
PÓS-GRADUAÇÃO - PRESENCIAL

Verificando autenticação...
CAMPUS CENTRO
Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO
Aula Ao Vivo: Segunda-feira, das 14h30 às 22h30, uma vez por mês. Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês.
CAMPUS SÃO PAULO
Rua Treze de Maio
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
e amplie suas possibilidades de atuação no apoio à aprendizagem e inclusão escolar
Verificando autenticação...
Verificando autenticação...

Verificando autenticação...
Graduados em Pedagogia e Psicologia e áreas afins, que buscam:
Verificando autenticação...
À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.
Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

À frente da coordenação do curso está a Dra. Shirley Rodrigues Maia, referência nacional em Educação Especial, com doutorado em Educação pela USP, mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Mackenzie. Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA, além de presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, possui vasta experiência em surdocegueira, transtorno do espectro autista, tecnologia assistiva, psicopedagogia e inclusão.
Com ela, seu aprendizado será guiado por quem alia ciência, prática e compromisso social.

Verificando autenticação...
Comunicação alternativa e tecnologia assistiva
- A comunicação alternativa no contexto escolar
- Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para comunicação aumentativa e alternativa
- Desenho Universal e Desenho Universal para aprendizagem
- Símbolos na comunicação pictórica; tipos de símbolos
Introdução à tecnologia assistiva: conceitos e definições
- Tecnologia assistiva
- Inclusão escolar e autonomia
- Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
- Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de tecnologia assistiva na educação
- inclusão digital e educação
- Softwares educativos e objetos de aprendizagem
- Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
Estratégias de ensino para apoio ao processo de inclusão e processo de inclusão, processos e instrumentos de avaliação
- Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível
- Os desafios dos professores na educação inclusiva
- Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
- Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva
- BNCC e a educação inclusiva
- Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas
- A importância da família na educação inclusiva
Aprendizagem: implicações sensoriais e condutas desafiantes e atendimento do AEE
- Concepções do desenvolvimento e da aprendizagem
- A importância da corporeidade para o desenvolvimento
- Percepção e fisiologia dos sentidos
- Condutas desafiantes
- Introdução à teoria da integração sensorial
- Neurociência e integração sensorial
- Bases neurológicas da integração sensorial
- Sistemas sensoriais
- Processamento sensorial e disfunção
- Abordagem de integração sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
Estratégias de ensino para apoio ao processo de inclusão e processo de inclusão, processos e instrumentos de avaliação
- A avaliação, a LDB e a BNCC
- Tipos de avaliação
- Conceitos básicos
- A prática de ensino
- Etapas da avaliação
- Funções da avaliação
- Técnicas e instrumentos
- Recuperação da aprendizagem
- Definição de problemas de avaliação
- A natureza do processo educacional
- O professor como produtor de conhecimento
- O que avaliar, para quê avaliar e como avaliar
Aprendizagem: implicações sensoriais e condutas desafiantes e atendimento do AEE
- Planejamento do ensino
- Elaboração de planos de ensino e prática docente
- Avaliação educacional
- Ambiente Virtual de Aprendizagem e tecnologias para o ensino
- Interações em sala de aula EAD e presencial: o papel dos professores e dos alunos
- Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas
- Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA
- Metodologias ativas de ensino e aprendizagem
- Práticas em aprendizagem ativa
- Aprendizagem ativa e inovação na educação
Educação Infantil e cuidados básicos de alimentação e higiene
- Período de adaptação
- A linguagem oral e escrita
- Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas
- Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil
- Concepção de infância e o desenvolvimento infantil
- Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
- Noções de nutrição e dietética infantil
- Alimentação diferenciada: manejo de sonda gástrica e outros tipos de alimentação
- Princípios de higiene, profilaxia e biossegurança
- Patologias comuns na infância
- Necessidades infantis
Ensino Fundamental e conhecendo o público alvo
- Situações desafiadoras nas salas de aula
- Acessibilidade dos materiais
- Espaço físico e recursos materiais
- Participação dos pais no ambiente escolar
- Deficiências sensoriais: surdez, cegueira, surdocegueira e deficiência múltipla; Transtorno do Espectro Autista
- Deficiências: física e intelectual
- Deficiência múltipla: superdotação e altas habilidades
- Abordagem e práticas da integração sensorial aplicadas a aprendizagem
Estágio Supervisionado
