A relação do consumismo e a angústia

A relação do consumismo e a angústia

image

Nós somos bombardeados diariamente com uma série de anúncios publicitários, seja na TV, nas ruas, nas redes sociais e em diversos meios de comunicação. E todos esses anúncios nos fazem pensar que nós precisamos de vários destes produtos para sermos bem-sucedidos, felizes e para ter o conforto desejado.
 

Muitas pessoas se tornam compulsivas por compras, e em alguns casos isso se torna uma patologia. Ainda assim, a compulsão por compras não é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 

O sentimento que bate em uma pessoa compulsiva é de uma forte ansiedade que só saciada após a aquisição do produto que é desejado.
 

A compulsão pode ter sintomas físicos?
 

A resposta para essa pergunta é sim. A não aquisição daquilo que é desejado pode gerar sintomas como irritação, sudorese, taquicardia, sensação de desmaio e tremor. Porém, mesmo depois da compra efetivada o sentimento é de culpa por não ter se controlado ou arrependimento. O que acaba levando a pessoa a comprar novamente e isso se torna um círculo vicioso.
 

O consumismo é perigoso e demora a ser detectado pela própria pessoa e por sua família. A patologia pode ser diagnosticada muitos anos depois, um dos motivos pode ser a vergonha que a pessoa sente em assumir que não consegue se controlar.
 

Como é feito o diagnóstico?
 

Engana-se quem pensa que o diagnóstico é feito através de um levantamento da quantidade de dinheiro que a pessoa gasta. Na verdade, o especialista fará uma avaliação do impacto que o consumismo tem na vida particular, familiar e até profissional.
 

Pessoas que não estão inseridas em grupos sociais, sejam eles no trabalho, família ou faculdade, por exemplo, podem desenvolver com mais facilidade as dependências. As mulheres costumam ser as mais afetadas por esse tipo de compulsão, porém, há quem conteste essa afirmação dizendo que podem haver homens que sofrem com a patologia e não procuram ajuda.
 

O curso de especialização em Neuropsicologia tem o objetivo de dotar os alunos de conhecimento téorico e prático dos conceitos ligados a Neuropsicologia e suas atuações profissionais. O curso tem como objetivo ampliar a visão do aluno, contemplando em sua grade uma visão multidisciplinar e profunda do tema. Achou bacana a nossa especialização? Então, acesse: https://goo.gl/w4Pto5
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699