Pós-graduação em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem - Avaliação e Organização de Planos de Atendimento
SAO CAETANO DO SUL
CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
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SAO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA05/04/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
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Curso visa oferecer o reconhecimento sobre suas causas, possibilidade de avaliação para detectar e organizar planos de apoio às pessoas que apresentam dificuldades e distúrbios de aprendizagem no Ensino fundamental 1.
Objetivos do curso
• Reconhecer as causas das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem e como superar ou amenizá-las.
• Favorecer o conhecimento e práticas para detectar as dificuldades e transtornos de aprendizagens nos estudantes que estão cursando o ensino fundamental 1.
• Preparar o profissional, através de fundamentos e da efetiva prática no ambiente escolar, de forma a integrar alunos com limitações ou diferenças observadas na aprendizagem.
• Abordar as práticas pedagógicas junto às classes comuns como intervenções pontuais frente às dificuldades de aprendizagem, temporárias ou permanentes, que podem ser manifestas ao longo do processo educacional.
• Selecionar e aplicar os principais instrumentos de avaliação e testes diagnósticos para a detecção de dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
• Identificar o aluno com dificuldades em diferentes áreas de aprendizagem (leitura, escrita e linguagem oral), assim como criar, desenvolver e avaliar programas específicos de intervenção.
A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins.
Carga Horária: 400h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).
Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00
Matriz curricular
- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação
- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem , Características das Dificuldades de Aprendizagem, Diferença entre Transtorno, Distúrbio e Dificuldade de Aprendizagem, Funções executivas e cognitivas, Relação entre Dificuldades de Aprendizagem e as Inteligências
Processos e Dificuldades na Aprendizagem da leitura e escrita. Teorias e Modelos das Dificuldades de Aprendizagem, Processo de aquisição da linguagem, A relação entre a escola, a aprendizagem e a família
Transtorno do Neurodesenvolvimento , Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - Elementos e Intervenção
TGD e Implicações para a Aprendizagem, TGD e Potencialização da Aprendizagem
O que são os Transtornos de Aprendizagem – discalculia, dislexia, disgrafia e disortografia , Distúrbios da aprendizagem, Características dos distúrbios de aprendizagem, Processo de inclusão e os distúrbios de aprendizagem, Transtornos e distúrbios relacionados à aprendizagem
- Práticas pedagógicas e intervenções pontuais e Neurociênca e Educação
As concepções da organização escolar , O aluno protagonista , O professor mediador , Aprendizagens Colaborativa e Cooperativa
A Intervenção Pedagógica no Processo de Aprendizagem , Ferramentas para intervenção educacional ,Tecnologias aplicadas à intervenção educacional. Potência das perguntas na aprendizagem, A Aprendizagem e o Ensino das Estratégias
Como nasce e se desenvolve a consciência? Habilidades Cognitivas na Infância, Neurociência e Transtorno de Conduta, Neurociência, Linguagem e Infância Neurociência, Percepção e Infância
Fundamentos da Educação ,Importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil., Implementação de atividades relacionadas às competências, socioemocionais no ambiente escolar, Importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil, Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.
- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.