Fale Conosco via Whatsapp
Fale Conosco via Whatsapp

Ouvidoria

faleconosco@posuscs.com.br

imageimage

Pós USCS

  • Institucional
  • Pós-graduação
    • Presencial
    • A Distância
    • Semipresencial
    • On-line/Ao Vivo
  • Capacitação
    • Presencial
    • A Distância
  • Cursos Gratuitos
  • Blog
  • Minha USCS
    • Minha Conta
    • Área do Aluno
    • Área do Professor
    • Área do Coordenador
  • Contato
faleconosco@posuscs.com.br
(11) 2714-5699

Carregando...

Pós-graduação USCS

Logo Pós USCS

Cidades

  • Fortaleza - CE
  • Santos - SP
  • São Caetano do Sul - SP
  • São Paulo - SP

Pós-graduação

  • Presencial
  • A Distância
  • Semipresencial
  • On-line/Ao Vivo

Informações

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookie
e-MEC

© 2025 Pós USCS. Todos os direitos reservados.

PÓS-GRADUAÇÃO - ON-LINE/AO VIVO

A atuação do auxiliar de classe nos processos inclusivos de pessoas com deficiência

Saiba como apoiar uma aprendizagem acessível e acolhedora e domine a mediação, a avaliação inclusiva e a tecnologia assistiva

400
Horas
26
meses

PÓS-GRADUAÇÃO - ON-LINE/AO VIVO

A atuação do auxiliar de classe nos processos inclusivos de pessoas com deficiência

Saiba como apoiar uma aprendizagem acessível e acolhedora e domine a mediação, a avaliação inclusiva e a tecnologia assistiva

Imagem
400 Horas
26
meses

Verificando autenticação...

Quanto Investir

–

Opção 1

24x R$ 391,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 2

18x R$ 508,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00

Opção 3

12x R$ 742,00
Matrícula: ISENTO - Inscrição: R$ 165,00
QUERO ME INSCREVER

Especialize-se em A Atuação do Auxiliar de Classe nos Processos Inclusivos

e promova a inclusão com técnica, empatia e evidências

O curso de Atuação do Auxiliar de Classe da USCS, no formato Online/Ao vivo, prepara auxiliares de classe para atuar com ética, sensibilidade e competência no apoio a estudantes com deficiência, TEA, altas habilidades e perfis diversos. A formação integra fundamentos pedagógicos e neurodesenvolvimento com práticas de acessibilidade curricular, mediação de comportamentos, comunicação com famílias e trabalho em rede com equipes multiprofissionais, com foco na aprendizagem e autonomia do aluno.

Verificando autenticação...

Escolha a aba que quer conferir:
  • Objetivo do curso
  • Diferenciais
  • Para quem o curso
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Depoimentos

Objetivos do curso

Atuar como apoio pedagógico inclusivo

Atuar como apoio pedagógico inclusivo

Aplicar estratégias de acessibilidade em aula

Aplicar estratégias de acessibilidade em aula

Mediar comportamentos com manejo respeitoso

Mediar comportamentos com manejo respeitoso

Monitorar avanços com registros e indicadores

Monitorar avanços com registros e indicadores

Verificando autenticação...

Quais os diferenciais do curso?

Atividades práticas ao vivo
Ensino voltado para a promoção da acessibilidade
Desenvolvimento da parceria escola–família–equipe
Aplicação de planos individualizados para avaliação
Imagem

Verificando autenticação...

O curso de Auxiliar de Classe foi desenvolvido para

Graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas afins, bem como profissionais da educação que desejam:

imagem

Atuar no apoio à inclusão de alunos com deficiência, TEA e altas habilidades

imagem

Desenvolver habilidades práticas para situações desafiadoras em sala

imagem

Aplicar técnicas de mediação e estratégias pedagógicas inclusivas

Verificando autenticação...

Coordenadora

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Coordenadora

Dra. Shirley Rodrigues Maia

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.

Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Dra. Shirley Rodrigues Maia

Verificando autenticação...

Curso tem como finalidade apoiar profissionais que atuam nas salas de aula como auxiliar de classe ou agente de inclusão de pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

Objetivos do curso
• Proporcionar o conhecimento de técnicas e práticas para apoio aos professores e mediação frente as pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

• Formar profissionais aptos a atuar em sala de aula com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

• Propiciar técnicas de manejo em situações desafiantes com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e Psicologia e áreas afins.

