A DANÇA LÚDICA NA TERCEIRA IDADE

A DANÇA LÚDICA NA TERCEIRA IDADE

image


O idoso sofre um declínio na saúde e em suas aptidões físicas e sensitivas. Esse declínio não é sinônimo de patologia, porém quando não cuidado pode trazer para a idade avançada a presença de inúmeras doenças.

Para que se tenha saúde nesse período da vida, muitos profissionais têm se empenhado em desenvolver trabalhos que possam os ajudar. Isso implica no estilo de vida do idoso, em sua alimentação e nas atividades físicas que ele realiza. Sabe-se que a ludicidade na terceira idade é importante para uma velhice tranqüila e menos tensa. A dança é uma atividade física muito aceita pelos idosos. Colocada de forma lúdica ela consegue a diversão e descontração dos praticantes, resgatando a alegria através de boas recordações. O objetivo é mostrar o quanto a dança encarada de forma lúdica pode ser benéfica a saúde dos idosos e ainda como é importante se divertir na terceira idade.

Para tanto foram aplicados cinqüenta (50) questionários no Centro de Convivência do Idoso (C.C.I.) da cidade de Rolim de Moura, onde acontecem reuniões semanais, sendo a principal atividade a dança de salão. Os dados foram processados e submetidos à análise utilizando a estatística descritiva, sendo os dados apresentados em percentuais. Nem todo idoso que freqüenta o C.C.I., pratica a dança, mas sim uma grande parte deles. Aqueles que dançam sentem claramente os benefícios que essa atividade lhes traz. Entre eles, 53% identificam a melhora do condicionamento físico, 23% a elevação da auto-estima, a diminuição da ansiedade e da tensão muscular é apontada por 18%, e ainda citam o bem que faz a saúde mental.

Devida à presença da música, dos dançantes e da oportunidade de conviver com os demais, todos afirmam se divertirem nessas reuniões e reconhecem a importância de se divertir na terceira idade. Os participantes da dança não costumam freqüentar muitos bailes além dessa reunião. Isso se deve pelo horário, pois no C.C.I. é durante o dia enquanto em outros lugares sempre é à noite e outros fatores levam o idoso a se sentir mais confortável e bem acolhido ali, num espaço que é reservado especialmente para ele. Os ritmos mais dançados por eles são o vaneirão, o chote, o forró e a valsa. São esses também os que C.C.I. preconiza oferecer. Ainda alguns idosos relatam apreciar e saber dançar o bolero, o samba e o tango. A dança trabalha o corpo e a mente do idoso, e o resultado disso ele afirmam perceber logo no primeiro mês da prática da dança. O idoso que não freqüente o C.C.I., segundo os praticantes, não o faz por falta de motivação e vontade.

Já os freqüentadores garantem que vai por gosto próprio, por realmente se sentir bem naquele lugar. A terceira idade é um tempo que deve ser aproveitado para viver as melhores coisas que a vida pode oferecer.

A independência física é importante para que isso possa acontecer. A dança consegue expressar as emoções e o estado de espírito, ao mesmo tempo em que trabalha a habilidade de movimento e o auto conhecimento dos praticantes. Por tudo isso é um recurso favorável para a melhora da qualidade de vida do idoso na sua saúde física e mental.


 

GONÇALVES, Vanuza Correia; CORREIA, Laríssa da Silva; REIS, Clauciane Souza

Andrade; LAMP, César Ricardo







Curso de pós-graduação na área de EDUCAÇÃO FÍSICA



Curso de DANÇA E CONSCIÊNCIA CORPORAL



Conheça curso ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PARA GRUPOS ESPECIAIS

(11) 2714-5699