
CURSO GRATUITO - EAD

Verificando autenticação...
e transforme leitura, brincadeira e arte em motores do letramento na Educação Infantil
Verificando autenticação...
Verificando autenticação...

Verificando autenticação...
.
Verificando autenticação...
Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Verificando autenticação...
O trabalho com literatura é fundamental para os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil e nas séries iniciais. Trazer a literatura para as crianças proporciona-lhes conhecimento, cultura e oportunidade de apreciar e apropriar-se da beleza da arte com palavras. Tais situações vão ao encontro de diversas metas de aprendizagem relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita, como veremos ao longo deste estudo. Essas metas devem ser buscadas de forma articulada, ainda que haja especificidades no aprimoramento dos atos de comunicar-se oralmente, ler e escrever.
Inicialmente, abordaremos questões relacionadas à literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, discutiremos as possibilidades de contribuição da literatura para o alcance das metas de aprendizagem em relação à comunicação oral. Em continuidade ao trabalho com parlendas e outros textos conhecidos de memória abordados anteriormente, as rodas de conversas sobre literatura e sessões de contação de histórias, protagonizadas pelas próprias crianças, serão objetos de nossa reflexão.
Posteriormente, refletiremos sobre o significado da leitura e como a sua aprendizagem pode e deve ocorrer em situações significativas envolvendo a literatura, de maneira que possa contribuir para que as crianças aprendam a ler e, sobretudo, que adquiram gosto pela leitura.
Este material didático também tem como finalidade propiciar reflexões e subsídios para a realização de um trabalho que contemple a arte e a ludicidade na perspectiva do letramento, afinal, o ato de ler ultrapassa o simples decodificar.
Essa visão amplia muitos conceitos e implica desdobramentos importantes sobre a prática educativa. É uma proposta que busca imprimir significado a todas as atividades que realizamos com nossos alunos. É um convite para a realização de diagnósticos para o planejamento e a definição de expectativas reais de aprendizagem.
Arte e lúdico já estão presentes em nosso cotidiano escolar, não são propostas inovadoras. Geralmente são justificadas pela necessidade de promovermos atividades mais interessantes e motivadoras que possam colaborar para minimizar a evasão escolar. Também são atividades que utilizam grande energia e potencial criativo de nossas crianças, que chegam à escola ávidas para brincar e interagir com os colegas, reprimidas pelo ambiente tradicional da sala de aula. Muitas vezes a dificuldade é meramente física, relativa à estrutura do espaço, como carteiras dispostas em fileiras, o que, no entanto, não impede que a prática pedagógica extrapole os limites do ambiente e possa favorecer a criatividade e a ação.
Nossa proposta é aprofundar a compreensão sobre as contribuições que essas atividades trazem ao desenvolvimento integral dos alunos, buscando a essência dessas temáticas e potencializando as possibilidades de incluí-las nas aulas.
A abordagem sobre alfabetização estará presente, pois a proposta se volta à Educação Infantil e às séries iniciais, momentos da escolarização em que a aquisição da leitura e da escrita concentra o maior investimento. Trataremos brevemente de alfabetização na perspectiva do letramento.
O letramento amplia de forma significativa o conceito de alfabetização. Estar alfabetizado é muito mais do que saber ler e escrever, é conseguir compreender os códigos de comunicação da sociedade com autonomia, interagindo e recriando mensagens, autor e disseminador de ideias. Conectaremos outras linguagens de comunicação a esse conceito, vislumbrando impactos na aquisição da leitura e escrita e, nessa perspectiva, as contribuições da arte e do lúdico para alfabetizar.
Assim, mergulharemos no universo da arte com as contribuições da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de comunicação e a aquisição e o aprimoramento da leitura e escrita. Por fim, falaremos sobre a necessidade de compreender o código artístico para ampliar as formas de leitura de mundo.
Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.
O trabalho com literatura é fundamental para os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil e nas séries iniciais. Trazer a literatura para as crianças proporciona-lhes conhecimento, cultura e oportunidade de apreciar e apropriar-se da beleza da arte com palavras. Tais situações vão ao encontro de diversas metas de aprendizagem relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita, como veremos ao longo deste estudo. Essas metas devem ser buscadas de forma articulada, ainda que haja especificidades no aprimoramento dos atos de comunicar-se oralmente, ler e escrever.
Inicialmente, abordaremos questões relacionadas à literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, discutiremos as possibilidades de contribuição da literatura para o alcance das metas de aprendizagem em relação à comunicação oral. Em continuidade ao trabalho com parlendas e outros textos conhecidos de memória abordados anteriormente, as rodas de conversas sobre literatura e sessões de contação de histórias, protagonizadas pelas próprias crianças, serão objetos de nossa reflexão.
Posteriormente, refletiremos sobre o significado da leitura e como a sua aprendizagem pode e deve ocorrer em situações significativas envolvendo a literatura, de maneira que possa contribuir para que as crianças aprendam a ler e, sobretudo, que adquiram gosto pela leitura.
Este material didático também tem como finalidade propiciar reflexões e subsídios para a realização de um trabalho que contemple a arte e a ludicidade na perspectiva do letramento, afinal, o ato de ler ultrapassa o simples decodificar.
Essa visão amplia muitos conceitos e implica desdobramentos importantes sobre a prática educativa. É uma proposta que busca imprimir significado a todas as atividades que realizamos com nossos alunos. É um convite para a realização de diagnósticos para o planejamento e a definição de expectativas reais de aprendizagem.
Arte e lúdico já estão presentes em nosso cotidiano escolar, não são propostas inovadoras. Geralmente são justificadas pela necessidade de promovermos atividades mais interessantes e motivadoras que possam colaborar para minimizar a evasão escolar. Também são atividades que utilizam grande energia e potencial criativo de nossas crianças, que chegam à escola ávidas para brincar e interagir com os colegas, reprimidas pelo ambiente tradicional da sala de aula. Muitas vezes a dificuldade é meramente física, relativa à estrutura do espaço, como carteiras dispostas em fileiras, o que, no entanto, não impede que a prática pedagógica extrapole os limites do ambiente e possa favorecer a criatividade e a ação.
Nossa proposta é aprofundar a compreensão sobre as contribuições que essas atividades trazem ao desenvolvimento integral dos alunos, buscando a essência dessas temáticas e potencializando as possibilidades de incluí-las nas aulas.
A abordagem sobre alfabetização estará presente, pois a proposta se volta à Educação Infantil e às séries iniciais, momentos da escolarização em que a aquisição da leitura e da escrita concentra o maior investimento. Trataremos brevemente de alfabetização na perspectiva do letramento.
O letramento amplia de forma significativa o conceito de alfabetização. Estar alfabetizado é muito mais do que saber ler e escrever, é conseguir compreender os códigos de comunicação da sociedade com autonomia, interagindo e recriando mensagens, autor e disseminador de ideias. Conectaremos outras linguagens de comunicação a esse conceito, vislumbrando impactos na aquisição da leitura e escrita e, nessa perspectiva, as contribuições da arte e do lúdico para alfabetizar.
Assim, mergulharemos no universo da arte com as contribuições da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de comunicação e a aquisição e o aprimoramento da leitura e escrita. Por fim, falaremos sobre a necessidade de compreender o código artístico para ampliar as formas de leitura de mundo.
Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.
Verificando autenticação...
Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.
Verificando autenticação...

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.
Verificando autenticação...
Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:
CONTATO NO WHATSAPPVerificando autenticação...
Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.
Verificando autenticação...
Verificando autenticação...