As empresas precisam conhecer profundamente seus clientes

As empresas precisam conhecer profundamente seus clientes

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Para conseguir se consolidar no mercado, as empresas precisam se encaixar em uma série de exigências. Além disso, é preciso se adaptar às transformações de processos, um dos quais é a importância de entender os clientes, escutá-los e estabelecer uma relação sólida com eles. Os clientes são a peça principal de uma empresa e, para entendê-los, é preciso desenvolver um sistema de coleta de dados eficiente e uma equipe estratégica para compreender as mudanças de comportamento do público.
 

É através da compreensão do comportamento do cliente que as marcas conseguem ter uma base sobre o processo de decisão do consumidor. A partir dessas informações, é possível ter insights sobre questões técnicas dos produtos/serviços e, ainda, ajudar a equipe de marketing a desenvolver campanhas mais eficientes.

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Além disso, estabelecer uma relação mais ativa com o cliente ajuda os dois lados a criarem uma ligação mais forte e um laço de confiança. Essa conexão só gera bons frutos para as empresas, e essa relação gera dados valiosos.
 

A tomada de decisão é baseada nas emoções
 

É importante entender que, como seres humanos, boa parte de nossas decisões são baseadas em nossas emoções. E quando se trata de consumo, isso é ainda mais forte. Nosso cérebro trabalha o tempo inteiro, absorvendo informações, fazendo julgamentos e tomando decisões.

Por isso, muitas das nossas decisões no dia a dia são tomadas em questão de segundos e feitas de forma intuitiva. Na maioria das vezes, quando decidimos fazer algo, estamos tomados pela emoção, e a razão acaba ficando de lado na maioria situações.
 

A relação dos clientes com as marcas, independentemente se a experiência é boa ou ruim, depende muito de como foi a vivência naquele momento. Porém,  nosso cérebro tende a destacar apenas os momentos mais intensos da situação, e é exatamente isso que nos ajuda a criar a percepção sobre a marca. Portanto, é de extrema importância as empresas entenderem todos os processos operacionais e o lado emocional da experiência do cliente.
 

Mapear a jornada dos clientes é importantíssimo para entender suas emoções. Por meio da interpretação de sentimentos, a empresa consegue melhorar serviços/produtos, aprimorar estratégias e estreitar a relação com seus clientes. Dessa forma, também é possível corrigir possíveis erros que influenciam o cliente no processo de decisão.
 

Profissionais qualificados é essencial
 

O processo de compreensão dos clientes é muito complexo, e para realizar os estudos com êxito, as empresas precisam contar com profissionais altamente qualificados. Por isso, o mercado de trabalho está mais exigente em relação às habilidades e às qualificações dos profissionais, já que as demandas sofrem alterações o tempo inteiro.
 

O Marketing, de maneira resumida, visa compreender as necessidades do mercado, do cliente e os principais elementos envolvidos, como preço, público-alvo, estratégias de venda, marcas e produtos. A neurociência envolvem várias áreas de conhecimento (biologia, fisiologia, medicina, psicologia, entre outras) que estudam as estruturas, o desenvolvimento e as funções do sistema nervoso. Assim, a neurociência nos oferece a compreensão de como os estímulos (visuais, auditivos e outros) chegam ao cérebro e como os processos cognitivos (atenção, memória, motivação, emoção e muito mais) atuam diante desses estímulos.
 

O Neuromarketing constitui a interface entre os conhecimentos do marketing e das neurociências, para a compreensão dos fatores cerebrais que determinam a tomada de decisão, o comportamento do consumidor e a lógica do consumo.
Dessa forma, o curso de Neuromarketing foi concebido para que os alunos aprendam as reações neurológicas a determinados estímulos externos e sejam capazes de criar estratégias mais eficazes, com base nas neurociências, para gerar desejo em relação a determinados produtos e marcas, criar os impulsos e as motivações necessárias para conquistar, reter e fidelizar os consumidores.

 

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