Carga Horária: 400h 

Período: 20 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar

- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Situações desafiadoras nas salas de aula. Acessibilidade dos materiais. Espaço físico e recursos materiais. Participação dos pais no ambiente escolar

- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Noções de Nutrição e Dietética Infantil. Alimentação Diferenciada: Manejo de sonda gástrica e outros tipos de alimentação . Princípios de Higiene, Profilaxia e Biossegurança. Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis

- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Deficiências sensoriais: surdez, cegueira. Deficiências sensoriais: surdocegueira e deficiência múltipla . Transtorno do Espectro Autista. Deficiências: física e intelectual

Deficiência múltipla. Superdotação e Altas Habilidades. Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas a aprendizagem

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado 

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

Curso tem como finalidade apoiar profissionais que atuam nas salas de aula como auxiliar de classe ou agente de inclusão de pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

Objetivos do curso
• Proporcionar o conhecimento de técnicas e práticas para apoio aos professores e mediação frente as pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

• Formar profissionais aptos a atuar em sala de aula com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

• Propiciar técnicas de manejo em situações desafiantes com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e Psicologia e áreas afins.

Carga Horária: 400h 

Período: 20 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar

- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Situações desafiadoras nas salas de aula. Acessibilidade dos materiais. Espaço físico e recursos materiais. Participação dos pais no ambiente escolar

- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Noções de Nutrição e Dietética Infantil. Alimentação Diferenciada: Manejo de sonda gástrica e outros tipos de alimentação . Princípios de Higiene, Profilaxia e Biossegurança. Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis

- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Deficiências sensoriais: surdez, cegueira. Deficiências sensoriais: surdocegueira e deficiência múltipla . Transtorno do Espectro Autista. Deficiências: física e intelectual

Deficiência múltipla. Superdotação e Altas Habilidades. Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas a aprendizagem

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado 

Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:

Documentos necessários para matrícula:

  • Cópia do RG e CPF
  • Histórico da graduação
  • Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
    A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.

Como enviar os documentos:

Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da ?Minha Conta?
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699

Verificando autenticação...

Sobre nossos Professores

Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.

Nome do Professor

Nome do Professor

Titulação do Professor

Breve Descrição do Professor.

Verificando autenticação...

Por que escolher a USCS?

Por que escolher a USCS?

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.

Verificando autenticação...

Como se matricular?

1Escolha o curso que deseja.
2Preencha seus dados no formulário.
3Confirme a matrícula e pronto!

Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:

CONTATO NO WHATSAPP

Verificando autenticação...

Nossos Parceiros

Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.

Verificando autenticação...

Quem faz transição de carreira com a USCS recomenda!

“Aluno da Pós EAD”

Foto de Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

Eu me formei em educação física, fiz licenciatura e bacharel na USCS, e comecei uma Pós-graduação em fisiologia do exercício. Para mim, foi muito bom pelo fato de me ajudar nos treinos e a obter mais de conhecimento técnico. O que faço nos treinos, acabo aplicando ao conhecimento que adquiro em sala de aula, e vice-versa. O curso é muito bom e os professores são excelentes, gostei demais e eu recomendo para todos os educadores físicos e profissionais de outras áreas também.

Arthur Zanetti | Fisiologia do Exercício

“Aluna de MBA à distância”

Foto de Érica Botini | Controladoria empresarial

Experiência incrível em estudar em uma instituição renomada, com excelente reputação e que se encaixa perfeitamente no meu orçamento. O curso oferece uma formação completa, exigindo comprometimento e dedicação, mas, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme crescimento pessoal e profissional. Com esse aprendizado, consegui superar grandes desafios e descobri o meu verdadeiro potencial.

Érica Botini | Controladoria empresarial

“Aluna de Pós EAD e Presencial”

Foto de Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pouco tempo depois que iniciei o curso EAD, tive uma promoção no meu trabalho, que me motivou ainda mais a concluí-lo. Indico a Pós USCS para quem quer aprender com qualidade.

Alda Lúcia | Psicopedagogia Institucional e Clínica

“MBA à distância | Gestão Estratégica”

Foto de Rafael Pascutti

Estou muito contente, o curso é exatamente o que eu esperava. Sou ex-aluno de graduação da USCS e sei da confiança e credibilidade da instituição com seus alunos. Já estou pensando nos próximos cursos de MBA e Pós.

Rafael Pascutti

“MBA EaD | Assessoria Executiva”

Foto de Luciana Pereira

Eu recomendo o curso de MBA em Assessoria Executiva pois é um realmente voltado a secretárias e assistentes executivas que buscam consolidar suas carreiras e também atrair atenção para o currículo com título de especialização. Além disso, é um diferencial para nós visto que muitas instituições não têm cursos para o aprimoramento para esse tipo de profissional.

Luciana Pereira

Verificando autenticação...