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PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Qualifique-se para auxiliar no processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA e Altas Habilidades e Superdotação nos serviços e apoio no cont

600
Horas
180h ao vivo + 60h EAD + 320h presenciais + 40h de estágio
Duração: 26 meses

PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Qualifique-se para auxiliar no processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA e Altas Habilidades e Superdotação nos serviços e apoio no cont

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600 Horas
180h ao vivo + 60h EAD + 320h presenciais + 40h de estágio
Duração: 26 meses

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Quanto Investir

SAO PAULO – SP

Opção 1

24x R$ 473,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 615,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 899,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
Previsão 21 de Março de 2026

CAMPUS SÃO PAULO
Rua Treze de Maio

Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

QUERO ME INSCREVER
SAO CAETANO DO SUL – SP

Opção 1

24x R$ 473,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 615,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 899,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
Previsão 25 de Abril de 2026

CAMPUS CENTRO
Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO

Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

QUERO ME INSCREVER

Especialize-se no Atendimento Educacional Especializado

e fortaleça a aprendizagem inclusiva no contraturno escolar

O curso de Atendimento Educacional Especializado – AEE prepara professores para atuarem com excelência nos serviços de apoio educacional prestados no contraturno, atendendo estudantes com deficiência, TEA, superdotação e altas habilidades. Com foco na prática pedagógica e nas adaptações necessárias ao processo de ensino-aprendizagem, o curso oferece estratégias, recursos e fundamentação teórica para garantir uma educação mais inclusiva, acessível e eficaz.

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Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Promover a formação de professores especializados

Promover a formação de professores especializados

Planejar práticas pedagógicas para inclusão escolar

Planejar práticas pedagógicas para inclusão escolar

Preparar profissionais para atuar em salas regulares

Preparar profissionais para atuar em salas regulares

Desenvolver planos para os desafios educacionais

Desenvolver planos para os desafios educacionais

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Quais os diferenciais do curso de AEE

Formação focada na prática pedagógica inclusiva
Capacitação para atuação em salas de recursos multifuncionais
Conteúdo atualizado e alinhado às diretrizes da educação inclusiva
Preparação para elaboração de planos de atendimento individualizado (PAI)
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O curso de Atendimento Educacional Especializado foi desenvolvido para

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins, que buscam:

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Aprofundar conhecimentos sobre educação inclusiva, entendendo as bases legais, pedagógicas e metodológicas do AEE

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Ampliar as oportunidades de atuação na rede pública e privada

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Aprender a elaborar e aplicar planos de atendimento individualizado (PAI)

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Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Conheça a coordenadora do curso

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

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Curso para professores de recursos, professores de salas de recursos multifuncionais.

Tem como principal objetivo o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA, altas Habilidades/superdotação nos serviços e apoio no contraturno escolar.

Objetivos do curso
• Promover conhecimento ao professor para oportunizar pessoas com Deficiência, TEA, Altas Habilidades e Superdotação no seu processo de aprendizagem.

• Qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas que respondam aos desafios do processo educacional de alunos com deficiência, Altas Habilidades e Superdotação e transtornos.

• Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aulas comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

• Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.

Carga Horária: 600h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 320h presenciais + 40h estágio).

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Atendimento Educacional Especializado ? AEE e A Educação Especial Inclusiva
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado ? AEE. As atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Formação de profissionais no AEE Inclusão de alunos com deficiência na escola comum
Atendimento Educacional Especializado ? AEE , Estratégias de atendimento, A rotina do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Sala de recursos multifuncionais.
Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Análise e reflexão sobre a construção de Projeto Político Pedagógico ? PPP inclusivos em escolas públicas. O Projeto Político Pedagógico ? PPP como elemento norteador das ações político-pedagógicas na escola inclusiva.
Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular.

- Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Plano Educacional Individualizado ? PEI e Alfabetização e Letramento, Letramento Matemático
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015)
O AEE como serviço de Educação Especial. Estrutura do Plano do Educacional Individualizado ? PEI. O profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE e a mediação na construção de um PEI flexível e inclusivo. A organização do PEI com a equipe multidisciplinar e a família.
Conceitos e Definições sobre alfabetização e letramento, Histórico dos métodos e metodologias de alfabetização, Processos de apropriação da língua escrita, Estratégias de leitura, Perspectivas de alfabetizar letrando
Fundamentos e Práticas Inclusivas: Os conceitos de numeramento e alfabetização matemática. Bases neurológicas: funcionamento cerebral acerca das habilidades matemáticas. Principais processos envolvidos no ensino da matemática. Modos de organização do trabalho de alfabetização matemática e numeramento para o professor do ensino regular e da sala de recursos. Elaboração de recursos pedagógicos.

- Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento,Deficiência intelectual, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.
Desenvolvimento histórico do conceito de TEA. Diagnóstico e estratégias de intervenção para TEA. Aspectos do desenvolvimento e desempenho motores e sensoriais e seus impactos na funcionalidade de indivíduos com TEA.
Subsídios teóricos, visando potencializar a atuação dos professores, na construção de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito com Transtorno do Espectro Autista.
História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
As causas deficiência física, a contribuição das Tecnologia Assistiva no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física.A contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais.

- Deficiência Auditiva/Surdez, Surdocegueria, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla
Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda. Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compreenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades. Concepções de Surdez. História da Educação de Surdos.
Legislação sobre o reconhecimento da LIBRAS e sobre o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. Propostas da educação de surdos na atualidade: perspectivas e práticas educacionais do Brasil e do mundo. As Línguas de Sinais e as Comunidades Surdas. Cultura Surda. LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira: características; uso; regionalismos; expressão corporal e facial na Língua de Sinais; parâmetros mínimos da LIBRAS; alfabeto manual; sinal pessoal; configuração de mãos em Libras; sinais do cotidiano; práticas de uso da Libras. Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais. Libras em diversos contextos da comunicação. Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções. Educação bilíngue. AEE para surdos na educação inclusiva.
Histórico e definições, causas e concepções sobre a Surdocegueira. O Atendimento Educacional Especializado e suas estratégias pedagógicas para a inclusão do educando. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira. Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis.
Conceito, tipos e inclusão. Tecnologia Assistiva no processo de Inclusão. O desenvolvimento global do educando com deficiência múltipla. O atendimento educacional especializado e suas estratégias para a inclusão do aluno com deficiência Múltipla. O Funcionamento da Visão. Conceito e classificação de Deficiência Visual. Caracterização do sujeito DV (cego e com baixa visão). Avaliação Funcional da Visão. 
Causas, consequências e fatores de risco da deficiência visual e a inclusão escolar. Competências dos professores na educação das pessoas com DV. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes.
Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de Vida autônoma. Noções de leitura e escrita no sistema Braille. (Os sistemas) e da utilização do Sorobã e Dosvox e sua utilização como prática pedagógica. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM)

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

Curso para professores de recursos, professores de salas de recursos multifuncionais.

Tem como principal objetivo o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA, altas Habilidades/superdotação nos serviços e apoio no contraturno escolar.

Objetivos do curso
• Promover conhecimento ao professor para oportunizar pessoas com Deficiência, TEA, Altas Habilidades e Superdotação no seu processo de aprendizagem.

• Qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas que respondam aos desafios do processo educacional de alunos com deficiência, Altas Habilidades e Superdotação e transtornos.

• Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aulas comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.

• Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.

Carga Horária: 600h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 320h presenciais + 40h estágio).

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Atendimento Educacional Especializado ? AEE e A Educação Especial Inclusiva
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado ? AEE. As atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Formação de profissionais no AEE Inclusão de alunos com deficiência na escola comum
Atendimento Educacional Especializado ? AEE , Estratégias de atendimento, A rotina do Atendimento Educacional Especializado ? AEE. Sala de recursos multifuncionais.
Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Análise e reflexão sobre a construção de Projeto Político Pedagógico ? PPP inclusivos em escolas públicas. O Projeto Político Pedagógico ? PPP como elemento norteador das ações político-pedagógicas na escola inclusiva.
Possibilidades de ações no interior da escola na perspectiva da construção de uma escola inclusiva. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular.

- Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva e Plano Educacional Individualizado ? PEI e Alfabetização e Letramento, Letramento Matemático
A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Políticas públicas em Educação Inclusiva. Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015)
O AEE como serviço de Educação Especial. Estrutura do Plano do Educacional Individualizado ? PEI. O profissional do Atendimento Educacional Especializado ? AEE e a mediação na construção de um PEI flexível e inclusivo. A organização do PEI com a equipe multidisciplinar e a família.
Conceitos e Definições sobre alfabetização e letramento, Histórico dos métodos e metodologias de alfabetização, Processos de apropriação da língua escrita, Estratégias de leitura, Perspectivas de alfabetizar letrando
Fundamentos e Práticas Inclusivas: Os conceitos de numeramento e alfabetização matemática. Bases neurológicas: funcionamento cerebral acerca das habilidades matemáticas. Principais processos envolvidos no ensino da matemática. Modos de organização do trabalho de alfabetização matemática e numeramento para o professor do ensino regular e da sala de recursos. Elaboração de recursos pedagógicos.

- Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento,Deficiência intelectual, Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.
Desenvolvimento histórico do conceito de TEA. Diagnóstico e estratégias de intervenção para TEA. Aspectos do desenvolvimento e desempenho motores e sensoriais e seus impactos na funcionalidade de indivíduos com TEA.
Subsídios teóricos, visando potencializar a atuação dos professores, na construção de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito com Transtorno do Espectro Autista.
História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
As causas deficiência física, a contribuição das Tecnologia Assistiva no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física.A contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais.

- Deficiência Auditiva/Surdez, Surdocegueria, Deficiência Visual e Deficiência Múltipla
Estudos Surdos: histórico e noções gerais sobre os estudantes surdos, aquisição de linguagem, legislação e identidade e cultura surda. Desenvolvimento das habilidades técnicas, utilização de recursos virtuais de comunicação, para levar os cursistas a compreenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor no AEE, na perspectiva inclusiva. Competências essenciais que determinam a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades. Concepções de Surdez. História da Educação de Surdos.
Legislação sobre o reconhecimento da LIBRAS e sobre o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. Propostas da educação de surdos na atualidade: perspectivas e práticas educacionais do Brasil e do mundo. As Línguas de Sinais e as Comunidades Surdas. Cultura Surda. LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira: características; uso; regionalismos; expressão corporal e facial na Língua de Sinais; parâmetros mínimos da LIBRAS; alfabeto manual; sinal pessoal; configuração de mãos em Libras; sinais do cotidiano; práticas de uso da Libras. Estudos introdutórios da estrutura linguística e gramatical da língua de sinais. Libras em diversos contextos da comunicação. Estudo dos conceitos de bilinguismo, suas diferentes concepções. Educação bilíngue. AEE para surdos na educação inclusiva.
Histórico e definições, causas e concepções sobre a Surdocegueira. O Atendimento Educacional Especializado e suas estratégias pedagógicas para a inclusão do educando. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira. Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis.
Conceito, tipos e inclusão. Tecnologia Assistiva no processo de Inclusão. O desenvolvimento global do educando com deficiência múltipla. O atendimento educacional especializado e suas estratégias para a inclusão do aluno com deficiência Múltipla. O Funcionamento da Visão. Conceito e classificação de Deficiência Visual. Caracterização do sujeito DV (cego e com baixa visão). Avaliação Funcional da Visão. 
Causas, consequências e fatores de risco da deficiência visual e a inclusão escolar. Competências dos professores na educação das pessoas com DV. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes.
Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de Vida autônoma. Noções de leitura e escrita no sistema Braille. (Os sistemas) e da utilização do Sorobã e Dosvox e sua utilização como prática pedagógica. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM)

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

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Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

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Por que escolher a USCS?

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Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

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Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
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Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

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Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

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Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

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