Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

WhatsApp

PÓS-GRADUAÇÃO - EAD

Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares

Domine estratégias de gestão e inovação para transformar bibliotecas em espaços vivos de aprendizagem e inclusão

380
Horas
6
meses

PÓS-GRADUAÇÃO - EAD

Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares

Domine estratégias de gestão e inovação para transformar bibliotecas em espaços vivos de aprendizagem e inclusão

Imagem
380 Horas
6
meses

Verificando autenticação...

Quanto Investir

A Distância (EAD)
Turma Confirmada

Opção 1

24x R$ 222,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 289,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 422,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
QUERO ME INSCREVER

Especialize-se em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares

e fortaleça sua atuação na gestão do conhecimento e da cultura

O curso de Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares da USCS oferece uma formação completa e atualizada, voltada para a gestão eficiente de acervos, pessoas e processos em ambientes de informação e cultura. Com base em práticas contemporâneas e recursos digitais, o curso capacita profissionais para administrar bibliotecas públicas e escolares com qualidade, inovação e compromisso social.

Verificando autenticação...

Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Desenvolver competências em gestão de bibliotecas

Desenvolver competências em gestão de bibliotecas

Aprimorar práticas de organização e acervos digitais

Aprimorar práticas de organização e acervos digitais

Capacitar para implantar projetos de leitura e cultura

Capacitar para implantar projetos de leitura e cultura

Promover inovação e inclusão nos espaços informacionais

Promover inovação e inclusão nos espaços informacionais

Verificando autenticação...

Quais os diferenciais do curso?

Formação voltada à prática profissional
Integração entre teoria e tecnologia da informação
Mercado em expansão e de grande relevância social
Atuação em diversos contextos educacionais e culturais
Imagem

Verificando autenticação...

O curso de Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares foi desenvolvido para

Graduados em Biblioteconomia, Arquivologia, Pedagogia, Letras, História e áreas afins, que desejam se especializar na gestão de bibliotecas e centros de informação, e que buscam:

imagem

Aprofundar conhecimentos técnicos e gerenciais

imagem

Especializar-se para atuar com inovação e eficiência

imagem

Se posicionar como referência em bibliotecas e cultura

Verificando autenticação...

Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

Verificando autenticação...

Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.


Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Cultura, informam que cerca de 79% dos municípios brasileiros contemplam ao menos uma biblioteca pública. Em boa parte desses municípios, a biblioteca pública é o único espaço de circulação de cultura e informação, e que, acaba exercendo um papel político e social, ao oportunizar a democratização dos cidadãos, além de oportunizar o acesso ao conhecimento e às informações produzidas pela humanidade ao longo dos tempos.
Entretanto, uma boa parcela significativa destas bibliotecas estão instaladas em locais precários, acervos desatualizados, ausência de profissionais qualificados para as funções técnicas, gerando ineficiência e baixa qualidade dos serviços prestados aos seus usuários, ocasionados pela má gestão dos recursos.
Outra realidade é a formação destes profissionais, sendo raras às bibliotecas que dispõe em seus quadros profissionais com formação em Biblioteconomia. Na ausência destes profissionais, o gerenciamento e o controle técnico são exercidos por outros profissionais (principalmente de professores readaptados), sem formação e conhecimento técnico específico, o que pode explicar em parte, a baixa qualidade dos serviços e recursos oferecidos à população, criando assim, uma imagem negativa e desvirtuada da instituição.
Neste sentido, uma das alternativas para reverter à situação apresentada, é a necessidade de qualificar estes profissionais, preparando-os para um melhor desempenho de suas funções.


O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.
Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.
Concebeu-se o curso com vistas à formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas bibliotecas escolares da Educação Básica e nas bibliotecas públicas municipais, estaduais e centros de cultura, vinculada ao setor público e privada, vinculada ao setor público e privado. A proposta é a de possibilitar uma perspectiva moderna, ampla e abrangente de funcionamento destas instituições de caráter cultural formando leitores, da criança ao adolescente bem como a formação de especialistas na área de Gestão de Bibliotecas Escolares.

Objetivos do curso
Capacitar profissionais que atuam no gerenciamento das Bibliotecas Públicas e Centros de Cultura das esferas públicas estadual, municipal e particulares, objetivando melhorias na qualidade dos recursos e dos serviços prestados, bem como, atender às necessidades informacionais de seus usuários, bem assim proporcionar uma ampla formação, de modo que os diversos atores envolvidos na organização e utilização das bibliotecas escolares possam assumir ativamente o papel apropriado: os gestores, encarregados da gestão técnica e pedagógica da biblioteca escolar; os professores em diferentes níveis de ensino e disciplinas, na implantação de projetos ligados à exploração didática da biblioteca escolar; as equipes responsáveis pela coordenação pedagógica no projeto de gestão da biblioteca escolar.

