
No dia em se inicia a Semana Mundial do Meio Ambiente, há tantos assuntos a serem discutidos, estudados, que nós, da USCS, desejamos que no ano inteiro seja celebrado o Meio Ambiente!
Há temas que estão na ordem do dia, emergenciais, mas que se arrastam por décadas na história do Brasil.
O assunto água, por exemplo, que figura entre as pautas mais faladas dos últimos meses pela seca e falta de políticas preventivas na região sudeste, já foi e continua sendo um tema que o nordeste brasileiro conhece muito bem.
A localização geográfica, o contexto sócio-político tem empurrado a solução da seca para frente, numa incessante fonte de votos, sem apresentar soluções para uma situação grave que enfrentam os nordestinos, com secas que levam, além do pouco gado, a ruína do solo, a saúde da população sofrida e principalmente suas esperanças.
Em oposição a isso, áreas de proteção ambiental vem sendo a cada dia invadidas por populações que não encontram terrenos para suas moradias, causando danos irreparáveis aos mananciais.
A biodiversidade brasileira, tão rica e falada em todo o mundo, em parte por conta da Amazônia, não tem muito o que comemorar, tendo em vista as estatísticas de desmatamentos cada dia mais faminta em relação às nossas florestas.
Biomas são prejudicados, populações tradicionais, que contribuem grandemente para a preservação do meio ambiente são empurradas para espaços cada vez menores, deixando à monocultura (soja) e à pecuária (pastos) as vastas áreas desmatadas.
Precisamos de cidades sustentáveis, de desenvolvimento sustentável, de Educação Ambiental que plante dentro de nós uma consciência plena sobre os ganhos e vantagens do Desenvolvimento Sustentável.
Temos uma herança ambiental trágica, predatória, desde o “achamento” do Brasil, em que extrair pau-brasil e pedras preciosas nunca levou em conta o meio ambiente e a população indígena, que vivia há milênios em terras sul americanas, cuidando de seu maior bem: a Terra.
Nós, da USCS, queremos contribuir para uma mudança conceitual sobre preservação, dando a cada um a possibilidade de deter conhecimentos sólidos sobre o assunto.
Para isso, contamos com estudiosos gabaritados para oferecer a você o melhor em termos de estudos atualizados sobre o tema.
Conheça a nossa Universidade, conheça nossos cursos de Pós e Extensão Universitária.
Plante conosco a semente sustentável do saber!