MBA em Business Analytics e Ciência de Dados

  • Imagem do curso MBA em Business Analytics e Ciência de Dados

Pós-graduação em MBA em Business Analytics e Ciência de Dados

Online/Ao Vivo

18/08/2025 - (data prevista para início do curso)
segundas e quartas-feiras das 19h20 às 22h40
INSCREVA-SE

Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Dias e Horários: segundas e quartas-feiras, das 19h20 às 22h40, regime híbrido (aulas presenciais transmitidas pelo Google Meet).
A quem se destina: profissionais de Marketing e/ou Planejamento Estratégico, atuantes em organizações de quaisquer portes ou finalidades, em especial, organizações que estejam passando por um processo de transformação digital, cujo uso da TI é um ferramental de diferenciação competitiva aos negócios.

Consultores e profissionais da área de Matemática, Estatística e/ou Tecnologia da Informação que exerçam cargos de gestores, coordenadores ou analistas de Business Intelligence e/ou Business Analytics, como a área de suporte à tomada de decisões em suas empresas.

Graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Matemática e em cursos superiores em Tecnologia ou das áreas de Ciências Exatas, entre outros.

Graduados em Economia, Administração de Empresas ou cursos afins, com sólida base em estatística que atuem com as Tecnologias da Informação e como meio de realização de resultados das empresas ou como finalidade de negócios.

Apresentação
Há algum tempo as organizações dos mais diversos setores econômicos têm se posicionado em relação ao uso das Tecnologias da Informação não apenas como ferramenta intrna de Gestão dos Processos do negócio, mas como um de seus principais diferenciadores rumo a uma transformação digital de seus canais de comercialização e acesso a produtos e serviços junto a seus clientes e consumidores finais. Cabe não só aos profissionais de TI, como também aos profissionais da linha de frente do planejamento estratégico e marketing dessas organizações estabelecerem e impulsionarem essa transformação digital.

Isso somente é possível por intermédio de ações de Inteligência Analítica para o que o mercado convencionou denominar de organizações “Data Driven”, em que os dados, as informações e o conhecimento gerados pelos mais diversos mecanismos de análise, geração de insights e tomadas de decisões sejam utilizados de forma correta, rápida e baseada em crítérios científicos e técnicos.

Neste sentido, gerou-se a necessidade de um perfil profissional extremamente especializado e eclético, conhecedor tanto de ferramentas de Tecnologias de Informação, como de visão de negócios, com senso analítico e profunda base de conhecimento em estatística e métodos de análise de dados, aplicando técnicas e ferrramentas de Inteligência Artificial para a construção de algoritmos e modelos matemáticos que permitam explorar cenários e efetuar predições e prescrições sobre estes cenários.

Visando a formação deste especialista, com as atribuições de um Cientista de Dados que esteja habilitado a avaliar e recomendar soluções, estratégias e ações por intermédio de soluções de Business Analytics, capaz de analisar problemas empresariais e utilizar técnicas neste atual cenário caracterizado pela complexidade, diversidade e alto volume de dados digitais, este curso de MBA se propõe a preparar e instrumentalizar tais habilidades e práticas pela discussão e aplicabilidade dos fundamentos, ferramentas e técnicas de análise. Esta é a vocação do programa de MBA em Business Analytics e Ciência de Dados da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Objetivos do curso

  • Identificar e usar critérios técnicos para a proposição de projetos e soluções de inteligência de negócio a partir da adoção de ferramentas de Business Analytics, a fim de permitir a implementação das soluções de Tecnologia da Informação que alcancem os objetivos da organização;
  • Capacitar os profissionais responsáveis por coordenar os trabalhos de análise de dados no papel de um Cientista de Dados, com a utilização dos modelos e métodos para análise apropriados;
  • Entender os impactos do negócio impulsionados pela TI para a análise preditiva e prescritiva sobre os produtos e serviços das empresas, sendo capaz de influenciar as decisões estratégicas, através do uso eficaz das soluções de TI para estas finalidades

Sistema de avaliação
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

A matriz curricular apresenta 18 disciplinas, com 20 horas cada, totalizando 360 horas de curso.
O núcleo comum é composto pelas disciplinas:

  • Finanças Corporativas
  • Marketing Estratégico
  • Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento
  • Ética e Sustentabilidade
  • Gestão Estratégica
  • Metodologia e Didática do Ensino Superior

O núcleo específico compreende onze disciplinas dedicadas ao aprofundamento de estudos específicos na área da especialização:

  • Arquitetura da Informação e Modelagem de Dados
  • Arquiteturas de Dados para Big Data
  • Fundamentos Estatísticos e Matemáticos para Análise de Dados
  • Gestão e Governança de Dados
  • IA, Machine Learning e Deep Learning
  • Inteligência Competitiva e Decisões Empresariais
  • Linguagem de Programação Estatística
  • Linguagens para Tratamento de Dados Massivos
  • Modelos para Análise Exploratória
  • Processos para Tratamento de Dados Analíticos
  • Tecnologias para Big Data

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição
2. Entrevista com a Coordenação de Curso
3. Entrega da seguinte documentação:

a) histórico escolar de Graduação ou demais Cursos Superiores;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida nos termos da Lei;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.


Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 4239-3200

(11) 2714-5699