Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

WhatsApp

CURSO GRATUITO - EAD

A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento

Domine estratégias de literatura, arte e ludicidade para converter a alfabetização em prazer de ler, escrever e se expressar

40
Horas
Gratuito e online:
inscreva-se e comece hoje!

CURSO GRATUITO - EAD

A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento

Domine estratégias de literatura, arte e ludicidade para converter a alfabetização em prazer de ler, escrever e se expressar

Imagem
40 Horas
Gratuito e online:
inscreva-se e comece hoje!

Verificando autenticação...

Quanto Investir

A Distância (EAD)

Opção 1

GRÁTIS
QUERO ME INSCREVER

Aprofunde-se em na literatura infantil no processo de alfabetização

e transforme leitura, brincadeira e arte em motores do letramento na Educação Infantil

O curso gratuito 'A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento' da USCS oferece uma base consistente e atualizada, fundamentada nos princípios de alfabetização e letramento e nas contribuições da literatura infantil, da arte e do lúdico, capacitando profissionais e interessados a planejar práticas pedagógicas significativas, tais como rodas de conversa, contação de histórias, projetos de leitura e sequências didáticas, para promover o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais.

Verificando autenticação...

Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

.

.

.

Verificando autenticação...

.

.
.
.
.
Imagem

Verificando autenticação...

.

.

imagem

.

Verificando autenticação...

Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

Coordenação Acadêmica

Em breve mais informações

Aguardamos a definição do(a) coordenador(a) responsável por este curso.

Em breve mais informações

Verificando autenticação...

O trabalho com literatura é fundamental para os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil e nas séries iniciais. Trazer a literatura para as crianças proporciona-lhes conhecimento, cultura e oportunidade de apreciar e apropriar-se da beleza da arte com palavras. Tais situações vão ao encontro de diversas metas de aprendizagem relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita, como veremos ao longo deste estudo. Essas metas devem ser buscadas de forma articulada, ainda que haja especificidades no aprimoramento dos atos de comunicar-se oralmente, ler e escrever.

Inicialmente, abordaremos questões relacionadas à literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, discutiremos as possibilidades de contribuição da literatura para o alcance das metas de aprendizagem em relação à comunicação oral. Em continuidade ao trabalho com parlendas e outros textos conhecidos de memória abordados anteriormente, as rodas de conversas sobre literatura e sessões de contação de histórias, protagonizadas pelas próprias crianças, serão objetos de nossa reflexão.

Posteriormente, refletiremos sobre o significado da leitura e como a sua aprendizagem pode e deve ocorrer em situações significativas envolvendo a literatura, de maneira que possa contribuir para que as crianças aprendam a ler e, sobretudo, que adquiram gosto pela leitura.

Este material didático também tem como finalidade propiciar reflexões e subsídios para a realização de um trabalho que contemple a arte e a ludicidade na perspectiva do letramento, afinal, o ato de ler ultrapassa o simples decodificar.

Essa visão amplia muitos conceitos e implica desdobramentos importantes sobre a prática educativa. É uma proposta que busca imprimir significado a todas as atividades que realizamos com nossos alunos. É um convite para a realização de diagnósticos para o planejamento e a definição de expectativas reais de aprendizagem.

Arte e lúdico já estão presentes em nosso cotidiano escolar, não são propostas inovadoras. Geralmente são justificadas pela necessidade de promovermos atividades mais interessantes e motivadoras que possam colaborar para minimizar a evasão escolar. Também são atividades que utilizam grande energia e potencial criativo de nossas crianças, que chegam à escola ávidas para brincar e interagir com os colegas, reprimidas pelo ambiente tradicional da sala de aula. Muitas vezes a dificuldade é meramente física, relativa à estrutura do espaço, como carteiras dispostas em fileiras, o que, no entanto, não impede que a prática pedagógica extrapole os limites do ambiente e possa favorecer a criatividade e a ação.

Nossa proposta é aprofundar a compreensão sobre as contribuições que essas atividades trazem ao desenvolvimento integral dos alunos, buscando a essência dessas temáticas e potencializando as possibilidades de incluí-las nas aulas.

A abordagem sobre alfabetização estará presente, pois a proposta se volta à Educação Infantil e às séries iniciais, momentos da escolarização em que a aquisição da leitura e da escrita concentra o maior investimento. Trataremos brevemente de alfabetização na perspectiva do letramento.

O letramento amplia de forma significativa o conceito de alfabetização. Estar alfabetizado é muito mais do que saber ler e escrever, é conseguir compreender os códigos de comunicação da sociedade com autonomia, interagindo e recriando mensagens, autor e disseminador de ideias. Conectaremos outras linguagens de comunicação a esse conceito, vislumbrando impactos na aquisição da leitura e escrita e, nessa perspectiva, as contribuições da arte e do lúdico para alfabetizar.