Comunicação alternativa e tecnologia assistiva
- A comunicação alternativa no contexto escolar
- Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para comunicação aumentativa e alternativa
- Desenho Universal e Desenho Universal para aprendizagem
- Símbolos na comunicação pictórica; tipos de símbolos
Introdução à tecnologia assistiva: conceitos e definições
- Tecnologia assistiva
- Inclusão escolar e autonomia
- Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
- Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de tecnologia assistiva na educação
- inclusão digital e educação
- Softwares educativos e objetos de aprendizagem
- Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
Estratégias de ensino para apoio ao processo de inclusão e processo de inclusão, processos e instrumentos de avaliação
- Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível
- Os desafios dos professores na educação inclusiva
- Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
- Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva
- BNCC e a educação inclusiva
- Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas
- A importância da família na educação inclusiva
Aprendizagem: implicações sensoriais e condutas desafiantes e atendimento do AEE
- Concepções do desenvolvimento e da aprendizagem
- A importância da corporeidade para o desenvolvimento
- Percepção e fisiologia dos sentidos
- Condutas desafiantes
- Introdução à teoria da integração sensorial
- Neurociência e integração sensorial
- Bases neurológicas da integração sensorial
- Sistemas sensoriais
- Processamento sensorial e disfunção
- Abordagem de integração sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
Estratégias de ensino para apoio ao processo de inclusão e processo de inclusão, processos e instrumentos de avaliação
- A avaliação, a LDB e a BNCC
- Tipos de avaliação
- Conceitos básicos
- A prática de ensino
- Etapas da avaliação
- Funções da avaliação
- Técnicas e instrumentos
- Recuperação da aprendizagem
- Definição de problemas de avaliação
- A natureza do processo educacional
- O professor como produtor de conhecimento
- O que avaliar, para quê avaliar e como avaliar
Aprendizagem: implicações sensoriais e condutas desafiantes e atendimento do AEE
- Planejamento do ensino
- Elaboração de planos de ensino e prática docente
- Avaliação educacional
- Ambiente Virtual de Aprendizagem e tecnologias para o ensino
- Interações em sala de aula EAD e presencial: o papel dos professores e dos alunos
- Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas
- Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA
- Metodologias ativas de ensino e aprendizagem
- Práticas em aprendizagem ativa
- Aprendizagem ativa e inovação na educação
Educação Infantil e cuidados básicos de alimentação e higiene
- Período de adaptação
- A linguagem oral e escrita
- Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas
- Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil
- Concepção de infância e o desenvolvimento infantil
- Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
- Noções de nutrição e dietética infantil
- Alimentação diferenciada: manejo de sonda gástrica e outros tipos de alimentação
- Princípios de higiene, profilaxia e biossegurança
- Patologias comuns na infância
- Necessidades infantis
Ensino Fundamental e conhecendo o público alvo
- Situações desafiadoras nas salas de aula
- Acessibilidade dos materiais
- Espaço físico e recursos materiais
- Participação dos pais no ambiente escolar
- Deficiências sensoriais: surdez, cegueira, surdocegueira e deficiência múltipla; Transtorno do Espectro Autista
- Deficiências: física e intelectual
- Deficiência múltipla: superdotação e altas habilidades
- Abordagem e práticas da integração sensorial aplicadas a aprendizagem
Estágio Supervisionado
Verificando autenticação...
Nossa equipe é formada por especialistas renomados com ampla experiência acadêmica e prática. Eles estão aqui para orientar, inspirar e transformar sua trajetória profissional.
Verificando autenticação...

Na USCS, você encontra um ambiente acadêmico preparado para transformar conhecimento em prática. Nossa proposta é oferecer uma formação de qualidade, com professores experientes, infraestrutura moderna e metodologias que acompanham as demandas do mercado.
Aqui, o estudante é incentivado a desenvolver senso crítico, ampliar suas habilidades e construir uma trajetória sólida, tanto profissional quanto pessoal. Valorizamos a inovação, a pesquisa e a troca de experiências, criando oportunidades para que cada aluno possa explorar seu potencial ao máximo.
Estudar na USCS é investir em aprendizado contínuo, crescimento e novas possibilidades para o futuro.
Verificando autenticação...
Se preferir, entre em contato diretamente com nosso time de vendas pelo número (11) 2714-5699 ou clicando no ícone de WhatsApp a seguir:
CONTATO NO WHATSAPPVerificando autenticação...
Trabalhamos ao lado de grandes instituições e marcas que compartilham do mesmo propósito: oferecer qualidade, inovação e oportunidades para transformar vidas.
Verificando autenticação...
Verificando autenticação...