
PÓS-GRADUAÇÃO - EAD

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e fortaleça sua atuação na gestão do conhecimento e da cultura
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Graduados em Biblioteconomia, Arquivologia, Pedagogia, Letras, História e áreas afins, que desejam se especializar na gestão de bibliotecas e centros de informação, e que buscam:
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Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

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Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.
Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Cultura, informam que cerca de 79% dos municípios brasileiros contemplam ao menos uma biblioteca pública. Em boa parte desses municípios, a biblioteca pública é o único espaço de circulação de cultura e informação, e que, acaba exercendo um papel político e social, ao oportunizar a democratização dos cidadãos, além de oportunizar o acesso ao conhecimento e às informações produzidas pela humanidade ao longo dos tempos.
Entretanto, uma boa parcela significativa destas bibliotecas estão instaladas em locais precários, acervos desatualizados, ausência de profissionais qualificados para as funções técnicas, gerando ineficiência e baixa qualidade dos serviços prestados aos seus usuários, ocasionados pela má gestão dos recursos.
Outra realidade é a formação destes profissionais, sendo raras às bibliotecas que dispõe em seus quadros profissionais com formação em Biblioteconomia. Na ausência destes profissionais, o gerenciamento e o controle técnico são exercidos por outros profissionais (principalmente de professores readaptados), sem formação e conhecimento técnico específico, o que pode explicar em parte, a baixa qualidade dos serviços e recursos oferecidos à população, criando assim, uma imagem negativa e desvirtuada da instituição.
Neste sentido, uma das alternativas para reverter à situação apresentada, é a necessidade de qualificar estes profissionais, preparando-os para um melhor desempenho de suas funções.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.
Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.
Concebeu-se o curso com vistas à formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas bibliotecas escolares da Educação Básica e nas bibliotecas públicas municipais, estaduais e centros de cultura, vinculada ao setor público e privada, vinculada ao setor público e privado. A proposta é a de possibilitar uma perspectiva moderna, ampla e abrangente de funcionamento destas instituições de caráter cultural formando leitores, da criança ao adolescente bem como a formação de especialistas na área de Gestão de Bibliotecas Escolares.
Objetivos do curso
Capacitar profissionais que atuam no gerenciamento das Bibliotecas Públicas e Centros de Cultura das esferas públicas estadual, municipal e particulares, objetivando melhorias na qualidade dos recursos e dos serviços prestados, bem como, atender às necessidades informacionais de seus usuários, bem assim proporcionar uma ampla formação, de modo que os diversos atores envolvidos na organização e utilização das bibliotecas escolares possam assumir ativamente o papel apropriado: os gestores, encarregados da gestão técnica e pedagógica da biblioteca escolar; os professores em diferentes níveis de ensino e disciplinas, na implantação de projetos ligados à exploração didática da biblioteca escolar; as equipes responsáveis pela coordenação pedagógica no projeto de gestão da biblioteca escolar.
A quem se destina: bibliotecários, arquivistas, professores, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados que atuam ou desejam direta ou indiretamente nas bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e centros culturais.
Nestes tempos denominados de Sociedade da Informação, onde novas tecnologias digitais nos são apresentadas cotidianamente, a gestão de documentos eletrônicos vem rapidamente ganhando significativa relevância tanto na área organizacional empresarial e pública quanto nos espaços acadêmicos e educacionais. A mídia nacional tem fornecido espaço crescente para o tema, que se tornou assunto de debate nacional, dadas as dificuldades recorrentes por que passa a evolução tecnológica da sociedade brasileira neste início do século XXI.
Dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Cultura, informam que cerca de 79% dos municípios brasileiros contemplam ao menos uma biblioteca pública. Em boa parte desses municípios, a biblioteca pública é o único espaço de circulação de cultura e informação, e que, acaba exercendo um papel político e social, ao oportunizar a democratização dos cidadãos, além de oportunizar o acesso ao conhecimento e às informações produzidas pela humanidade ao longo dos tempos.
Entretanto, uma boa parcela significativa destas bibliotecas estão instaladas em locais precários, acervos desatualizados, ausência de profissionais qualificados para as funções técnicas, gerando ineficiência e baixa qualidade dos serviços prestados aos seus usuários, ocasionados pela má gestão dos recursos.
Outra realidade é a formação destes profissionais, sendo raras às bibliotecas que dispõe em seus quadros profissionais com formação em Biblioteconomia. Na ausência destes profissionais, o gerenciamento e o controle técnico são exercidos por outros profissionais (principalmente de professores readaptados), sem formação e conhecimento técnico específico, o que pode explicar em parte, a baixa qualidade dos serviços e recursos oferecidos à população, criando assim, uma imagem negativa e desvirtuada da instituição.
Neste sentido, uma das alternativas para reverter à situação apresentada, é a necessidade de qualificar estes profissionais, preparando-os para um melhor desempenho de suas funções.
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares possui o compromisso garantido com resultados efetivos, por meio da absorção de conceitos teóricos e seu exercício em aplicações práticas.
Suas disciplinas, desenvolvidas com o objetivo de alcançar um aprendizado estimulante e profundo, utilizam-se de metodologia embasada no estudo de casos, que simulam os constructos de decisão encontrados no dia a dia da gestão de eletrônica de documentos.
Concebeu-se o curso com vistas à formação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas bibliotecas escolares da Educação Básica e nas bibliotecas públicas municipais, estaduais e centros de cultura, vinculada ao setor público e privada, vinculada ao setor público e privado. A proposta é a de possibilitar uma perspectiva moderna, ampla e abrangente de funcionamento destas instituições de caráter cultural formando leitores, da criança ao adolescente bem como a formação de especialistas na área de Gestão de Bibliotecas Escolares.
Objetivos do curso
Capacitar profissionais que atuam no gerenciamento das Bibliotecas Públicas e Centros de Cultura das esferas públicas estadual, municipal e particulares, objetivando melhorias na qualidade dos recursos e dos serviços prestados, bem como, atender às necessidades informacionais de seus usuários, bem assim proporcionar uma ampla formação, de modo que os diversos atores envolvidos na organização e utilização das bibliotecas escolares possam assumir ativamente o papel apropriado: os gestores, encarregados da gestão técnica e pedagógica da biblioteca escolar; os professores em diferentes níveis de ensino e disciplinas, na implantação de projetos ligados à exploração didática da biblioteca escolar; as equipes responsáveis pela coordenação pedagógica no projeto de gestão da biblioteca escolar.
A quem se destina: bibliotecários, arquivistas, professores, técnicos em arquivo e demais profissionais graduados que atuam ou desejam direta ou indiretamente nas bibliotecas públicas, bibliotecas escolares e centros culturais.
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Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.
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Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.
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