundadora da AHIMSA, presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Referência nacional em surdocegueira, TEA, tecnologia assistiva e inclusão escolar.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, doutora em Educação, Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, Diretora Educacional e cofundadora da AHIMSA, presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Referência nacional em surdocegueira, TEA, tecnologia assistiva e inclusão escolar.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

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Curso para professores de recursos, professores de salas de recursos multifuncionais.

Tem como principal objetivo o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA, altas Habilidades/superdotação nos serviços e apoio no contraturno escolar.

Objetivos do curso
• Promover conhecimento ao professor para oportunizar pessoas com Deficiência, TEA, Altas Habilidades e Superdotação no seu processo de aprendizagem.

• Qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas que respondam aos desafios do processo educacional de alunos com deficiência, Altas Habilidades e Superdotação e transtornos.

• Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aulas comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

• Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.

Carga Horária: 600h 

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Atendimento Educacional Especializado ? AEE e A Educação Especial Inclusiva
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado ? AEE. As atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Formação de profissionais no AEE Inclusão de alunos com deficiência na escola comum
Atendimento Educacional Especializado ? AEE , Estratégias de atendimento, A rotina do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Sala de recursos multifuncionais.
Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Análise e reflexão sobre a construção de Projeto Político Pedagógico ? PPP inclusivos em escolas públicas. O Projeto Político Pedagógico ? PPP como elemento norteador das ações político-pedagógicas na escola inclusiva.
Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular.

- Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Plano Educacional Individualizado ? PEI e Alfabetização e Letramento, Letramento Matemático
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015)
O AEE como serviço de Educação Especial. Estrutura do Plano do Educacional Individualizado ? PEI. O profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE e a mediação na construção de um PEI flexível e inclusivo. A organização do PEI com a equipe multidisciplinar e a família.
Conceitos e Definições sobre alfabetização e letramento, Histórico dos métodos e metodologias de alfabetização, Processos de apropriação da língua escrita, Estratégias de leitura, Perspectivas de alfabetizar letrando
Fundamentos e Práticas Inclusivas: Os conceitos de numeramento e alfabetização matemática. Bases neurológicas: funcionamento cerebral acerca das habilidades matemáticas. Principais processos envolvidos no ensino da matemática. Modos de organização do trabalho de alfabetização matemática e numeramento para o professor do ensino regular e da sala de recursos. Elaboração de recursos pedagógicos.

- Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento,Deficiência intelectual, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.
Desenvolvimento histórico do conceito de TEA. Diagnóstico e estratégias de intervenção para TEA. Aspectos do desenvolvimento e desempenho motores e sensoriais e seus impactos na funcionalidade de indivíduos com TEA.
Subsídios teóricos, visando potencializar a atuação dos professores, na construção de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito com Transtorno do Espectro Autista.
História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
As causas deficiência física, a contribuição das Tecnologia Assistiva no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física.A contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais.

- Deficiência Auditiva/Surdez, Surdocegueria, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla
Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda. Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compreenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades. Concepções de Surdez. História da Educação de Surdos.
Legislação sobre o reconhecimento da LIBRAS e sobre o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. Propostas da educação de surdos na atualidade: perspectivas e práticas educacionais do Brasil e do mundo. As Línguas de Sinais e as Comunidades Surdas. Cultura Surda. LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira: características; uso; regionalismos; expressão corporal e facial na Língua de Sinais; parâmetros mínimos da LIBRAS; alfabeto manual; sinal pessoal; configuração de mãos em Libras; sinais do cotidiano; práticas de uso da Libras. Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais. Libras em diversos contextos da comunicação. Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções. Educação bilíngue. AEE para surdos na educação inclusiva.
Histórico e definições, causas e concepções sobre a Surdocegueira. O Atendimento Educacional Especializado e suas estratégias pedagógicas para a inclusão do educando. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira. Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis.
Conceito, tipos e inclusão. Tecnologia Assistiva no processo de Inclusão. O desenvolvimento global do educando com deficiência múltipla. O atendimento educacional especializado e suas estratégias para a inclusão do aluno com deficiência Múltipla. O Funcionamento da Visão. Conceito e classificação de Deficiência Visual. Caracterização do sujeito DV (cego e com baixa visão). Avaliação Funcional da Visão. 
Causas, consequências e fatores de risco da deficiência visual e a inclusão escolar. Competências dos professores na educação das pessoas com DV. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes.
Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de Vida autônoma. Noções de leitura e escrita no sistema Braille. (Os sistemas) e da utilização do Sorobã e Dosvox e sua utilização como prática pedagógica. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM)

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

Curso para professores de recursos, professores de salas de recursos multifuncionais.