A quem se destina: bibliotecários, arquivistas, professores, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados que atuam ou desejam direta ou indiretamente nas bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e centros culturais. 

Carga horária: 380h.

Período do curso: 06 meses de duração.

Matriz Curricular
- Visão Estratégica
- Visão Humanista
- Administração, Tratamento e Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares
- Atividades de Dinamização dos Serviços em Bibliotecas Públicas e Escolares
- Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos
- Bibliotecas Públicas e Escolares no Contexto da Sociedade da Informação
- Literatura Infanto-Juvenil na Formação do Leitor
- Conservação Preventiva em Acervos
- Gestão Eletrônica de Documentos
- Avaliação Final
 

 

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

- Cópia do RG e CPF
- Histórico da graduação
- Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

 

 

Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.


Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Cultura, informam que cerca de 79% dos municípios brasileiros contemplam ao menos uma biblioteca pública. Em boa parte desses municípios, a biblioteca pública é o único espaço de circulação de cultura e informação, e que, acaba exercendo um papel político e social, ao oportunizar a democratização dos cidadãos, além de oportunizar o acesso ao conhecimento e às informações produzidas pela humanidade ao longo dos tempos.
Entretanto, uma boa parcela significativa destas bibliotecas estão instaladas em locais precários, acervos desatualizados, ausência de profissionais qualificados para as funções técnicas, gerando ineficiência e baixa qualidade dos serviços prestados aos seus usuários, ocasionados pela má gestão dos recursos.
Outra realidade é a formação destes profissionais, sendo raras às bibliotecas que dispõe em seus quadros profissionais com formação em Biblioteconomia. Na ausência destes profissionais, o gerenciamento e o controle técnico são exercidos por outros profissionais (principalmente de professores readaptados), sem formação e conhecimento técnico específico, o que pode explicar em parte, a baixa qualidade dos serviços e recursos oferecidos à população, criando assim, uma imagem negativa e desvirtuada da instituição.
Neste sentido, uma das alternativas para reverter à situação apresentada, é a necessidade de qualificar estes profissionais, preparando-os para um melhor desempenho de suas funções.


O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.
Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.
Concebeu-se o curso com vistas à formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas bibliotecas escolares da Educação Básica e nas bibliotecas públicas municipais, estaduais e centros de cultura, vinculada ao setor público e privada, vinculada ao setor público e privado. A proposta é a de possibilitar uma perspectiva moderna, ampla e abrangente de funcionamento destas instituições de caráter cultural formando leitores, da criança ao adolescente bem como a formação de especialistas na área de Gestão de Bibliotecas Escolares.

Objetivos do curso
Capacitar profissionais que atuam no gerenciamento das Bibliotecas Públicas e Centros de Cultura das esferas públicas estadual, municipal e particulares, objetivando melhorias na qualidade dos recursos e dos serviços prestados, bem como, atender às necessidades informacionais de seus usuários, bem assim proporcionar uma ampla formação, de modo que os diversos atores envolvidos na organização e utilização das bibliotecas escolares possam assumir ativamente o papel apropriado: os gestores, encarregados da gestão técnica e pedagógica da biblioteca escolar; os professores em diferentes níveis de ensino e disciplinas, na implantação de projetos ligados à exploração didática da biblioteca escolar; as equipes responsáveis pela coordenação pedagógica no projeto de gestão da biblioteca escolar.

A quem se destina: bibliotecários, arquivistas, professores, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados que atuam ou desejam direta ou indiretamente nas bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e centros culturais. 

Carga horária: 380h.

Período do curso: 06 meses de duração.

Matriz Curricular
- Visão Estratégica
- Visão Humanista
- Administração, Tratamento e Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares
- Atividades de Dinamização dos Serviços em Bibliotecas Públicas e Escolares
- Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos
- Bibliotecas Públicas e Escolares no Contexto da Sociedade da Informação
- Literatura Infanto-Juvenil na Formação do Leitor
- Conservação Preventiva em Acervos
- Gestão Eletrônica de Documentos
- Avaliação Final
 

 

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

- Cópia do RG e CPF
- Histórico da graduação
- Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

 

 

Verificando autenticação...

Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

Nome do Professor

Nome do Professor

Titulação do Professor

Breve Descrição do Professor.

Verificando autenticação...

Por que escolher a USCS?

Por que escolher a USCS?

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

Verificando autenticação...

Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

CONTATO NO WHATSAPP

Verificando autenticação...

Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

Verificando autenticação...

Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

Verificando autenticação...