MBA em Comunicação Para o Setor Público

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Pós-graduação em MBA em Comunicação Para o Setor Público

Online/Ao Vivo

16/08/2025 - (data prevista para início do curso)
sábados quinzenais das 08h às 17h30
INSCREVA-SE

Carga horária: 480 horas
Duração: 24 meses
Dias e Horários: sábados das 8h às 17h30 quinzenalmente, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais com formação superior, com atuação no setor de Comunicação do Setor Público, ocupando posições de liderança ou com a perspectiva de acesso a essas posições.

Apresentação
O novo contexto na área de Comunicação, com o advento da Internet e das redes sociais, emergindo e multiplicando-se como espaços adicionais de oportunidades e ameaças, incorporam-se cada vez com maior importância à dinâmica das Instituições.

Nesse novo cenário, integrado com uma sociedade em transformação que exige cada vez mais Transparência, a Comunicação exerce papel decisivo na Gestão Pública, por sua natureza transformadora por percepções e atitudes.

Objetivos do curso
O Curso de MBA em Comunicação para o Setor Público foi especialmente planejado para atender às necessidades dos profissionais que atuam em comunicação no Setor Público, contemplando modernas técnicas de gestão, inovação e capacitação de líderes.
Tem por objetivo capacitar especialistas para melhorar o desempenho das equipes de Comunicação na área governamental, utilizando ferramentas de marketing, comunicação e gestão para satisfazer a necessidade dos envolvidos nesse processo.

  • Capacitação Gerencial: a partir da vivência de profissionais altamente experimentados no mercado o curso proporciona o entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à Comunicação na Área Pública, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de reconhecimento e compreensão de contextos e postura crítica e iniciativa em relação a processos decisórios na área de Comunicação;
  • Aperfeiçoamento Profissional: domínio conceitual de processos de gestão dos processos comunicacionais, perspectiva analítica de dados e informações, visão sistêmica de objetivos - estratégias - práticas - resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão;
  • Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e instituições, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal e corporativa;
  • Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação na área objeto deste programa;
  • Progresso Social: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.

Metodologia
O processo de ensino-aprendizado do MBA em Comunicação para o Setor Público compreende os seguintes recursos:

  • Aulas expositivas dialogadas; 
  • Aplicação de dinâmicas em sala de aula para fixação dos conceitos aplicados; 
  • Reflexão teórico-prática de situações de mercado; 
  • Aplicação de trabalhos para reforçar o aprendizado.

Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

  • Gestão de Crise na Comunicação Pública – 20h;
  • Comunicação Digital para Órgãos Públicos – 20h;
  • Produção de Conteúdo na Administração Pública – 20h;
  • Campanhas Institucionais- 20h;
  • Assessoria Imprensa de Instituições Públicas (EAD) – 20h;
  • Comunicação Pública como Instrumento de Gestão – 20h;
  • Business Inteligence – 20h;
  • Marketing Estratégico no Setor Público (EAD) – 20h;
  • Sistemas Políticos e Eleitorais (EAD) – 20h;
  • Organização e Princípios do Direito Administrativo (EAD) – 20h;
  • O papel dos Órgãos de Controle Interno e Externo na Administração Pública – 20h;
  • Governo eletrônico, Novas Mídias e Redes Sociais – 20h;
  • Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público – 20h;
  • Comunicação, Cidadania, Ética e Responsabilidade social – 20h;
  • Técnicas de Negociação e Administração de Conflitos – 20h;
  • Aspectos Estéticos e Organizacionais da Comunicação: Eventos e Cerimonial - 20h;
  • Pesquisas no Setor Público – 20h;
  • Metodologia da Pesquisa (EAD) – 20h;
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 120h.

 


 

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:

a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.


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