Pós-graduação em MBA em Gestão da Transformação Digital e Inovação
Online/Ao Vivo
18/08/2025 - (data prevista para início do curso)segundas e quartas-feiras das 19h20 às 22h40
Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Dias e Horários: segundas e quartas-feiras, das 19h20 às 22h40, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais de Marketing e/ou Planejamento Estratégico, atuantes em organizações de quaisquer portes ou finalidades, em especial organizações que estejam passando por um processo de transformação digital, cujo uso da TI é um ferramental de diferenciação competitiva aos negócios.
Consultores e profissionais da área de Tecnologia da Informação que exerçam ou almejem exercer cargos de gestores, coordenadores, arquitetos de TI ou arquitetos empresariais, no papel de liderança e/ou implementadores das soluções para a transformação digital dos negócios.
Graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e em cursos superiores em Tecnologia ou das áreas de Ciências Exatas, entre outros.
Graduados em Administração de Empresas, Marketing ou cursos afins, com alta afinidade com desenvolvimento, implantação e uso de soluções e práticas de Tecnologias da Informação como meio de transformação dos negócios.
Apresentação
Cada vez mais as novas tecnologias têm impulsionado soluções que se encontram ao alcance das mãos, em dispositivos pessoais, equipamentos ditos inteligentes e com um poder computacional sempre crescente. Esse fenômeno de digitalização – ou num âmbito mais profundo – de digitalização dos negócios, ao mesmo tempo fez surgir novas oportunidades de negócios, serviços e produtos, bem como ruiu estruturas e modelos de negócios mais tradicionais que não souberam evoluir e adaptarem-se aos novos tempos e novas gerações de consumidores cada vez mais conectados a todo momento.
Para isso as organizações dos mais diversos setores econômicos têm buscado se posicionar em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Telecomunicações além de meras ferramentas internas de Gestão dos Processos do Negócio, como um de seus principais diferenciadores rumo a essa transformação digital dos seus canais de comercialização e acesso junto a seus clientes e consumidores finais. Neste sentido cabe não apenas aos profissionais de TI, como aos profissionais da linha de frente do planejamento estratégico e marketing destas organizações, estabelecerem e impulsionarem a jornada de transformação digital. Urge capacitar profissionais que tenham essa visão transversal que englobe tanto as Tecnologias da Informação como novos modelos de gestão ágil e enxuta, que habilitem a inovação como instrumento de criação de valor em torno de produtos e serviços centrados na jornada do cliente.
Visando a formação deste especialista eclético, com as atribuições de um Gestor de Transformação ou Arquiteto Empresarial, que esteja habilitado a traçar e executar planos de transformações de negócios, a partir da adoção de novas tecnologias digitais, avaliar e recomendar soluções, estratégias e ações de transformação e inovação por intermédio de modelos de gestão ágil, este curso de MBA se propõe a preparar e instrumentalizar as habilidades, conhecimentos e práticas a esse profissional. Esta é a vocação do programa de MBA em Gestão de Transformação Digital e Inovação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Objetivos do curso
- O curso pretende qualificar os profissionais da área, aperfeiçoando e integrando os conhecimentos teóricos com a prática.
- Entender os impactos do negócio impulsionados pelas novas soluções de TI, no intuito de liderar as iniciativas de transformação digital nas empresas;
- Aplicar métodos de inovação, design thinking e gestão ágil de projetos, para a ideação, co-criação, desenvolvimento e evolução de produtos e serviços disruptivos, centrados na visão do cliente;
- Capacitar os profissionais responsáveis pela Transformação Digital e Inovação a compreender e gerenciar os riscos, impactos e resultados derivados da adoção dos novos modelos de gestão e das novas tecnologias da informação e comunicações.
Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
A matriz curricular apresenta 18 disciplinas, com 20 horas cada, totalizando 360 horas de curso.
O núcleo comum é composto pelas disciplinas:
- Finanças Corporativas
- Marketing Estratégico
- Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento
- Negociação e Administração de Conflitos
- Ética e Sustentabilidade
- Gestão Estratégica
- Metodologia e Didática do Ensino Superior
O núcleo específico compreende onze disciplinas dedicadas ao aprofundamento de estudos específicos na área da especialização:
- Arquitetura Empresarial e Planejamento da Transformação Digital
- Cibersegurança, Compliance e Legislações no mundo Digital
- Ecossistemas para Inovação e Empreendedorismo
- Gestão Ágil com Scrum e SAFe
- Gestão da Infraestrutura, Comunicações e Operações de TI
- Gestão do Supply Chain em Empresas Digitais
- Ideação de Produtos com Design Thinking
- Inovação, Gamificação e Gestão do Engajamento
- Marketing Digital e Omnichannel
- Modelos Transformadores para Gestão 4.0
- Tecnologias Habilitadoras da Transformação Digital
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:
a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 4239-3200