Assim, mergulharemos no universo da arte com as contribuições da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de comunicação e a aquisição e o aprimoramento da leitura e escrita. Por fim, falaremos sobre a necessidade de compreender o código artístico para ampliar as formas de leitura de mundo.

Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.

Carga Horária: 40 horas

Conteúdo

- A importância da literatura infantil; 1.1 A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

- Videoaula - Letramento

- Leitura e escolarização

- Videoaula - Vygotsky e Bakhtin

- Somos sociais

- Alfabetização e letramento

- Literatura e gênero literário

- Videoaula - Literatura de Cordel

- Literatura na sala de aula e nas comunidades

- Videoaula - As Primeiras Publicações

- Características da literatura infantil ontem e hoje

- Videoaula - Biblioteca De Alexandria e Projetos Literários

- Aprimorando a comunicação oral com a literatura

- Videoaula - Literatura Infanto-Juvenil Brasileira de 1940 à 1980

- Aprendendo a conversar sobre literatura a partir do momento da leitura feita pelo professor

- A importância de preparar-se para ler para os alunos

- Apresentação do livro às crianças

- Durante a leitura da história

- Ao final da leitura

- Aprendendo a contar histórias

- Preparando-se para contar histórias para as crianças

- A contação de histórias propriamente dita

- As crianças contando histórias

- Aprendendo a ler e a gostar de ler com a literatura

- Do significado da leitura à proposição de leituras significativas

- Videoaula - Variações Linguísticas

- A visão das crianças acerca do ato de ler

- As ideias infantis sobre o que pode e o que não pode ser lido

- Projetos de leitura em voz alta

- A importância da arte; 3.1 Arte como linguagem

- O ensino de Arte na escola

- A arte na Educação Infantil e séries iniciais

- Videoaula - O Poder da Imagem

- Arte, alfabetização e letramento

- Vídeo Práticas Profissionais - Letramento, letramentos e multiletramento

- Formação do professor

- Arte e ludicidade; 4.1 Ludicidade na perspectiva do letramento

- Videoaula - Jogo, Símbolo e Festa

- A importância da ludicidade

- Vídeo Práticas Profissionais ? Seminário Arte, Cultura e Educação na América Latina

- A arte e o lúdico no cotidiano da sala de aula

- Sequência didática 1: Viagem pelo Mundo de Candinho

- Sequência didática 2: Brinquedos do Tempo da Vovó

- Sequência didática 3: Brincando e se Alfabetizando com Parlendas

- Projeto: brinquedoteca

Ao finalizar sua inscrição você receberá, por e-mail, os dados para acessar a plataforma e assistir ao curso.

Atenção! O curso ficará disponível por 60 dias, o mesmo não possui emissão de certificado.

O trabalho com literatura é fundamental para os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil e nas séries iniciais. Trazer a literatura para as crianças proporciona-lhes conhecimento, cultura e oportunidade de apreciar e apropriar-se da beleza da arte com palavras. Tais situações vão ao encontro de diversas metas de aprendizagem relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita, como veremos ao longo deste estudo. Essas metas devem ser buscadas de forma articulada, ainda que haja especificidades no aprimoramento dos atos de comunicar-se oralmente, ler e escrever.

Inicialmente, abordaremos questões relacionadas à literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, discutiremos as possibilidades de contribuição da literatura para o alcance das metas de aprendizagem em relação à comunicação oral. Em continuidade ao trabalho com parlendas e outros textos conhecidos de memória abordados anteriormente, as rodas de conversas sobre literatura e sessões de contação de histórias, protagonizadas pelas próprias crianças, serão objetos de nossa reflexão.

Posteriormente, refletiremos sobre o significado da leitura e como a sua aprendizagem pode e deve ocorrer em situações significativas envolvendo a literatura, de maneira que possa contribuir para que as crianças aprendam a ler e, sobretudo, que adquiram gosto pela leitura.

Este material didático também tem como finalidade propiciar reflexões e subsídios para a realização de um trabalho que contemple a arte e a ludicidade na perspectiva do letramento, afinal, o ato de ler ultrapassa o simples decodificar.

Essa visão amplia muitos conceitos e implica desdobramentos importantes sobre a prática educativa. É uma proposta que busca imprimir significado a todas as atividades que realizamos com nossos alunos. É um convite para a realização de diagnósticos para o planejamento e a definição de expectativas reais de aprendizagem.