Tem como principal objetivo o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA, altas Habilidades/superdotação nos serviços e apoio no contraturno escolar.

Objetivos do curso
• Promover conhecimento ao professor para oportunizar pessoas com Deficiência, TEA, Altas Habilidades e Superdotação no seu processo de aprendizagem.

• Qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas que respondam aos desafios do processo educacional de alunos com deficiência, Altas Habilidades e Superdotação e transtornos.

• Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aulas comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

• Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.

Carga Horária: 600h 

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Atendimento Educacional Especializado ? AEE e A Educação Especial Inclusiva
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado ? AEE. As atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Formação de profissionais no AEE Inclusão de alunos com deficiência na escola comum
Atendimento Educacional Especializado ? AEE , Estratégias de atendimento, A rotina do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Sala de recursos multifuncionais.
Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Análise e reflexão sobre a construção de Projeto Político Pedagógico ? PPP inclusivos em escolas públicas. O Projeto Político Pedagógico ? PPP como elemento norteador das ações político-pedagógicas na escola inclusiva.
Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular.

- Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Plano Educacional Individualizado ? PEI e Alfabetização e Letramento, Letramento Matemático
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015)
O AEE como serviço de Educação Especial. Estrutura do Plano do Educacional Individualizado ? PEI. O profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE e a mediação na construção de um PEI flexível e inclusivo. A organização do PEI com a equipe multidisciplinar e a família.
Conceitos e Definições sobre alfabetização e letramento, Histórico dos métodos e metodologias de alfabetização, Processos de apropriação da língua escrita, Estratégias de leitura, Perspectivas de alfabetizar letrando
Fundamentos e Práticas Inclusivas: Os conceitos de numeramento e alfabetização matemática. Bases neurológicas: funcionamento cerebral acerca das habilidades matemáticas. Principais processos envolvidos no ensino da matemática. Modos de organização do trabalho de alfabetização matemática e numeramento para o professor do ensino regular e da sala de recursos. Elaboração de recursos pedagógicos.

- Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento,Deficiência intelectual, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.
Desenvolvimento histórico do conceito de TEA. Diagnóstico e estratégias de intervenção para TEA. Aspectos do desenvolvimento e desempenho motores e sensoriais e seus impactos na funcionalidade de indivíduos com TEA.
Subsídios teóricos, visando potencializar a atuação dos professores, na construção de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito com Transtorno do Espectro Autista.
História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
As causas deficiência física, a contribuição das Tecnologia Assistiva no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física.A contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais.

- Deficiência Auditiva/Surdez, Surdocegueria, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla
Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda. Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compreenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades. Concepções de Surdez. História da Educação de Surdos.
Legislação sobre o reconhecimento da LIBRAS e sobre o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. Propostas da educação de surdos na atualidade: perspectivas e práticas educacionais do Brasil e do mundo. As Línguas de Sinais e as Comunidades Surdas. Cultura Surda. LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira: características; uso; regionalismos; expressão corporal e facial na Língua de Sinais; parâmetros mínimos da LIBRAS; alfabeto manual; sinal pessoal; configuração de mãos em Libras; sinais do cotidiano; práticas de uso da Libras. Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais. Libras em diversos contextos da comunicação. Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções. Educação bilíngue. AEE para surdos na educação inclusiva.
Histórico e definições, causas e concepções sobre a Surdocegueira. O Atendimento Educacional Especializado e suas estratégias pedagógicas para a inclusão do educando. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira. Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis.
Conceito, tipos e inclusão. Tecnologia Assistiva no processo de Inclusão. O desenvolvimento global do educando com deficiência múltipla. O atendimento educacional especializado e suas estratégias para a inclusão do aluno com deficiência Múltipla. O Funcionamento da Visão. Conceito e classificação de Deficiência Visual. Caracterização do sujeito DV (cego e com baixa visão). Avaliação Funcional da Visão. 
Causas, consequências e fatores de risco da deficiência visual e a inclusão escolar. Competências dos professores na educação das pessoas com DV. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes.
Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de Vida autônoma. Noções de leitura e escrita no sistema Braille. (Os sistemas) e da utilização do Sorobã e Dosvox e sua utilização como prática pedagógica. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM)

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
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Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

Nome do Professor

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Breve Descrição do Professor.

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Por que escolher a USCS?

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Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

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Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
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Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

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Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

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