
Diretamente relacionado ao sistema nervoso, o controle motor depende de dois fatores primordialmente: equilíbrio orgânico interno e o modo como o corpo interage e reage com os fatores externos. Fatores genéticos associados aos do meio ambiente é que irão promover a capacidade de o ser humano se adaptar e se relacionar com o mundo.
Respostas motoras a estímulos devem ser controlados por este equilíbrio interno, para que o comportamento se organize, se decodifique informações e as transforme em conhecimento.
Este processo cognitivo, associado às experiências individuais é que definirá a aprendizagem motora.
Não importa a idade, estamos em constante adaptação ao meio, pois tanto o meio quanto nossas experiências se modificam, tornando um processo constante de elaboração de conceitos, movimentos, ações e reações.
Com o passar do tempo, teremos maiores dificuldades em nos adaptar às circunstâncias do meio, por isso, é muito relevante que áreas específicas sejam trabalhadas, e os exercícios sejam direcionados para cada indivíduo, dentro de seu contexto, levando em consideração a história de cada um, para que se perceba uma evolução no processo de aprendizagem, desenvolvimento e controle motor.