Arte e lúdico já estão presentes em nosso cotidiano escolar, não são propostas inovadoras. Geralmente são justificadas pela necessidade de promovermos atividades mais interessantes e motivadoras que possam colaborar para minimizar a evasão escolar. Também são atividades que utilizam grande energia e potencial criativo de nossas crianças, que chegam à escola ávidas para brincar e interagir com os colegas, reprimidas pelo ambiente tradicional da sala de aula. Muitas vezes a dificuldade é meramente física, relativa à estrutura do espaço, como carteiras dispostas em fileiras, o que, no entanto, não impede que a prática pedagógica extrapole os limites do ambiente e possa favorecer a criatividade e a ação.

Nossa proposta é aprofundar a compreensão sobre as contribuições que essas atividades trazem ao desenvolvimento integral dos alunos, buscando a essência dessas temáticas e potencializando as possibilidades de incluí-las nas aulas.

A abordagem sobre alfabetização estará presente, pois a proposta se volta à Educação Infantil e às séries iniciais, momentos da escolarização em que a aquisição da leitura e da escrita concentra o maior investimento. Trataremos brevemente de alfabetização na perspectiva do letramento.

O letramento amplia de forma significativa o conceito de alfabetização. Estar alfabetizado é muito mais do que saber ler e escrever, é conseguir compreender os códigos de comunicação da sociedade com autonomia, interagindo e recriando mensagens, autor e disseminador de ideias. Conectaremos outras linguagens de comunicação a esse conceito, vislumbrando impactos na aquisição da leitura e escrita e, nessa perspectiva, as contribuições da arte e do lúdico para alfabetizar.

Assim, mergulharemos no universo da arte com as contribuições da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de comunicação e a aquisição e o aprimoramento da leitura e escrita. Por fim, falaremos sobre a necessidade de compreender o código artístico para ampliar as formas de leitura de mundo.

Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.

Carga Horária: 40 horas

Conteúdo

- A importância da literatura infantil; 1.1 A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

- Videoaula - Letramento

- Leitura e escolarização

- Videoaula - Vygotsky e Bakhtin

- Somos sociais

- Alfabetização e letramento

- Literatura e gênero literário

- Videoaula - Literatura de Cordel

- Literatura na sala de aula e nas comunidades

- Videoaula - As Primeiras Publicações

- Características da literatura infantil ontem e hoje

- Videoaula - Biblioteca De Alexandria e Projetos Literários

- Aprimorando a comunicação oral com a literatura

- Videoaula - Literatura Infanto-Juvenil Brasileira de 1940 à 1980

- Aprendendo a conversar sobre literatura a partir do momento da leitura feita pelo professor

- A importância de preparar-se para ler para os alunos

- Apresentação do livro às crianças

- Durante a leitura da história

- Ao final da leitura

- Aprendendo a contar histórias

- Preparando-se para contar histórias para as crianças

- A contação de histórias propriamente dita

- As crianças contando histórias

- Aprendendo a ler e a gostar de ler com a literatura

- Do significado da leitura à proposição de leituras significativas

- Videoaula - Variações Linguísticas

- A visão das crianças acerca do ato de ler

- As ideias infantis sobre o que pode e o que não pode ser lido

- Projetos de leitura em voz alta

- A importância da arte; 3.1 Arte como linguagem

- O ensino de Arte na escola

- A arte na Educação Infantil e séries iniciais

- Videoaula - O Poder da Imagem

- Arte, alfabetização e letramento

- Vídeo Práticas Profissionais - Letramento, letramentos e multiletramento

- Formação do professor

- Arte e ludicidade; 4.1 Ludicidade na perspectiva do letramento

- Videoaula - Jogo, Símbolo e Festa

- A importância da ludicidade

- Vídeo Práticas Profissionais ? Seminário Arte, Cultura e Educação na América Latina

- A arte e o lúdico no cotidiano da sala de aula

- Sequência didática 1: Viagem pelo Mundo de Candinho

- Sequência didática 2: Brinquedos do Tempo da Vovó

- Sequência didática 3: Brincando e se Alfabetizando com Parlendas

- Projeto: brinquedoteca

Ao finalizar sua inscrição você receberá, por e-mail, os dados para acessar a plataforma e assistir ao curso.

Atenção! O curso ficará disponível por 60 dias, o mesmo não possui emissão de certificado.

Verificando autenticação...

Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

Nome do Professor

Nome do Professor

Titulação do Professor

Breve Descrição do Professor.

Verificando autenticação...

Por que escolher a USCS?

Por que escolher a USCS?

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

Verificando autenticação...

Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

CONTATO NO WHATSAPP

Verificando autenticação...

Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

Verificando autenticação...

Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

Verificando autenticação...