Pós-graduação em MBA em Gestão de Compras
Online/Ao Vivo
19/08/2025terças e quintas-feiras, das 19h20 às 22h40
Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Dias e Horários: terças e quintas-feiras, das 19h20 às 22h40, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais de compras com curso superior completo, profissionais que demandem conhecimento sobre gestão estratégica de compras e profissionais que já ocupam cargo de liderança em gestão de compras (ou tenham perspectivas de ocupar no curto/médio prazo).
Apresentação
O MBA em Gestão de Compras se constitui numa proposta de construção de competências focalizada na compreensão estruturada da relação entre negócios, contextos de operação e mercados, priorizando uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O currículo proposto conduz ao desenvolvimento de um perfil de gestor dotado de uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O curso foca no desenvolvimento de um perfil de gestor dotado das capacidades demandadas no aperfeiçoamento do desempenho de organizações e no desenvolvimento de habilidades de diagnóstico e solução e, em especial, a competências vinculadas a comportamento crítico e ativo de estratégias e práticas de compras.
Objetivos do curso
- Desenvolver e ampliar a capacidade técnica do profissional de compras, bem como oferecer uma visão moderna dos novos rumos e tendências da gestão de compras, suprimentos e produtos, através de conceitos, abordagens e processos decisórios direcionados a oferecer uma postura gerencial estratégica.
- Capacitação Gerencial: entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à relação entre negócios e mercados, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de operação e gestão de compras e compreensão de contextos mercadológicos e postura crítica e iniciativa em relação a propostas, planejamento, estratégias, planos de ação e controle de programas e práticas de compras;
- Aperfeiçoamento Profissional: entendimento estruturado e conceitual de processos de gestão, perspectiva analítica de dados e informações, como base para análise e decisões e visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão sobre movimentos de organizações, negócios e indivíduos;
- Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e empresas, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal (networking) pela troca de experiências e trabalho compartilhado com outros profissionais em desenvolvimento;
- Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações, em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação em negócios diretamente relacionados à percepção, comportamento e ação de consumidores finais
Metodologia
O processo de ensino-aprendizado do MBA em Gestão de Compras compreende os seguintes recursos:
- Aulas expositivas para fundamentação teórica, com debate sobre os conceitos e discussão de exemplos;
- Apresentação e discussão de casos brasileiros e internacionais de reconhecido sucesso;
- Realização de exercícios em sala de aula para fixação de conceitos;
- Método do caso, aplicados em grupos ou individualmente.
Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
O curso é ministrado em módulos semestrais, com a oferta de 18 disciplinas.
- Análise de cenários econômicos - 20h
- Gerenciamento de projetos - 20h
- Metodologia científica - 20h
- Gestão de fornecedores - 20h
- Strategic sourcing - 20h
- Spend & Process Analysis - 20h
- Gestão de aquisições e contratações - 20h
- Gestão de suprimentos e estoque - 20h
- Gestão de serviços e infraestrutura em compras - 20h
- Logística ambiental - 20h
- Planejamento estratégico aplicado à gestão de compras - 20h
- Gestão de compras internacionais - 20h
Aulas em EAD
- Ética e Sustentabilidade - 20h
- Finanças Corporativas - 20h
- Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento - 20h
- Gestão Estratégica - 20h
- Marketing estratégico - 20h
- Negociação e Administração de Conflitos - 20h
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:
a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 4239-3200